Mostrar barra lateral
Quais métricas do Google Analytics você deve sempre acompanhar?

Seja para aparecer na primeira página do Google, seja para aumentar o número de vendas, uma estratégia utilizada pelas grandes empresas é analisar os resultados usando as métricas Google Analytics.

Mesmo que a campanha não tenha mostrado bons resultados, a empresa pode aproveitar a experiência e utilizar a ferramenta para observar quais foram os erros cometidos. O método também pode aperfeiçoar a estratégia de campanhas bem sucedidas para atingir um público ainda maior.

Depois de ler o artigo, você saberá como utilizar as métricas para melhorar os resultados da sua campanha. Mas, antes, é necessário entender a importância de usar a ferramenta!

Saiba o que é Google Analytics

De forma resumida, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento gratuita para mostrar, através de estatísticas, o tráfego gerado em seu site ou loja virtual.

Com o uso de ferramentas analíticas básicas para SEO, você poderá medir o resultado gerado por uma estratégia de marketing.

Entenda a sua importância

Apesar de alguns empreendedores acreditarem que o seu uso não faz diferença na divulgação de um produto, é por meio dela que a empresa saberá quais estratégias foram mais eficientes e que poderão ser aprimoradas para a próxima campanha.

Dessa forma, a empresa saberá, por exemplo:

  • a quantidade de visitas no site;
  • quantas pessoas retornaram à página;
  • por qual canal a pessoa encontrou o seu site;
  • qual estratégia gerou mais acessos ou resultados;

Ao analisar os resultados na plataforma, a empresa passa a entender quais são os canais e estratégias em que deverão investir nas próximas campanhas.

Dito isso, veja abaixo três métricas Google Analytics essenciais para uma estratégia de marketing!

Visitas e visitantes

Para saber a quantidade de pessoas que foram impactadas pela divulgação, a métrica divide os dados da seguinte forma:

visitantes: corresponde ao número de pessoas que visitaram o site, independentemente da quantidade de vezes que fez a visita;

visitas: as visitas, por outro lado, mostra a quantidade de vezes que o site foi acessado.

Para esclarecer, imagine que o visitante acessou o seu site três vezes em um único dia. Por ter sido acessado por uma única pessoa, a ferramenta mostrará um visitante e três visitas.

Com os dados acima, a equipe de marketing poderá criar estratégias para otimizar o fluxo de visitantes para aumentar a conversão enquanto o usuário navega pelo site.

Taxa de rejeição

A métrica mostra a porcentagem de pessoas que acessaram o site, mas logo em seguida o abandonaram. Por esse motivo, não interagiram e nem acessaram algum outro link da página.

A métrica é de extrema relevância, principalmente se for analisada em páginas onde há anúncios de produtos e serviços.

Caso a taxa seja alta, você deve ficar atento e procurar saber o que desagradou o leitor.

Para facilitar a análise, verifique se:

a oferta ou o conteúdo é relevante para o seu público;

as informações apresentadas respondem às objeções do público;

as informações apresentadas não causam confusão no momento de realizar uma ação, como fechar uma compra, por exemplo.

Porcentagem de novas visitas

O resultado mostra a porcentagem de pessoas que visitaram o seu site pela primeira vez dentro de um período determinado.

Mesmo que o valor seja baixo, você deve analisar a situação antes de se preocupar, já que a taxa baixa pode indicar que o seu site consegue reter boa parte dos seguidores, o que é positivo. Assim você saberá que o conteúdo postado gera valor para as pessoas.

Por outro lado, você pode observar que o site não tem atraído novos visitantes, mostrando que a divulgação pode ser melhorada.

Agora se a taxa estiver alta, significa que a página chama a atenção do público, mas as pessoas não fazem questão de voltar ao seu site. Isso mostra que ou o conteúdo não é relevante, ou apresentou algum problema ao abrir a página.

Sabemos o quanto é importante verificar o desempenho de uma nova campanha. Com os números em mãos, a equipe poderá aperfeiçoar as estratégias para atrair um público ainda maior.

Seja para melhorar a conversão, seja para aumentar o número de vendas, você poderá acompanhar os resultados usando as métricas Google Analytics!

Gostou do artigo? Quer receber mais conteúdo como esse? Siga a gente no Facebook!

Vale a leitura

Dicas para aumentar suas vendas em Marketplace
Dicas para aumentar suas vendas em Marketplace
Os marketplaces são um ótimo canal para quem busca visibilidade de marca, afinal esses sites possuem altas taxas de v...
Saiba mais
5 Tendências e oportunidades para o e-commerce em 2021
5 Tendências e oportunidades para o e-commerce em 2021
Em 2020 vimos o comércio eletrônico ser desenvolvido de forma tão rápida que parece que o canal evoluiu décadas em ap...
Saiba mais
Projeto Codeby: Corpo Ideal inicia o primeiro marketplace de suplementos
Projeto Codeby: Corpo Ideal inicia o primeiro marketplace de suplementos
Fundada em 2006, a Corpo Ideal já conta com diversos feitos em seu segmento, o que a faz uma marca inovadora e em cre...
Saiba mais

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados