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Afinal, como funciona o comportamento de compra na internet?

Atualmente, o comportamento de compra na internet é muito específico. Ele precisa ser entendido para que as ações sejam direcionadas da forma correta. Para se ter uma ideia, entre os usuários de smartphones, 96% pesquisam online antes de comprar em uma loja física. Mas não pise na bola! Caso gere uma experiência ruim no mobile, 40% das pessoas não retornarão à loja virtual.

Além disso, há vários fatores de tomada de ação. Se houver resenhas de outros compradores, o público se sente 63% mais à vontade para fechar negócio. Contudo, se as opiniões forem negativas, 80% voltarão atrás em sua decisão.

Somente ao conhecer o público a fundo será possível oferecer exatamente o que as pessoas esperam. Por isso, veja neste post algumas dicas para entender como funciona o comportamento de compra na internet.

Faça Pesquisas De Mercado

Quando você deseja saber algo sobre alguém, o meio mais prático de fazer isso é por meio de perguntas, certo? Para entender o comportamento de compra na internet, não é muito diferente.

Por meio das pesquisas de mercado é possível perguntar diretamente aos clientes o que eles esperam ou desejam. Com questionários consistentes, dá para entender como é a percepção da sua marca, como ocorre o processo de tomada de decisão e quais são os fatores predominantes.

Para que esse recurso dê certo, é fundamental planejar as perguntas muito bem. Fuja das questões que têm apenas “sim” ou “não” como respostas. Procure se aprofundar qualitativamente para conseguir ter uma visão mais ampla.

Questione-Se Sobre O Perfil Do Público-Alvo

As respostas de uma pesquisa de mercado são úteis, mas é preciso ir além para entender o cliente de um jeito otimizado. Por isso, se prepare para mergulhar fundo na mente e nas decisões que o seu consumidor toma.

A melhor maneira de fazer isso é por meio das perguntas certas. Esse é o momento perfeito para questionar pontos como:

  • qual é a informação que o seu cliente busca na internet antes da compra;
  • quem ou o que influencia as decisões dele;
  • como ele procura e adquire um produto;
  • quais produtos e serviços ele procura e adquire;
  • com qual frequência ele realiza compras;
  • quais são as suas dores, dúvidas ou motivações para fazer uma aquisição;
  • quais são as verdadeiras necessidades do cliente.

A intenção é ter uma visão completa do que faz com que o consumidor decida que, enfim, chegou o momento de fazer a compra. Os dados podem ajudar, mas a sua experiência com o público também conta.

Faça Testes A/B

Vender pela internet tem a grande vantagem de que quase tudo é mensurável. Com isso, qualquer modificação já vai gerar um impacto. Para melhorar ainda mais, que tal você mesmo fazer mudanças controladas?

Basicamente, essa é a premissa de um teste A/B. Nele, você manterá as condições e mudará apenas uma variável. Pode ser o caso de alterar a cor da fonte da página do produto, trocar a posição do botão de venda ou até aumentar o tamanho da foto.

Ao analisar uma mudança de cada vez, você saberá o que tem impacto com o mercado e, assim, fica simples descobrir novos pontos sobre o comportamento de compra na internet.

Realize Uma Boa Análise De Métricas

As métricas são fundamentais para qualquer atuação, especialmente online. Com a avaliação de resultados, dá para ter uma visão bem completa sobre o seu público-alvo.

Algumas análises relevantes incluem:

  • página de entrada para o site;
  • tempo gasto da visita do cliente;
  • produtos visualizados;
  • taxa de abandono de carrinho;
  • página de saída e assim por diante.

Com bons plugins em seu endereço, só não dá para mapear o pensamento do seu cliente, mas dá para chegar bem perto! Se, a tudo isso, estiver associado o uso de um sistema de CRM ou de Business Intelligence (BI), será ainda mais fácil encontrar padrões de comportamento e características importantes.

Ao agir dessa forma, você terá maior compreensão sobre o comportamento de compra na internet. A partir daí, é só utilizar as informações a favor do seu negócio e colher os resultados.

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