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Social Commerce: O que é e como usar esta estratégia

As redes sociais são um canal de comunicação muito eficiente para negócios que desejam aumentar sua presença online e ter um contato mais aproximado com seus clientes. Além disso, vem se tornando um canal completo de compras já que é possível pesquisar, encontrar lojas, tirar dúvidas, buscar opiniões de outras pessoas.

Dessa forma, o Social Commerce vem ganhando espeça na estratégia de muitas marcas. Uma estratégia de marketing poderosa para alavancar o número de vendas da sua loja.

Neste artigo, vamos falar o que é o Social Commerce e como usar esta estratégia em seu negócio. Boa leitura!

O que é Social Commerce?

Compras online vem fazendo parte do cotidiano de muitos consumidores, segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, o hábito de fazer compras online continua em grande crescimento, 86% das pessoas afirmam que têm esse hábito. Destas pessoas 76% afirmam utilizar as redes sociais para pesquisar produtos ou fazer compras.

O social Commerce é um tipo de comércio eletrônico que faz o uso de funções das redes sociais para agregar valor, integrar operação e fidelizar usuários, vendendo produtos e/ou serviços nas redes sociais para promover uma marca e impulsionar suas vendas. Basicamente é uma integração entre o e-commerce e as redes sociais de uma marca com o objetivo de transformar esses canais em verdadeiras vitrines.

A ideia é criar um canal onde as pessoas possam interagir com a loja e compartilhar suas opiniões, avaliações e experiências com a empresa, relacionamento com a marca, além de fazer compras diretamente dessas redes sociais.

As plataformas mais utilizadas para pesquisa de produtos e compras, segundo pesquisa da Opinion Box, são:

  • Shopping do Google (53%)
  • Instagram (50%)
  • Facebook (43%)
  • WhatsApp (42%)
  • Twitter (6%)
  • Pinterest (5%)

Quais as vantagens de utilizar o Social Commerce em sua estratégia?

As redes sociais influenciam e muito nas decisões de compra, os consumidores utilizam diversos canais para buscar informações sobre marcas, encontrar opiniões de outros clientes, modo de uso de produtos, entre diversas outras informações necessárias antes de adquirir um produto ou serviço.

Por ser um canal que mescla todas essas necessidades, as compras realizadas nas redes sociais cresceram de 22% para 34% em 2020, segundo estudo NuvemCommerce. Dessa forma, conseguimos ver que é uma tendência cada vez mais popular entre os consumidores e traz muitas vantagens para o e-commerce de uma marca. São elas:

  • Possibilidade de gerar autoridade e confiança para os consumidores por meio da Prova Social;
  • Torna a marca mais humana, uma vez que as redes sociais promovem a interação entre marca e clientes;
  • Um espaço aberto para o cliente dar e ter acesso a opiniões, avaliações promovendo a credibilidade da sua marca;
  • Serve como um canal para aquisição de novos clientes, já que as redes sociais possuem mais ou menos 3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Além disso, esses usuários passam em média 3h30 diariamente.

A soma destas vantagens, consequentemente contribuem para o aumento das vendas e expansão da visibilidade do seu e-commerce.

Como começar a usar o Social Commerce?

Agora que você já sabe o que é o Social Commerce e as vantagens para sue e-commerce, é hora de entender como colocar essa estratégia em prática.

Produza conteúdos para redes sociais

Esteja presente nas redes sociais certas e a partir daí, escolha o tipo de conteúdo que será produzido, que irá atender às principais necessidades dos consumidores, além de educá-los sobre seus produtos. Aqui, vale a pena investir tempo em um benchmark dos concorrentes ou marcas que fazem um ótimo trabalho nas redes sociais.

Promova interação com as pessoas

Para que sua estratégia de social commerce dê certo, incentive a interação e o engajamento da sua audiência nas redes sociais. Inicie conversas, busque conhecê-los e valorize suas opiniões.

Faça isso através de enquetes, posts de interação e até mesmo compartilhando e comentando posts dos seus clientes que marcam sua loja. Lembre-se de responder todas as mensagens recebidas com uma linguagem acessível e empática.

Incentive a avaliação dos clientes

Um comportamento muito comum entre os consumidores, é busca por reviews e depoimentos de pessoas que já adquiriram o produto, para ajudar na tomada de decisão.

Dessa forma as provas sociais são fundamentais para deixar o consumidor mais tranquilo em fechar uma venda. Por isso, incentive a avaliação dos clientes, tanto o produto quanto a experiência de compra oferecida por sua loja.

Integre seu e-commerce com às redes sociais

Facilite o processo de compra nas suas redes sociais. Atualmente canais como o Instagram, Facebook, WhatsApp e Pinterest já possuem uma forma de integrar as fotos do seu feed com os produtos da sua loja, como se fosse uma vitrine da loja.

Assim o consumidor consegue visualizar os produtos oferecidos e são direcionados para as páginas de produto desses itens no seu e-commerce, sem grandes empecilhos, saiba como funciona o comportamento de compra do seu publico-alvo. 

Monitore a reputação de marca

Não adianta ter um canal que promova a interação com o usuário se sua marca não acompanha o que as pessoas estão falando sobre a sua loja. A reputação de marca pode ser prejudicada com críticas, depoimentos negativos ou reclamações, ainda mais se sua marca não respondê-las e ajudar o cliente a resolver seu problema.

Existem ferramentas que podem ajudar no monitoramento que acompanham todas as menções à sua empresa feitas nas mídias sociais e em sites de avaliação, como o Reclame aqui.

Sempre que se deparar com uma reclamação, trate com cuidado, buscando valorizar o relacionamento com o cliente e resolver com eficiência e agilidade a situação. Se possível tente reverter a situação.


Agora você já sabe como as redes sociais são uma parte importante na jornada de compra do seu cliente e poderá utilizar esses canais para aumentar a autoridade da sua marca e vender mais.

Gostou de conhecer sobre o social commerce? Leia mais sobre o assunto em nosso post sobre “Como usar o instagram como ferramenta para seu negócio?”

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