SHOW SIDEBAR
E-commerce de calçados 6 funcionalidades indispensáveis para ter sucesso

O setor de calçados precisou se adaptar e inovar suas operações para lidar com a crise durante a pandemia. Com as produções caindo e a baixa nas vendas, muitas marcas e fabricantes viram na internet uma oportunidade de crescimento.

O e-commerce de calçados vem crescendo com esta migração de muitas empresas que utilizavam apenas os canais tradicionais para vendas. Boa parte destas empresas estão descobrindo as facilidades e benefícios do e-commerce, enquanto outras já amadureceram a ponto de pensarem em inovações online para o setor através de funcionalidades que agregam valor a experiência do cliente.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns recursos e funcionalidade de UX e UI indispensáveis para um e-commerce de calçados oferecer a melhor experiência para o cliente e consequentemente alavancar suas vendas.

Mostre que você conhece seu cliente

Experiências personalizadas são cada vez mais apreciadas pelo consumidor, que se sente bem ao saber que sua marca favorita conhece suas preferências.

É possível coletar informações valiosas sobre o seu cliente através do perfil de login, compras anteriores e buscas pelo site. No caso de seu cliente estar logado em seu e-commerce de calçados, forneça informações do produto usando o último tamanho que ele comprou na sua loja. 

Estas preferencias com certeza serão notadas pelo cliente e são uma boa maneira de realizar compras recorrentes. 

Vale lembrar que, qualquer dado coletado do seu cliente deve ter o consentimento dele e seguir as regras estabelecidas pela LGPD.

Mostrar aviso de últimas unidades de calçados

No e-commerce de calçados, uma boa parcela de compras são feitas por impulso, uma forma de acionar este gatilho de urgência é adicionar na página de produto um aviso após o cliente selecionar o tamanho desejado, mostrando a quantidade que restam.

aviso-ultimas-unidades

As mensagens mais comuns utilizadas neste recursos são como “Restam apenas x unidades”, “Aproveite! Última unidade no estoque”. Todas elas são capazes de despertas a sensação de urgência aumentando as chances de compras finalizadas.

Vale lembrar de não utilizar este tipo de gatilho com frequência, ou em produtos que de fato não estão com estoque limitado, se o cliente perceber que este argumento de urgência não é verdadeiro, a experiência pode ser associada a sentimentos ruins e até a procura por concorrentes.

Marketing de conteúdo no e-commerce de calçados

As pessoas estão atrás de informações antes mesmo de realizar uma compra. Elas querem saber se o produto que está adquirindo é exatamente o que precisam. Por isso, cada vez mais consumidores buscam conteúdos sobre o produto, reviews de outros consumidores e no caso do mercado de moda e calçados, sobre as tendências do momento.

Seu e-commerce de calçados pode utilizar do marketing de conteúdo para agregar valor as compras, informar sobre estilos, composições e tendências mais utilizadas e enquanto faz isso, chamar a atenção de consumidores que ainda não conhecem a sua marca e influência-los.

marketing-de-conteudo-no-ecommerce-de-calcados

Além de ser uma estratégia efetiva, o marketing de conteúdo irá consolidar a sua marca como confiável aos olhos do consumidor. Claro que é uma estratégia com resultados de médio à longo prazo, porém enriquece sua marca e seu e-commerce.

Utilize filtros de busca avançados

Os filtros em seu e-commerce de calçados irão fazer o papel de um vendedor. Eles irão ajudar a encontrar calçados de determinada cor ou tamanho e estilos, ou para ocasiões especiais. 

Se o seu e-commerce de calçados possui uma grande variedade de produtos, é interessante utilizar filtros com detalhes específicos para ajudar seu cliente encontrar o que procura. Por isso, identifique as características relevantes dos seus produtos para facilitar a navegação.

informacoes-na-pagina-de-produto

Outra dica é utilizar o conteúdo presente nas páginas dos produtos, para tornar mais natural a navegação, com informações como materiais, origem, características únicas.

Sugestão de calçados semelhantes ou acessórios

Seu e-commerce pode aumentar o ticket médio das compras sugerindo produtos semelhantes ao que o cliente escolheu, ou ainda de acessórios, ou complementos para o produto.

Esta estratégia é utilizada em diversos segmentos e traz resultados interessantes, para a empresa e para o cliente.

Marketplace de nicho de calçados

Em alguns casos, transformar o seu e-commerce em um marketplace pode ser uma das vantagens para melhorar o faturamento e aumentar seu mix de produtos por meio de outros sellers.

Este conceito é chamado de marketplace in, quando seu e-commerce abre as portas para outros varejistas parceiros venderem através do seu domínio, em troca de taxas de conversões pré-determinadas.

É bastante utilizada no mercado de nicho, e traz vantagens para sua marca que se posicionará no mercado como especialista e os outros varejistas poderão contar com um novo canal de vendas.

Para aplicar estas funcionalidades no seu e-commerce de calçados, é necessário que sua plataforma possua tais recursos, e também possua estrutura para transformá-lo em marketplace caso necessário.

Uma das plataformas do mercado que oferece estrutura interessante e altos recursos de personalização é a VTEX, porém é preciso entender se é a opção certa para a sua operação.

Entre em contato com nossos especialistas para entender como podemos ajudar sua marca a inovar no segmento de calçados.

Vale a leitura

Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Um lojista pode se deparar com muitas alternativas ao pensar na estrutura de uma loja virtual. São vários os serviços...
Saiba mais
Quais as tendências do varejo de moda online
Quais as tendências do varejo de moda online
O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que viera...
Saiba mais
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para enga...
Saiba mais

Leave A Comment

Please note, comments must be approved before they are published