Yamamay lança seu novo e-commerce visando estratégia omnichannel

Yamamay lança seu novo e-commerce visando estratégia omnichannel

A Yamamay foi criada em 2001 por Gianluigi Cimmino e é uma marca italiana líder na produção e distribuição de produtos de lingerie, pijamas e praia com mais de 460 franqueados na Itália e 100 internacionalmente.

Suas peças mesclam conforto, tecnologia e funcionalidade, somando a design e materiais inovadores e a marca tem o cuidado de trazer em suas lojas um ambiente envolvente e emocional onde o consumidor pode tirar todo o partido da excelente relação qualidade / preço dos seus produtos.

O cenário

Entre 2020 e 2021 os setores de moda, alimentação e cuidados pessoais, identificaram novos tipos de consumidores, como por exemplo o consumidor contemporâneo, compradores rápidos, comprador offline, omnichannel shopper e digital first.

Todos estes perfis contribuíram para a mudança na estratégia de muitas marca que a cada dia estão adaptando seus canais digitais para suprir as necessidades destes novos consumidores.

Por acreditar no potencial de crescimento do mercado de roupas íntimas e do varejo a Yamamay desde sempre valorizou o fortalecimento da imagem e expansão da marca dentro e fora da Itália, por isso investe constantemente na inovação nos seus canais de venda o que inclui sua loja virtual.

Dessa forma, a marca buscou nossa assistência para desenvolver seu e-commerce em uma nova plataforma, visando a escalabilidade e as possibilidades de estruturação de sua estratégia de unificação de canais e omnichannel.

O projeto

O projeto consistia na migração de plataforma de Open Source para SaaS devido às limitações no quesito omnichannel que a antiga plataforma possuía, além do desenvolvimento de um novo e-commerce.

A tecnologia escolhida para o projeto foi a plataforma VTEX IO, que é um framework de desenvolvimento em nuvem que fornece uma arquitetura exclusiva de micros serviços e permite construir software web de alta qualidade e com baixo custo. Além disso, a plataforma VTEX conta com uma estrutura completa para unificar todos os canais de vendas, permitindo integrar e construir experiências únicas para o usuário da marca, dando o suporte necessário com as funcionalidades omnichannel.

Esse projeto foi desenvolvido para ser uma solução fast to market, foi idealizado a criação de um template adaptável para duas marcas do grupo (Yamamay e Carpisa), sendo utilizado em 15 binding com 5 idiomas diferentes.

O grande desafio deste projeto foi o desenvolvimento de um template que fosse facilmente utilizável por ambas as marcas. Além disso, todos os blocos do site foram desenvolvidos de uma maneira diferenciada, permitindo sempre a tradução em qualquer binding. Com a mudança de plataforma, o cliente pode ativar quantos binding desejar já que possui maior facilidades em manipular qualquer texto no front-end através do site editor ou do App de tradução da VTEX.

Algumas funcionalidades customizadas foram necessárias para otimizar a experiência de navegação do usuário como:

  • Codeby Buy Kit: Um App para renderizar e configurar uma vitrine de kit na página de compra.
  • Shop the Look: Um App que permite o usuário comprar um look completo da foto, ideal para marcas de fashion.
  • Codeby Category Menu: Menu manual, sendo possível o lojista editar, inserir e excluir opções de categoria no menu.
  • Codeby Gift card: App para comercializar gift card, além de estruturar o necessário para ser utilizado como forma de pagamento.
  • Codeby Landing Modular: App que facilita criar Landing Pages no site editor, através de módulos pré-desenhados, dando mais autonomia ao lojista.
  • Codeby Store Locator: App que mostra a localização de todas as lojas da marca, sinalizando as mais próximas da localidade do usuário.
  • Free Shipping Bar: Mostrar ao usuário uma espécie de régua de frete, para comunicá-lo sobre o quanto falta para ele ganhar o benefício.
  • Country Selector: Serve para identificar automaticamente de qual país o cliente está acessando o site e caso necessário fazer alteração.
  • Personnalisation app: Permite a customização de produtos pelo usuário na página do produto, mostrando ao cliente opções de cores, estampas e tamanhos disponíveis, bem como disponibilizando um campo para fazer o upload de opções próprias.

Além disso, juntamente com o time legal da Yamamay, adaptações no login, my account, newsletter e checkout foram realizadas para deixar o site 100% em conformidade com a GDPR (versão europeria do LGPD).

O resultado

Entregamos um site modular que pode ser facilmente expandido para outros mercados, com implementações de legalidades para conformidade com a GDPR.

Pontos de SEO, tags e elementos foram adaptados para melhores resultados no Google, o que contribuiu para uma pontuação de SEO em 100. 

Quando falamos de performance, o site apresenta ótimos resultados nas principais métricas, como Velocidade de indexação com tempo de carregamento de 6,0 segundos, Primeiro conteúdo com carregamento em 0,8 segundo e Largest Contentful Paint com carregamento de 0,9 segundos.

A escolha da plataforma impactou positivamente a estruturação da estratégia de omnichannel da marca, uma vez que possui toda a estrutura necessária para unificar seus canais.

O resultado você pode conferir em https://www.yamamay.com/it_en/

Sobre a Codeby

Somos especializados em soluções para e-commerce, com foco em performance, melhoria na usabilidade para entregar aos nossos clientes aumento significativo em conversões de vendas com toda a transparência e agilidade.

Com mais de 6 anos de experiência temos evoluído e transformado a realidade de negócios digitais de grandes marcas e empresas do mercado, contribuindo com soluções tecnológicas personalizadas para ambientes de lojas virtuais. MVP Partner no quadrante da Vtex há 3 anos.

Quer saber como podemos ajudar você? Entre em contato com nossos especialistas e conheça as condições para evoluir o seu projeto.

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