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3 dicas sobre teste de usabilidade para melhorar o seu e-commerce

O teste de usabilidade é um dos maiores aliados para se oferecer uma excelente experiência para o usuário. Se seu objetivo é fazer com que as pessoas naveguem em seu site e realize as ações sem empecilhos, será interessante dar uma atenção a este recurso.

Este estudo leva em consideração as interações de pessoas reais com sites, e-commerces, aplicativos, softwares e outras ferramentas digitais. Funciona basicamente como uma pesquisa de mercado focada em grupos focais, dessa forma são coletados dados sobre comportamento, permitindo medir as reações dos usuários diante do layout e funcionalidades do seu e-commerce.

Neste artigo, citamos 3 dicas sobre teste de usabilidade para melhorar o seu e-commerce e proporcionar boas experiências para os usuários, continue lendo!

O que é teste de usabilidade?

É um método de pesquisa bastante utilizado em UX Design. Com ele é possível entender o comportamento do usuário final quando ele interage com uma interface.

Os testes de usabilidade normalmente tem 3 principais objetivos que são: identificar problemas no design ou produto; descobrir oportunidades de como melhorar; aprender mais sobre o usuário, incluindo seu comportamento e preferencias.

Quando um usuário navega pelo seu e-commerce, ele precisa efetuar certas tarefas para continuar avançando na jornada de compra, certo?! É neste momento de navegação que os testes de usabilidade irão absorver informações relevantes para aprimorar cada vez mais a jornada do usuário e torna-la mais intuitiva.

3 Passos para conduzir uma análise de usabilidade

Quando aplicado, um teste de usabilidade pode identificar diversos fatores, dependendo do objetivo da análise. É possível entender se existem problemas e corrigi-los, realizar parâmetros de comparação através do benchmark, testes competitivos de duas ou mais versões para entender em qual delas se obtêm resultados melhores. Existem também os testes de heatmaps, que analisam o movimento do mouse do usuário afim de entender a navegabilidade.

Antes de escolher o método que você utilizará, estes 3 passos são primordiais para se ter uma pesquisa completa e com insights valiosos, são elas:

Determinar o que precisa ser mensurado

Antes de mais nada, é necessário planejar para que sua equipe evite desperdício de tempo e recursos, cometendo erros que seriam fáceis de serem evitados se um planejamento fosse feito previamente.

Identifique seus objetivos com o teste de usabilidade. Você quer saber se o layout está agradando, se a página de produto está atrativa e fácil de comprar, o checkout está direto o suficiente ou é necessária uma quantidade menor de etapas para concluir a compra? 

Tudo isso pode ser mensurado durante os testes, pois engloba a qualidade da navegação, eficiência do processo de venda, satisfação do usuário e muitos outros.

Identificar o melhor método

Somente após o planejamento de objetivos e metas a serem mensuradas, é que você irá escolher o melhor método para o teste de usabilidade. Além dos métodos citados à cima, ainda existem formatos presenciais, individuais ou em grupos variáveis.

Aqui você também irá considerar o período que estes testes serão realizados, os investimentos necessários e as plataformas, páginas ou sites que serão testados.

Analise seus resultados

Após realizados os testes chegou a hora de analisar os dados obtidos e entender as descobertas feitas.

Nesta etapa é interessante ter um profissional de design UX para entender as necessidades de usabilidade do seu site e realizar os ajustes e adaptar a interface para melhor atender aos usuários.

Tenha em mente que cada método irá te trazer um tipo de informação, por isso planeje bem.

Se você quer continuar aprendendo sobre Design e UX, baixe agora nosso “Guia de design e UX para e-commerce”, onde um dos nossos especialista abordou a importância deste estudo e as maiores tendências para o ano.

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