Por que optar pela tecnologia VTEX IO em seu e-commerce?

Por que optar pela tecnologia VTEX IO em seu e-commerce?

A VTEX é uma plataforma SaaS (Service as a Service), com atuação em mais de 25 países na Europa, América do Norte e América Latina, além de já estar adentrando no mercado asiático em sua recente expansão.

O que faz com que esta multinacional brasileira se destaque tanto no mercado de e-commerce é a tecnologia de ponta e as constantes inovações em suas funcionalidades que fomenta tanto o time interno, quanto o ecossistema de parceiros e lojistas, com objetivo claro de melhorar a experiência do cliente.

A nova tecnologia VTEX IO, aposta principalmente em potencializar a criação de novas experiências, maior autonomia para o lojista e menor tempo de execução já que os fluxos de desenvolvimento são mais rápidos.

Neste artigo vamos falar sobre a VTEX IO, as principais diferenças em relação ao VTEX CMS e, porque seu e-commerce deve optar por essa nova tecnologia e suas vantagens.

O que é VTEX IO?

O VTEX IO é um framework de desenvolvimento em nuvem que fornece uma arquitetura exclusiva de micros serviços e permite construir software web de alta qualidade e com baixo custo.

A tecnologia unifica o desenvolvimento de uma loja em uma única aplicação, onde é possível testar e escalar automaticamente. Além disso, evita grandes problemas relacionados a atualizações, já que a interface da loja é independente do back-end de desenvolvimento.

O que diferencia VTEX IO e VTEX CMS?

Uma das maiores diferenças entre às duas tecnologia, com certeza é a quantidade de atualizações. Enquanto o VTEX CMS não recebe nenhuma evolução já há algum tempo, a tecnologia VTEX IO recebe atualizações frequentemente, tanto pela equipe interna quanto por parceiros que desenvolvem novas funcionalidades constantemente, além de alguns APP’s. Neste quesito a Codeby se destaca por uma gama variada de funcionalidade e Apps desenvolvidos pelo nosso time e utilizados em projetos de sucesso, como Bblend e Extrafarma.

Outra diferença entre CSM e VTEX IO são os fluxos de desenvolvimento. Enquanto no CMS os fluxos são mais lentos, as alterações demoram para estarem ativas na loja e o ambiente de desenvolvimento ser pouco estruturado e dividido entre mobile e desktop. No VTEX IO é possível encontrar ambientes unificados, o que melhora e torna os fluxos de desenvolvimento mais rápidos e dá ao lojista mais autonomia em gerenciar a loja e fazer pequenas modificações através dos módulos.

Conseguimos perceber que em questão de agilidade e autonomia, a VTEX IO se sobressai em relação do CMS.

Vantagens de optar por VTEX IO?

  • Gerenciamento de conteúdo da loja: Por ter uma interface amigável, o lojista tem mais facilidade em gerenciar conteúdos e realizar pequenas alterações, sem a necessidade de ter conhecimentos em código, isso dá mais autonomia ao lojista.
  • Testar mudanças em tempo real (em nuvem): O teste de mudança de código pode ser feito em tempo real e na nuvem, deployado. Isso evita cenários comuns de erros na configuração de servidores, em que o código funciona localmente, mas não em produção.
  • Intelligent Search: Essa ferramenta de busca corrige erros ortográficos e entende palavras que não estão no cadastro de produtos específicos, além de disponibilizar regras condicionais.
  • Desenvolver aplicativos diversos e integrá-los à sua loja virtual: No IO, o desenvolvedor trabalha com apps por meio de workspaces separados. Com um único comando, ele pode desenvolver app personalizada e testar as mudanças no código.
  • Loja Multi-idiomas: É possível configurar a tradução automática da sua loja em vários outros idiomas.
  • Integração: com aplicativos já existentes à sua loja virtual e diferentes sistemas de pagamento, como Apples Pay ou Samsung Pay.
  • Produzir componentes configuráveis: Este fator evita a duplicação de código para diferentes lojas, garantindo a personalização da loja e facilitando a reutilização de componentes em diferentes contextos.

Conhecer as vantagens da plataforma VTEX IO para seu e-commerce é o primeiro passo para se ter sucesso ao contratar a plataforma certa para seu projeto. O segundo passo é contar com um parceiro em tecnologia que poderá desenvolver seu e-commerce para entregar alta performance em conversões e taxa de venda.

Se ficou alguma dúvida, nosso time de especialistas pode te ajudar com qualquer assunto relacionado a tecnologia para e-commerce. Entre em contato conosco!

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.