SHOW SIDEBAR
Velocidade de carregamento da sua loja virtual: porque isso é importante?

Os internautas contam com sites cada vez mais rápidos. Em 1999, quando ainda usávamos internet discada, os consumidores estavam  dispostos a aguardar até 8 segundos para carregar uma página.

Em 2010, conforme relatado pelo blog Radware, esse valor passou para apenas 3 segundos. Esses dados mostram a crescente importância da agilidade de carregamento para a interação do usuário com a página.

A velocidade de carregamento da loja virtual tem impacto tanto na experiência do comprador quanto na classificação da página no Google.

Neste post vamos falar sobre a importância da velocidade de carregamento, como detectar a agilidade da sua loja virtual e como melhorá-la.

Por Que A Velocidade De Carregamento É Importante?

Para esclarecer a importância do assunto, basta analisar estatísticas sobre o assunto. Em um levantamento, foi apontado que:

  • 47% dos consumidores esperam que uma página seja carregada em 2 segundos ou menos;
  • 58% dos usuários de dispositivos móveis esperam que um site seja carregado tão ou mais rápido no celular quanto em num computador;
  • 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar.

Ou seja, um atraso de 1 segundo na resposta do site pode resultar em uma redução na taxa de conversão.

Outro levantamento, que analisou o comportamento de 83.828 usuários em dois sites, avaliou da seguinte forma o impacto do tempo de carregamento da página:

  • sites mais lentos para carregar têm uma taxa de rejeição 72% maior;
  • sites rápidos no carregamento têm 68% mais páginas visualizadas.

Diante desses dados, fica evidente que a velocidade influencia o comportamento dos consumidores online.

Como Descobrir A Velocidade De Carregamento?

Para verificar se a velocidade de carregamento da loja virtual está dentro do esperado pelos internautas, basta usar ferramentas como o YSlow ou PageSpeed.

O YSlow é uma extensão que pode ser instalada no Firefox. Ele usa 3 parâmetros para avaliar os sites, exibe estatística sobre a página e sugere melhorias. Já o PageSpeed tem o mesmo objetivo, mas é feito pelo Google e funciona online, sem a necessidade de instalação.

Como Tornar O Carregamento Mais Ágil?

Otimize as imagens

Boas imagens são essenciais, especialmente em lojas online. Afinal, esse é o contato que o consumidor terá com o produto. Porém, muitas vezes, as imagens usadas são muito maiores do que seria necessário.

Esses arquivos pesados consomem boa parte do tempo de carregamento das páginas. Por isso, use imagens do tamanho do necessário, o mais leves possível.

Reduza as conexões HTTP

Ao realizar o download de uma página, o navegador checa as conexões HTTP. Cada arquivo relacionado no código tem um tempo de resposta nesse processo. Por isso, reduzir o número de arquivos referenciados diminui o número de conexões HTTP necessárias. Com isso, o carregamento se torna mais rápido.

Se você usa muitas imagens de fundo em seu CSS, pode combinar as imagens em um arquivo único. Esse processo, chamado de sprite de imagens, também reduz o tempo de acesso da página.

Elimine recursos desnecessários

Existem muitos plugins e add-ons que podem ser adicionados a um site. Alguns são importantes, outros são decorativos. Elimine aqueles que não promovem melhorias na experiência de uso do seu site.

Cuidado para não remover plugins importantes. O chat, por exemplo, consome tempo para ser carregado, mas pode ser uma ferramenta imprescindível no contato com o usuário.

A velocidade de carregamento da loja virtual é um fator que influencia o sucesso do negócio. A tendência é que as lojas se adaptem para fazer com que o processo de compras seja cada vez mais ágil. Basta observar a compra com um único clique, que é utilizada com sucesso por gigantes do setor, como a Amazon.

A sua loja virtual deve melhorar a velocidade de carregamento? Entre em contato com a Codeby e descubra novas soluções para seu negócio digital.

Vale a leitura

Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades
Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades
Grande parte dos recursos que se pode oferecer em seu e-commerce, diz respeito a experiência do usuário. Como você jp...
Saiba mais
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
O setor farmacêutico vem mudando nos últimos anos, principalmente no varejo que deixou de ser um lugar especializado ...
Saiba mais
Setor farmacêutico: Como as empresas estão se reinventando
Setor farmacêutico: Como as empresas estão se reinventando
O setor farmacêutico nunca esteve tão presente no online quanto vem estando nos últimos anos. Entre janeiro e junho d...
Saiba mais

Leave A Comment

Please note, comments must be approved before they are published