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Papo de CEO: A importância de ter KPIs na empresa

Os KPI’s são a melhor maneira de analisar os resultados, pois apresentam através de números e métricas o resultado de cada uma das ações da sua empresa, e se estas estão trazendo o ROI desejado.

Para uma estratégia ser de fato um sucesso, é necessário estar sempre acompanhando a performance das ações da sua empresa. Ter a noção do que já foi feito, o que obteve sucesso e o que não foi tão bem-sucedido assim, todos estes dados precisam estar documentados e serem analisados sempre que uma nova ação for desempenhada.

Uma forma de acompanhar os resultados da sua estratégia, é através dos indicadores chaves de desempenho, ou como é mais conhecido KPI’s (Key Perfomance Indicator) que basicamente são métricas altamente relevantes para mensurar os resultados do seu negócio, além de um ótimo ponto de partida para estratégias e processos de gestão das áreas de uma empresa.

Como escolher KPI’s para seu negócio?

Para escolher bons KPI’s para sua empresa, é preciso entender que cada um deles irá ajudar na tomada de decisões mais inteligentes e assertivas. São eles que irão medir a performance de cada um dos objetivos traçados dentro da sua empresa, por isso precisam ser profundamente ligado a esses objetivos.

Além disso, os indicadores que serão analisados precisam ser cuidadosamente escolhidos, para mostrar a efetividade das ações. Indicadores errados podem dar a impressão de que todas as ações estão indo bem quando, na verdade não estão. Ao escolher um KPI, tenha em mente estas 5 características:

Ser mensurável

Não é possível fazer uma análise precisa se os seus KPI’s não são mensuráveis. É necessário ter a noção de evolução, e os dados mensuráveis do seu negócio serão imprescindíveis para qualificar as tomadas de ação.

Veja as informações certas, onde encontrá-las, quem ficará responsável por medi-las e qual a precisão que terá para mensurar os resultados da sua estratégia.

Ser importante para o negócio

Um bom KPI precisa indicar se as estratégias da sua empresa estão gerando resultados expressivos ou seus objetivos estão sendo alcançados.

Ter relevância

Concentre nos dados que são significantes para seu negócio, tente fugir de métricas de vaidade, aquelas que parecem expressivas, mas que não mostram resultados concretos. Se o seu negócio deseja melhorar o relacionamento com o cliente, por exemplo, foque em métricas de atendimento e NPS.

Faça sempre uma auditoria para avaliar a relevância dos KPI’s, alguns deles perdem o seu valor conforma a estratégia evolui, por isso tente avaliar a cada 4 ou 6 meses a eficiência dos seus KPI’s.

Ajudar na tomada de decisões

Cada um dos resultados medidos em seus KPI’s precisam auxiliar na tomada de decisões inteligentes, como entender quais canais de vendas funcionam melhor para seu público, se sua abordagem nas redes sociais está de acordo com o perfil da sua persona, ou até mesmo quais campanhas fazem sentido para seu negócio.

Ser mensurável periodicamente

Por fim, um KPI precisa ser constantemente medido, para entender o que funciona nas suas estratégias, o que pode ser retirado e substituído e até mesmo alterar processos de acordo com os dados obtidos.

Essas analises periódicas, além ajudar a entender se o ROI das ações é interessante, também serve para motivação das equipes, aplicação de novas estratégias e planejamento para os próximos objetivos do seu negócio.

E-commerces também podem utilizar KPI’s para acompanhar o crescimento da sua operação. Entender se o seu ticket médio está aumentando, ou como está a receita média das transações realizadas do seu site, são só algumas métricas que podem estar ligada a seus objetivos.

Você pode acompanhar as páginas com maior taxa de desistência, os abandonos de carrinhos, o tempo de conclusão do processo de compra, e entender quais ações podem ser tomadas para melhorar as taxas de satisfação do usuário e os resultados da sua empresa. Os KPI’s com certeza irão ajudar.

Se você ainda não faz a gestão de KPI’s do seu e-commerce, talvez nosso “Template para gestão de KPI’s” possa te ajudar. Nele você encontra alguns KPI’s importante para sua operação, marketing, atendimento e logística. Basta baixá-lo e começar a usar!

Leia também, o "Papo de CEO: O que é fazer clientes mais lucrativos?"

Você já realiza a gestão de KPI’s da sua empresa? Como é feito? Deixe nos comentários.

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