Mostrar barra lateral
7 passos para o desenvolvimento de uma loja virtual

Sabemos que o comércio eletrônico é uma excelente oportunidade para expandir o seu negócio ou até mesmo começar do zero. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de entrar de cabeça nessa empreitada. O desenvolvimento de uma loja virtual precisa ser planejado em etapas para que não haja surpresas futuramente.

O mercado é promissor para quem tem um negócio online. Para se ter uma ideia, em 2016, o e-commerce gerou 718 mil novos empregos. Sendo assim, muita gente tem corrido atrás de qualificação em diversas áreas relacionadas e procurado parcerias com empresas especializadas.

Neste post, listaremos sete passos fundamentais para o desenvolvimento de uma loja virtual de sucesso. Continue lendo e confira!

1. Escolha O Seu Nicho

Se você tem uma empresa com um nome conhecido no mercado, já está um passo à frente daqueles que estão chegando agora. Contudo, se esse não for o seu caso, a escolha do nicho é decisiva para o seu sucesso. Para isso, fuja dos segmentos altamente concorridos e explore as áreas que têm demanda e poucas empresas atuando.

2. Faça Uma Pesquisa De Mercado

Após definido o nicho em que você vai atuar, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Existe uma ferramenta chamada Google Trends, ela é ideal para saber como anda a procura de determinados produtos durante certo período. Basta digitar a palavra no campo de busca da ferramenta para ter acesso a um gráfico completo sobre a popularidade do termo.

Outro recurso apropriado para essas pesquisas é o Keyword Planner. Nele, além do volume de busca da palavra-chave, é possível ver o nível de concorrência.

3. Escolha A Plataforma Para A Sua Loja Virtual

Este passo é crucial para a longevidade do seu negócio online. Caso você erre na escolha da plataforma para a sua loja virtual funcionar, as dores de cabeça serão constantes. Prefira uma plataforma robusta que acompanhe o crescimento do seu e-commerce, como a VTEX. Dessa forma, você não precisa ficar migrando o tempo inteiro até encontrar uma que atenda às suas necessidades.

4. Opte Por Um Layout Personalizado

O layout deve refletir a personalidade da sua empresa e estar de acordo com os outros canais. Se você tem um estabelecimento físico bastante conhecido, o visitante deve entrar na sua loja virtual e identificar de cara de quem se trata. É importante, também, ficar atento à navegabilidade para entregar a melhor experiência aos usuários. Layouts confusos, cheios de elementos, podem afastar possíveis clientes.

5. Ofereça Mais De Uma Forma De Pagamento

Já se foi o tempo em que os consumidores tinham medo de fazer compras online e ter seus dados roubados. A maior parte das pessoas utilizam o cartão de crédito em suas compras, sendo assim, é interessante aceitar mais de uma bandeira em seu e-commerce. Porém, lembre-se que alguns usuários preferem pagar por boleto, então, ofereça essa opção também.

6. Promova O Seu Negócio

Após colocar a sua loja virtual no ar, será necessário investir em campanhas de marketing. Os links patrocinados do Google AdWords são excelentes para divulgar o seu negócio, atingindo uma audiência qualificada e aumentando o tráfego do site. Uma alternativa interessante é utilizar as redes sociais. Além de contar com os anúncios patrocinados, você pode usar esse canal para auxiliar os usuários e melhorar seu relacionamento com eles.

7. Tenha Um Parceiro De Confiança

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível ter uma parceria de confiança para desenvolver o seu e-commerce. Ao contar com profissionais qualificados nessa área, você dispõe de um site adaptado para os dispositivos móveis, otimizado para os motores de busca e suporte frequente.

Ficou claro quais as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma loja virtual? Desde a sua concepção até a finalização do projeto, todos os detalhes devem ser pensados para entregar a melhor experiência aos usuários e evitar mudanças drásticas que atrapalhe o andamento do seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso processo de desenvolvimento? Entre em contato com a gente! Nossa equipe está preparada para tirar todas as suas dúvidas.

Vale a leitura

Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Engana-se quem acredita que a única maneira de se vender na internet é através de um e-commerce. Hoje em dia existem ...
Saiba mais
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Toda empresa precisa de um propósito claro. Foi com este pensamento que 2 devs sonhadores deram início a uma empresa,...
Saiba mais
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
A criação de programas de afiliados se fez necessário para empresas em todos os mercados, que estavam em busca de for...
Saiba mais

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados