SHOW SIDEBAR
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro

Toda empresa precisa de um propósito claro. Foi com este pensamento que 2 devs sonhadores deram início a uma empresa, como a Codeby em constante evolução.

Pode parecer trivial colocar em três parágrafos a razão de uma empresa existir, ou a essência e o sonho que a move para atingir um único objetivo. Porém, são estes simples parágrafos que irão apresentar ao mundo do que sua empresa é feita.

Se você pensou que é uma tarefa simples, se enganou. Criar a visão, missão e valores de uma empresa pode ser uma tarefa que requer muito tempo pensando.

E foi exatamente neste processo de reflexão que percebemos que todos que estão aqui precisam ter aquele mesmo sonho que começou com o Victor e eu quando começamos a empresa, aquela garra de superar desafio ou a determinação em criar formas para lidar com eles.

Neste artigo, vou falar um pouco como introduzir visão, missão e valores em sua empresa ajuda a ter uma equipe sempre em harmonia.

Missão

A missão nada mais é do que uma clara declaração do propósito e responsabilidade da sua empresa perante o cliente. Normalmente esta é uma característica da qual não se pode abrir mão por sua extrema importância a execução das atividades da empresa. Para criar uma missão é necessário que ela responda algumas perguntas fundamentais como:

  • O que a empresa propõe fazer?
  • Como a empresa faz?
  • Por que a empresa existe?
  • Qual o papel da empresa no mercado e sociedade?

Definir uma missão para sua empresa, tem como objetivo focar os esforços e criar uma comunicação clara com sua equipe e clientes.

Por exemplo, nossa missão na Codeby é “Fazer nossos clientes mais lucrativos, através de soluções tecnológicas”.

Visão

A visão é a descrição do futuro que a empresa deseja. Aqui é descrito o objetivo a ser procurado e executado pelos esforços individuais de cada membro da equipe. A visão deve ser a aspiração e inspiração que move todos para um único objetivo que deve ser realista e visível. As perguntas a serem feitas aqui são:

  • No que a empresa quer tornar-se?
  • Onde nós estaremos? 
  • O que a empresa será? 
  • Em que direção deve-se apontar todos os esforços?

A visão é um dos pontos que tivemos claramente desde o início, quando ainda éramos três desenvolvedores com muitos sonhos. E isso foi o que nos deu forma e motivação para trabalhar todos os dias em prol desses sonhos. Esta visão continua presente na Codeby inspirando toda nossa equipe: “Se tornar a maior empresa referência na área de tecnologia com soluções SASS”.

Valores

Os valores são um conjunto de crença, os princípios que definem a empresa e servem de guia para o comportamento, atitudes e tomadas de decisão. Normalmente estas crenças ajudam a construir uma equipe que tem valores iguais ou parecidos, evitando divergências e possíveis desentendimentos na comunicação.

Os valores de uma empresa servem como base para executar a missão e alcançar a visão. Desta forma, estes três simples parágrafos tornam-se itens muito importantes, não só para apresentar sua empresa para o mundo, mas inspirar sua equipe e fazer com que todos ofereçam esforços pelo mesmo objetivo maior.

Aqui na Codeby, nós seguimos um código antigo oriental, o código Bushido. Através destes valores, baseamos nossos esforços e relacionamentos; Coragem, Honestidade, Honra, Integridade, Lealdade, Respeito e Transparência.

Ter um propósito é importante em qualquer área da sua vida, mas quando se fala de uma empresa se torna imprescindível que este propósito esteja claro para todos e enraizado na essência do time e de suas ações.

Gostou do artigo de hoje? Comente com a gente. Convido você a deixar sugestões de assuntos que gostaria de ver neste quadro! 

Vale a leitura

Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Papo de CEO: Como estão as expectativas para a Black Friday?
Todos estamos vivendo 2020 e sentindo o quão desafiador este ano está sendo em vários aspectos da vida de um individu...
Saiba mais
Papo de CEO: A importância de ter KPIs na empresa
Papo de CEO: A importância de ter KPIs na empresa
Os KPI’s são a melhor maneira de analisar os resultados, pois apresentam através de números e métricas o resultado de...
Saiba mais
Papo de CEO: O que é fazer clientes mais lucrativos?
Papo de CEO: O que é fazer clientes mais lucrativos?
Há alguns anos, a Codeby se comprometeu com uma missão que nos direciona diariamente: Fazer nossos clientes mais lucr...
Saiba mais

Leave A Comment

Please note, comments must be approved before they are published