Mostrar barra lateral
Será que vale a pena escolher a plataforma Shopify?

O mercado do e-commerce tem se demonstrado muito promissor no Brasil. Na contramão das instabilidades econômicas que o comércio vem sofrendo nos últimos anos, as lojas virtuais tiveram crescimento de 12% em 2017. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que em 2018 cresça 15%.

Isso significa que ter uma loja virtual é uma oportunidade de empreendimento que pode dar muito certo. Mas, para conseguir pegar carona no êxito das vitrines virtuais, você precisará fazer uma boa administração e tomar alguns cuidados essenciais, como a escolha da plataforma ideal, ferramentas de gestão e estratégias de negócio.

O principal cuidado seria na escolha da estrutura do seu site de compras. Pensando nisso, fizemos este artigo onde vamos comparar e mostrar as vantagens de escolher a plataforma Shopify.

Quer aprender mais sobre ela e saber como começar o seu negócio com o pé direito? Então venha conosco!

O que é plataforma Shopify?

É um sistema autônomo para a criação de uma loja virtual. Pode ser administrada por iniciantes e é bem vista no mercado de e-commerce pela sua capacidade de integração e customização.

Demais plataformas

Outras plataformas também são bastante usadas para vender pela internet. Um bom exemplo é a WordPress, uma das mais conhecidas. Não somente para e-commerces, a plataforma é bastante usada para blogs e quaisquer outros tipos de sites.

No entanto, apesar de popular, ela não foi desenvolvida exclusivamente para lojas virtuais, como a Shopify. Para que esta funcionalidade seja habilitada, é necessário instalar o aplicativo WooComerce, que acrescentará ao seu site as funcionalidades para a gestão da exibição dos produtos na loja.

O WordPress tem variedade de temas, apesar de, certamente, você precisar contar com um programador experiente para a customização, além das opções oferecidas pelo painel de adaptação. Isso porque os layouts disponíveis podem ter algumas limitações para a melhor disposição da sua vitrine, se você comercializa muitos produtos, por exemplo.

Já outras plataformas desenvolvidas diretamente para e-commerces, como a Boxloja e a Loja Integrada possui layouts adequados, mas com certas limitações como a menor variedade de temas disponíveis, de integrações e funcionalidades.

Por que usar a plataforma Shopify?

Como prometemos no início deste artigo, vamos falar sobre as vantagens de escolher a plataforma Shopify. Então, relacionamos algumas que a colocam à frente das demais. Veja quais são elas.

Simples de usar

A plataforma Shopify tem um painel simples, que permite que até iniciantes façam as configurações básicas para colocarem a loja no ar.

Além disso, por ser uma plataforma autônoma, ou seja, não estar integrada a outra, não requer instalação de recursos adicionais, essenciais para seu funcionamento. Basta fazer um cadastro com login e começar a administrar o estoque, as vendas e a exibição dos produtos no site.

Variedade de temas

Sabemos que o WordPress tem uma grande variedade de temas e que o código é aberto, possibilitando a customização. No entanto, a plataforma Shopify tem vários temas pensados exclusivamente nas necessidades do e-commerce.

Por esse motivo, é mais fácil optar por um layout adequado, que comporte bem a sua vitrine, com boa usabilidade e navegação e que seja a cara do seu negócio. Tudo isso vai contribuir para que sua loja tenha melhor desempenho nas vendas.

Boas funcionalidades

Quando dizemos que a plataforma Shopify é completa, queremos falar que ela possui uma variedade de funcionalidades. Podemos citar, primeiramente, a possibilidade de gerenciar pedidos e responder a clientes pelo seu celular iOS ou Android.

Outras funcionalidades também precisam ser destacadas, como os recursos principais, que tornam o seu site eficiente para marketing digital. Então, você poderá criar com facilidade landing pages para campanhas estratégicas de e-mail, redes sociais ou Adwords.

Além disso, tem código amigável para que o seu site tenha bom desempenho no Search Engine Optimization (SEO). Outros recursos, como o monitoramento de conteúdo duplicado e demais ferramentas também ajudam a gerenciar o seu bom posicionamento nas páginas do Google.

Também podemos citar a robusta base de dados que é gerada pelo Shopify, que permite trabalhar ainda melhor com os seus clientes e uma boa integração com e-mail marketing, redes sociais e blog para o site.

Personalização

Além de toda a variedade de layouts prontos e gratuitos, você poderá optar por adquirir um totalmente personalizado. Sendo assim, ampliam-se as possibilidades de você alcançar o modelo ideal para o seu negócio.

Suporte

Além do fórum da comunidade do Shopify e a possibilidade de contatar por e-mail, você também poderá acionar a equipe de suporte pelo telefone. Esse apoio é composto por engenheiros que prestam o suporte e oferecem dicas para o melhor aproveitamento da plataforma.

Integração

O seu site poderá ser integrado com o MailChimp, uma das maiores ferramentas de e-mail e automação de marketing do mundo. Mas, a plataforma Shopify permite a integramos com outros diversos aplicativos que ampliam as funcionalidades.

  • Privy e Smule.io, para marketing;
  • Sales Pop, para vendas e promoções;
  • Instagram Shop e Outfy para integração para vendas nas redes sociais;
  • After Ship e Easyship para gestão de envios;
  • Sufio e Quickbooks, para ajudar na contabilidade;
  • Compass e Better Reports para geração de relatórios;
  • Facebook Chat e Easy Contact Form, para relacionamento com o cliente, entre outros.

Como implementar

Como dissemos no início deste artigo, começar a usar o Shopify é muito simples. Basta fazer o login na plataforma e iniciar as configurações. No entanto, por mais que pareça algo extremamente básico, é necessário contar com o apoio de um profissional de programação e de alguém que esteja por dentro das principais tendências do e-commerce e também do marketing digital.

Isso porque essa pessoa o ajudará a escolher e customizar o seu layout e criar um belo design pensando na responsividade, amigabilidade com os robôs de busca e na melhor usabilidade. Então, poderá sempre proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Esses são quesitos fundamentais para a decisão de compra do usuário e, também, para que ele se fidelize à sua loja.

Podemos concluir que, apesar do crescimento contínuo do e-commerce para o comércio, é preciso estar atento às melhores práticas para poder ser competitivo neste imenso mercado. Sendo assim, optar pela plataforma Shopify é o primeiro passo à frente para alavancar o seu e-commerce.

Então, para garantir que a implementação da sua loja virtual seja impecável e que você tenha resultados incríveis, ainda de início, entre em contato conosco! Temos competência para ajudá-lo a conduzir o start da sua loja virtual.

Vale a leitura

Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Toda empresa precisa de um propósito claro. Foi com este pensamento que 2 devs sonhadores deram início a uma empresa,...
Saiba mais
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
A criação de programas de afiliados se fez necessário para empresas em todos os mercados, que estavam em busca de for...
Saiba mais
Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Todos estamos vivendo 2020 e sentindo o quão desafiador este ano está sendo em vários aspectos da vida de um individu...
Saiba mais

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados