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Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?

Todos estamos vivendo 2020 e sentindo o quão desafiador este ano está sendo em vários aspectos da vida de um individuo ou corporação. Falando ao nível empresarial, o cenário atual impossibilita bons resultados em operações, seja você um empreendedor ou parte de uma grande empresa.

O momento é de reflexão, compreensão dos impactos e adaptação do que precisa ser transformado para gerar oportunidades de negócios a sua empresa.

Este, não é um artigo sobre Covid-19 ou a crise que estamos vivendo, mas sobre o rumo que o mercado está seguindo e as expectativas pelas datas comercialmente mais atrativas, como a Black Friday.

Pode parecer cedo para falarmos sobre um evento que irá acontecer somente em novembro, mas para se ter sucesso é preciso planejar com antecedência e saber lidar com as expectativas que o evento oferece e as oportunidades que ele irá construir.

Tenho conversado com pessoas que atuam em cargos estratégicos de grandes players do mercado, e é notável que o uso de promoções para incentivar vendas vem sendo usado para adaptar as estratégias de vendas durante o cenário de crise, onde o consumidor está mais fechado a efetuar compras e precisa de impulsos externos. Podemos ver essa tendência refletindo na Black Friday, que é uma data onde normalmente as ofertas são atrativos de compra. Mas como as marcas que estão usando ofertas constantemente neste ano, irão se destacar no maior evento do varejo?

As expectativas para esta Black Friday é de que exista um alto índice de concorrência de preços, tão elevado quanto nos anos anteriores. Será a oportunidade perfeita para movimentar os estoques da sua marca e também de efetivar os esforços com relacionamento ao cliente durante o ano. Logicamente, para que o evento traga bons resultados, é preciso planejar desde sua estratégia de venda visando o lucro, as promoções e até mesmo os diferenciais que seu negócio pode oferecer ao cliente, como opções multicanais de compra, questões relacionadas a logística, atendimento e claro, garantir a estabilidade da sua loja também.

Buscar alternativas para aumentar a experiência do cliente será essencial, ainda mais se o segmento em que atua conta com um alto índice de concorrência. Por isso, aqui vão algumas dicas para a Black Friday 2020:

Conecte suas lojas físicas ao online

Se você possui operação no comércio físico, deve está lidando com estoques parados nas suas lojas, ou até mesmo estoque de produtos pouco procurados. A alternativa pode ser unificar seus estoques e disponibiliza-lo na loja online. Mas lembre-se, se houver a necessidade de aplicar estratégia de preço, planeje bem como será aplicada para não gerar prejuízo ao seu negócio. A ideia é renovar o estoque e fazer o seu fluxo de caixa funcionar.

Programas de afiliados

Uma forma de engajar o seu time de vendas e aumentar os resultados do seu comércio, é utilizar programas de afiliados, onde as pessoas do seu time irão divulgar seus produtos e receber comissões por cada venda realizada. Essa é uma estratégia de publicidade que está sendo muito usada em grandes varejistas do mercado por promover vendas mais direcionadas ao perfil do cliente e ainda gerar oportunidades de empregos.

Planeje suas margens de lucro 

Entenda as margens de lucro que irão fazer sentido para o seu negócio. Muitas empresas acabam indo na onda da concorrência e aplicando promoções competitivas, mas que não trazem lucro para o negócio. Ter consciência da sua margem de lucro, também te permite fazer promoções dos produtos certos de acordo com sua estratégia. Por exemplo, se sua estratégia se baseia em aumentar o fluxo de clientes, o ideal são promoções de produtos já conhecidos e de boa saída. Se o seu intuito é chamar a atenção de novos clientes, optar por promoções em produtos de alto valor agregado atraia a atenção. 

Não importa qual seja a sua estratégia de promoção, deve estar alinhada as margens de lucro que deseja atingir na Black Friday.

Visão de longo prazo 

O cenário atual, trouxe novas tendências para o mercado, como o crescimento no número de pessoas que realizaram suas primeiras compras em lojas online e continuam vendo o canal com alta conveniência. A Black Friday será uma oportunidade de criar uma base de clientes e fideliza-los no canal digital. Se o seu negócio criar uma rede de fidelização na loja online, com certeza a tendência é de crescimento para seu canal digital.

Portanto, não deixe o cenário atual impactar o seu negócio, saiba adapta-lo utilizando os canais digitais para alavancar suas vendas, e as dicas acima para destacar a sua empresa no mercado durante a Black Friday 2020.

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