Mostrar barra lateral
Black Friday 2020: Como usar marketplaces para aumentar o alcance da sua marca

As expectativas para está Black Friday são altas, principalmente para negócios que atuam online, as perspectivas são ainda mais promissoras quando considerado as mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia e o isolamento social.

Segundo pesquisas realizadas pelo Google, 7.3 milhões de novos e-shoppers movimentaram o varejo online pelo mundo, destes novos usuários cerca de 54% estão comprando mais online e 38% estão comprando itens online que costumavam comprar apenas em lojas físicas. Com esses números, podemos ver bons indicativos para esta Black Friday.

Se você ainda não possui uma loja online, vender através de marketplaces pode ser uma excelente alternativa de vender online e chegar até estes novos e-shoppers e ter bons resultados durante o evento. 

Se você já vende em marketplace, talvez goste das dicas que temos para você destacar sua marca entre a concorrência e aumentar o seu alcance. Veja a seguir, nossas dicas para melhorar o seu posicionamento em marketplaces na Black Friday.

Planeje as palavras-chaves dos seus produtos

Se o objetivo é aumentar o alcance, um dos elementos básicos é saber quais palavras-chave usar para melhorar seu posicionamento na plataforma e aparecer nos sites de busca e pesquisas do usuário. Você pode utilizar ferramentas como o Semrush para identificar quais palavras já estão ranqueadas e quais podem ser anexadas para aumentar o seu alcance.

Em marketplaces é essencial colocar termos em destaque no Nome do produto, Categoria do produto e Nome da loja. Vale lembrar que as palavras-chaves devem estar de acordo com o conteúdo apresentado na sua página, então descreva as características do produto, utilidade, detalhes técnicos, disponibilize o máximo de conteúdo sobre o produto.

Uma informação interessante é que descrições de produtos, normalmente possuem entre 300 e 500 palavras, o ideal é que as palavras-chaves somem ao menos 1% do conteúdo.

Explore o SEO das suas páginas

Um dos fatores que mais afetam o rankeamento em Marketplace é a falta de uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são estratégias para melhorar o seu posicionamento nos resultados do Google e quem sabe aparecer nas primeiras posições da página e alcança um número maior de visitantes e clientes para sua página ou produto no marketplace.

Tenha certeza de que sua URL e titulo da página fazem sentido com o conteúdo e produto apresentado, se possível use palavras-chaves que tenha uma grande quantidade de pesquisas.

Além dos textos, dê atenção também as imagens que fazem parte de uma boa estratégia de SEO. Use os recursos descritivos das imagens, adicione palavras-chaves, uma breve descrição do produto. Isso fará com que aumente a relevância da sua página dentro do html e dos “robôs” do Google. Além disso, é sempre bom lembrar que as fotos do produto precisam ser de boa qualidade e mostrar detalhes do produto, você não precisa ser um profissional para ter fotos de produtos atrativas, mas requer praticas fundamentais como: boa iluminação, fundo em detalhes, qualidade da foto e tamanho da imagem. 

Trabalhe com o tipo de público de cada marketplace

Se você atua em vários marketplaces, já deve ter reparado que as características dos públicos são diferentes, seja na popularidade em um determinado segmento, ou na forma que costumam pagar suas compras.

Falando em segmentos, para esta Black Friday, existem três comportamentos que mudaram em relação à edição do ano passado como o setor de móveis e decoração com previsão de apresentar picos acima dos resultados de 2019. Já setores mais populares como de eletrodomésticos e telefone a previsão é de que fiquem abaixo dos resultados da Black Friday 2019. E ainda, existem segmentos que não tiveram grandes resultados no ano passado e este ano prometem se encontrar entre as buscas dos usuários, como é o caso do setor de Alimentos e bebidas.

Não importa qual setor você trabalha, é necessário entender as particularidades do público de cada marketplace que você atua, por isso identifique os traços do seu público utilizando ferramentas como o Google Analytics ou o Google ADS. Dessa forma, suas promoções e comunicação serão mais assertivas e alcançará muito mais usuários com seu perfil de cliente.

Quais produtos colocar em promoção

É possível que seu negócio venda mais do que o normal durante a Black Friday. Dessa forma vale a pena planejar quais produtos estarão em promoção, se possui estoque suficiente para atender a alta demanda, como será a oferta e se o valor proposto não está gerando perda de receita.

Para evitar surpresas e prejuízos durante a Black Friday, sugerimos que você planeje bem o seu estoque, e principalmente conheça os produtos mais populares e os com menos saída e faça a gestão eficiente das quantidades no estoque.

A oferta também é um ponto importante, decidir o preço que o produto será oferecido se existirá um benefício durante a compra, como o frete grátis ou cupom de desconto. Seja qual for a opção, sempre alinhe com seus fornecedores e parceiros para que não ocorra a inviabilização da venda.

Como trabalhar com multicanais na Black Friday

Se você gostaria de saber como começar a atuar em marketplaces, saber mais sobre integração de canais e como trabalhar em multicanais de forma simples e que traga resultados para o seu negócio. Talvez goste de saber que temos um webinar com considerações importantes sobre o tema.

Nosso CEO Fellipe Guimarães e Guilherme Carneiro, Head de marketing e parcerias na ConectaLá, passaram seus conhecimentos sobre o assunto em um bate-papo rápido e visando mostrar soluções simples e fáceis para você começar a trabalhar com multicanais. Assista ao vídeo aqui!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje, e ótimos negócios.

Vale a leitura

Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Todos estamos vivendo 2020 e sentindo o quão desafiador este ano está sendo em vários aspectos da vida de um individu...
Saiba mais
As oportunidades online para os Shopping centers através do marketplace
As oportunidades online para os Shopping centers através do marketplace
Os Shoppings centers foram duramente afetados pela pandemia do coronavírus, principalmente durante os primeiro semest...
Saiba mais
Dicas para aumentar suas vendas em Marketplace
Dicas para aumentar suas vendas em Marketplace
Os marketplaces são um ótimo canal para quem busca visibilidade de marca, afinal esses sites possuem altas taxas de v...
Saiba mais

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados