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Como identificar erros no SEO do seu e-commerce

Atrair novos usuários para seu e-commerce é um fator determinante para o sucesso das suas vendas online, e para isso acontecer, o SEO focado em e-commerce é essencial, já que estar na primeira página do Google é o desejo de qualquer marca com foco no sucesso.

Pesquisas afirmam que 90% das pessoas que navegam no Google, clicam em links presentes nas primeiras posições e apenas 10% busca por novos resultados na segunda página. Conseguimos ter uma ideia de como é o resultado de site que aparecem a partir da terceira página, não é mesmo?

Na tentativa de atrair mais consumidores e oferecer uma grande quantidade de produtos, alguns erros podem ocorrer e prejudicar o SEO das páginas do seu e-commerce. Neste artigo vamos mostrar alguns erros comuns que podem ser evitado e como identificá-los.

Conteúdo duplicado externo

Este problema pode ser causado de duas formas, o primeiro ocorre quando outras páginas copiam o seu conteúdo, o segundo é quando seu e-commerce utiliza textos descritivos criados pelo fornecedor ou fabricante.

Nestes dois casos, os mecanismos de busca encontram dificuldade em identificar qual o endereço é mais relevante para o usuário.  E em alguns casos, seu site pode estar ajudando a posicionar melhor o site da concorrência e atribuir autoridade a estes domínios.

Dessa forma, procure desenvolver seus próprios conteúdos sobre o produto ou adapte os textos oferecidos pelos fornecedores. Você pode utilizar o tom de voz da sua marca e até mesmo acrescentar informações que seus clientes normalmente procurando ou tem dúvidas sobre.

Conteúdo duplicado interno

Os conteúdos duplicados internos, são aqueles que aparecem mais de uma vez em URLs diferentes do seu site. Esse tipo de duplicação também pode acabar prejudicando o SEO do seu site por não gerar autoridade e prejudicar a qualidade do seu domínio.

O melhor a fazer é sempre criar conteúdos diferentes e, caso você tenha dúvidas se existe algum conteúdo duplicado em seu e-commerce, você pode usar o Siteliner, que é uma ferramenta que faz uma varredura no seu site e indica os conteúdos e materiais duplicados.

Além disso, uma solução interessante neste caso é utilizar uma canonical tag para priorizar uma ágina e especificar ao mecanismo de pesquisa, qual delas deve mostrar nas buscas.

Links quebrados

Outro problema bastante comum são os links quebrados ou que direcionam para páginas que não existem. Isso pode acontecer, pois um e-commerce sempre está mudando seus produtos, coleções e muitos links de referência interna acabam se perdendo, ocasionando o famoso “erro 404 ” ou “página não encontrada”.

Para identificar links quebrados, o recurso da ScreamingFrog pode ajudar a identificar estes erros para assim você aplicar o redirecionamento 301 para transferir os usuários para as páginas novas, sem prejudicar a experiência do usuário.

Dicas de ferramentas para identificar erros de SEO

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma plataforma gratuita que ajuda a explorar ao máximo os termos para construir um conteúdo forte de SEO.

É possível descobrir o volume de buscas pelas palavras, qual é o potencial delas para alcançar resultados orgânicos ou pagos, analisar os retornos dos principais concorrentes e obter sugestões de alternativas.

Você pode ter acesso a uma versão light e gratuita ou optar por um dos planos para ter mais informações nos relatórios gerados na plataforma.

SEM Rush

SEMrush é um software pago, muito útil para diversas estratégias de marketing. Entre suas ferramentas, existem opções focadas em SEO, capaz de ajudar com palavras-chave, os backlinks, os mecanismos de pesquisa, a auditoria do site, entre outras ações.

A ferramenta também oferece informações sobre concorrentes e acompanha o desempenho dos seus conteúdos para gerar insights ao seu time e melhorar os resultados do seu e-commerce.

Como você viu neste artigo, um bom SEO no e-commerce pode melhorar significativamente seus resultados em vendas, melhorando métricas como taxa de acessos, taxa de conversão e até mesmo ticket médio.

Aqui na Codeby, por exemplo, em todos os nossos projetos, sempre seguimos as boas práticas de SEO para nossos clientes terem e-commerces de sucesso. 

Quer saber como podemos ajudar o seu e-commerce a aumentar suas métricas? Entre em contato com nosso time de especialistas.

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