Mostrar barra lateral
Recuperar carrinho abandonado: 5 dicas para aumentar a conversão

Seu e-commerce sofre com altos índices de abandono de carrinho? A história é sempre a mesma: o cliente passa longos períodos pesquisando diversos produtos, adiciona ao carrinho, realiza o cadastro, mas, em vez de concluir a compra, sai da página, vai pesquisar outras coisas e acaba deixando a compra para depois. Ou, pior, nem volta!

Essa situação é mais comum do que você imagina, e pode estar prejudicando o sucesso da sua loja virtual. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar 5 dicas para recuperar carrinho abandonado e aumentar a conversão. Confira!

1. Melhore O Processo De Compras

Quando entra em uma loja virtual, o cliente pretende resolver um problema no caso, comprar algo do qual necessita. Para isso, ele precisa ter a certeza de que está em um ambiente seguro, em que pode confiar.

Nesse sentido, uma loja profissional precisa manter dados de contato, como endereço e número de telefone, além de conter ferramenta de chat online e todos os dispositivos de segurança ativos.

Também, para manter o cliente satisfeito, deixe claro que o processo de compras pode ser mais simples e menos burocrático. Divulgue todas as formas de pagamento aceitas, as opções de frete, e informe se o serviço pode ser grátis em alguma situação (como compras acima de determinado valor, por exemplo).

A ideia aqui, assim como nas lojas físicas, é oferecer conforto e praticidade para os compradores. Por isso, mesmo que não seja uma boa opção para coleta de dados, ofereça também alternativas de compra sem cadastro. Isso gera agilidade e rapidez para que o cliente conclua o processo.

2. Crie Processos De Monitoramento

Para entender bem as razões pelas quais os clientes abandonam o carrinho de compras e pensar em soluções, é preciso monitorar todo o comportamento do usuário on-line.

Existem hoje algumas ferramentas capazes de identificar, exatamente, em que ponto o cliente desistiu da compra. A partir desses dados, você pode pensar estratégias para tornar a experiência do usuário mais agradável e evitar que ele desista.

3. Aposte No E-Mail Marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias para recuperar carrinho abandonado. No entanto, para que essa medida funcione, é preciso seguir alguns passos:

  • trate o cliente sempre pelo nome, isso vai contar pontos a seu favor, já que demonstra que você está atento ao caminho do usuário até a compra;
  • apresente conteúdos dinâmicos, ou seja, os itens que foram deixados no carrinho. Se possível, crie um link direto para a finalização das compras;
  • crie uma periodicidade de e-mails e envie o lembrete, pelo menos, três vezes após a tentativa de compra;
  • aposte no senso de urgência do cliente vai se sentir tentado ao ler frases como “essa é sua última oportunidade de ter o produto dos sonhos”, por exemplo.

4. Use O Remarketing

O remarketing é usado para lembrar o cliente da compra que está no carrinho, pois, muitas vezes, ele se esquece da loja em que viu o produto ou, por não se tratar de algo de extrema necessidade, deixa o produto de lado, e ele acaba se perdendo.

Essa estratégia pode ser utilizada pelo e-mail ou por meio de anúncios patrocinados em outros canais na internet, como redes sociais ou pop-ups em sites e blogs diversos.

5. Ofereça Descontos Exclusivos

Por fim, outra forma de recuperar compras abandonadas é oferecer descontos exclusivos para o comprador. Um cupom de desconto ou a oferta de frete grátis são boas chances de convencê-lo a retomar o pedido e finalizar a compra.

Bom, com todas essas dicas, recuperar carrinho abandonado se torna mais simples e, ao mesmo tempo, você fideliza os clientes e garante o sucesso do seu e-commerce! E agora, se gostou deste post, aproveite para saber mais sobre como aumentar a conversão da loja virtual.

Vale a leitura

Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Engana-se quem acredita que a única maneira de se vender na internet é através de um e-commerce. Hoje em dia existem ...
Saiba mais
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Toda empresa precisa de um propósito claro. Foi com este pensamento que 2 devs sonhadores deram início a uma empresa,...
Saiba mais
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
A criação de programas de afiliados se fez necessário para empresas em todos os mercados, que estavam em busca de for...
Saiba mais

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados