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Saiba como levar seu negócio do Off para ON em tempo recorde

Pode parecer difícil para quem sempre trabalhou no comércio off-line, começar uma operação de vendas online. Afinal de contas, as dinâmicas adotadas para cada modelo de negócio é diferente e isso pode parecer um pouco assustador para quem está pensando em levar seu negócio para o digital.

Porém, tomando alguns cuidados e seguindo um planejamento bem traçado, levar seu negócio do Off para On pode ser uma transição tranquila e que renderá crescimento no seu faturamento e sucesso a sua empresa.

Se você já decidiu pela transformação digital do seu negócio, mas ainda estão em dúvida como começar, aqui vão alguns passos importantes para começar sua operação online em tempo recorde.

Plano de negócio

Como todo bom negócio, estabelecer diretrizes a serem seguidas é extremamente importante para realizar começar a sua operação online. 

É preciso definir seus objetivos online e como seu negócio irá funcionar neste novo canal de vendas ou como será o gerenciamento do seu estoque. Pensar na forma como seu processo de venda irá se sustentar e os riscos que seu negócio irá correr, te dará noção de como você poderá lidar com eventualidades e ter um plano de ação para cada uma delas.

Nesta fase, além de organizar suas ideias, é importante realizar pesquisas de concorrentes, entender como funciona o mercado que você atua no online e então traçar suas estratégias de vendas e divulgação.

Lembre-se, planejamento é fundamental para garantir bons resultados ao seu negócio.

Estratégias online

Uma base importante para seu negócio online ter sucesso, é saber fazer sua marca e o que ela oferece, chegar às pessoas certas pelo canal certo. É um pouco diferente do mercado off-line já que em uma estratégia online você não trabalha com barreiras geográficas, mas com perfis e gostos diferentes.

É necessário que você entenda onde seu público está, se você encontra potenciais clientes em redes sociais, nas ferramentas de vendas do google ou através de pesquisa em sites de busca. 

Entender onde seu cliente esta, é essencial para que a divulgação do seu negócio seja efetiva e atinja as pessoas certas.

Implementação

Agora que você já planejou sua operação online e as estratégias de vendas, está na hora de começar a pensar na parte técnica que é como seu negócio estará online e começar a vender. Esta é uma parte importante e a que gera mais dúvida quando se está começando no comércio online, afinal escolher a melhor plataforma, conhecer as melhores práticas de conversão ou até mesmo a escolha do design, podem ser questões que irão influenciar (e muito) no sucesso da sua operação.

Como escolher uma plataforma de E-commerce?

Antes de ir ao Google e pesquisar por “plataforma de ecommerce” e ver uma infinidade de plataformas disponíveis no mercado, sugiro começar por uma pesquisa mais específica e que irá te direcionar a Plataforma que melhor se encaixa nas suas necessidade. Comece pesquisando seus concorrentes, visitando suas lojas e identificando qual plataforma cada um usa (é possível obter essa informação no rodapé das lojas concorrentes).

Feito isso, visite o site das plataformas e faça pesquisas na internet procurando avaliações de clientes, as reclamações mais comuns e faça uma lista de prós e contras da plataforma.

Além da pesquisa, é necessário ter em vista as necessidades do seu negócio e o investimento que você pode fazer. No mercado existem plataformas que oferecem ótimas funcionalidades mas que podem não ser úteis ou baratas para quem está iniciando no mercado online e outras que são excelentes para iniciar seu e-commerce pelo custo benefício.

Conheça as boas práticas do e-commerce

Erros são comuns em lojas virtuais principalmente no caso de quem está iniciando, por isso conhecer as boas práticas do e-commerce é essencial para que seu investimento inicial e a transformação digital do seu negócio não sejam frustrados. Alguns pontos para se atentar são:

  • Utilizar imagens de alta qualidade: As imagens serão o primeiro contato que o cliente terá com o produto. Fornece imagens de alta qualidade não só deixa sua loja mais profissional mas também mostra detalhes importantes do produto e influencia diretamente na intenção de compra do seu cliente.
  • Focar na experiência do usuário: Dê praticidade na compra, facilite a busca de produtos dentro do seu site, ofereça formas de pagamento vantajosas e não se esqueça de garantir a segurança do seu cliente.
  • Crie um processo de logística otimizado: Leve em consideração o estoque da sua loja, prazos de entrega, rastreamento e logística reversa para criar um processo satisfatório. A logística é fator fundamental para seu cliente realizar um compra e escolher sua marca para novas transações futuras.
  • Leve o design em consideração: Seu site é onde ocorre o primeiro contato do seu cliente com sua empresa. Dessa forma é importante causar uma boa impressão. Ao entrar em uma loja e o cliente se deparar com um layout desorganizado e confuso, provavelmente não se sentirá à vontade para realizar compras.

Criar um site que demonstra toda a sua identidade visual, que permita que seu cliente navegue com facilidade, encontre os produtos de interesse em poucos clientes é tão importante quanto arrumar sua loja física antes de abrir todos os dias.

Como abrir sua loja em tempo recorde?

Se você está com pressa e quer abrir o seu negócio online em pouco tempo, existem formas de diminuir o tempo de implementação da parte técnica por exemplo.

Adquirindo um Template personalizado, é possível garantir que sua loja siga as boas práticas do e-commerce, oferecendo uma jornada de compra correta e ainda tenha a estrutura ideal ao segmento que sua marca atua.

Outro ponto positivo de adquirir um template pronto é o tempo de implementação reduzido e o custo benefício atrativo para quem está iniciando. 

Em apenas 5 dias é possível ter uma loja completa e iniciar a sua operação online em tempo recorde.

Espero que este artigo ajude você a transformar seu negócio em digital. E se você ficou interessado em adquirir templates, acesse aqui e entre em contato com nosso time.

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