SHOW SIDEBAR
Vendas por WhatsApp: Como o aplicativo de mensagens pode aumentar as vendas do seu negócio

Ganhando cada vez mais espaço entre os comerciantes, o WhatsApp vem se tornando um canal de vendas interessante para empresa, cerca de 80% delas já estão na plataforma de mensagens e muitas outras já pensam em utilizar o aplicativo para aumentar suas vendas.

No artigo de hoje vamos falar como o WhatsApp pode aumentar as vendas do seu negócio e o que você pode fazer para começar a utilizá-lo com eficiência.

Relacionamento entre consumidores e marcas no WhatsApp

Não existem dúvidas de que o Whatsapp se tornou uma ferramenta indispensável para  se relacionar com o consumidor. Seja como canal de atendimento instantâneo ou vendas diretas, o aplicativo de mensagens é uma oportunidade não só para empresas, mas para consumidores que buscam mais contato com suas marcas favoritas.

Uma pesquisa realizada pela eCGlobal aponta que o consumidor está interessado em interações com empresas através do WhatsApp. Segundo pesquisa, cerca de 64% gostariam de receber ofertas e promoções pelo aplicativo, outros 45% gostariam de ter conteúdo exclusivo enviado por perfis de empresa. Apenas 16% afirmam que não gostariam de receber nenhum conteúdo de marcas.

Com isto, conseguimos visualizar o potencial do WhatsApp como ferramenta de relacionamento entre marcas e consumidores, uma vez que as pessoas têm interesse em receber conteúdos e ofertas de marcas se foram exclusivas ou imperdíveis.

Como vender pelo WhatsApp?

Agora que você já sabe como é a aceitação do público, chegou a hora de pensar na sua estratégia de vendas por WhatsApp e aqui vão algumas dicas para te ajudar a aumentar as suas vendas através deste canal.

  • Fuja dos grupos, utilize listas de transmissão: Com estas listas, é possível enviar uma mensagem para até 256 contatos diferentes. A vantagem é que a interação é mais pessoal do que as feitas em grupos.
  • Saiba oferecer conteúdos relevantes para seus clientes: É necessário gerar interesse ao seu público. Saiba o que sua persona gosta de receber, seja áudio, vídeo, promoções, ou até mesmo um resumo das últimas postagens do seu blog. Por isso, sempre peça feedbacks, para entender o que você pode melhorar no conteúdo.
  • Dê o número da sua empresa para seus clientes: Não é necessário quebrar a cabeça para conseguir contatos no WhatsApp. Divulgue o número da sua empresa para seus clientes, dessa forma ele sente mais confiança para interagir com o seu negócio e reduz consideravelmente as taxas de bloqueio e insatisfação.
  • Utilize o WhatsApp como canal de atendimento: Muitos clientes preferem enviar mensagens pelo aplicativo do que ficar esperando para serem atendidos no telefone. Aproveite este recurso para oferecer um atendimento mais rápido e prático.
  • Organize seus clientes: Renomeie seus contatos de acordo com o estágio de relacionamento. Assim facilita na hora de retornar o contato ou até mesmo agrupar clientes que geram vendas com mais frequência.
  • Crie um funil de vendas no WhatsApp: Cada um dos prospectes estão em uma etapa diferente do funil de vendas, por isso não faz sentido enviar uma mesma mensagem para todos eles. Montem um funil com os clientes que estão no primeiro contato com você, os clientes que estão interessados a realizar compras e os que já fizeram compras e tem grandes chances de iniciar uma nova compra. Após separar os interesses dos seus clientes, monte um cronograma de mensagens que irá te ajudar a se relacionar com o seu cliente em cada um desses momentos.
  • Crie uma campanha de vendas no WhatsApp: Mensagens com linguagem persuasiva tem mais chances de serem repassadas e de gerar mais volume de vendas. Por isso, invista em campanhas no WhatsApp, utilize gatilhos mentais de urgência ou escassez para incentivar a tomada de decisão.
  • Treine a sua equipe de vendas pelo WhatsApp: Invista no treinamento da sua equipe, é possível atender clientes, tirar dúvidas e gerar vendas pelo aplicativo de mensagens. Garantir que sua equipe esteja preparada é essencial para que as reclamações e mal entendidos sejam mínimos.

Preparado para vender pelo Whatsapp?

Após a leitura deste artigo, espero que você esteja preparado para conquistar e se relacionar com clientes através do WhatsApp. Preparamos uma última dica para te ajudar a vender de forma eficiente pelo WhatsApp. Conheça o aplicativo que desenvolvemos para vendas no Whatsapp: ShopBy.

O aplicativo é voltado para as necessidades de franquias e lojas físicas que precisam aumentar suas vendas, utilizando um canal direto com seus clientes e aumentando o alcance da sua marca através de uma rede de compartilhamento que tem como principio do marketing boca a boca. Neste aplicativo, as empresas conseguem:

  • Criar uma vitrine com os produtos da loja e compartilhar através de um link;
  • Cadastrar o estoque e atualiza-lo sempre que uma compra é realizada;
  • Cadastrar lojas da franquia e utilizar estoques separados;
  • Gerenciar pedidos realizados pelo WhatsApp em todas as lojas da franquia;
  • Analisar o comportamento do público de cada loja e desenvolver estratégias mais efetivas de vendas;
  • Processo de compra simplificado, uma vez que o cliente faz o pedido direto na vitrine;
  • Possibilidade de compartilhamento da vitrine com milhões de pessoas.

Estas são algumas vantagens do nosso aplicativo, se você quer conhecer mais sobre a ShopBy, peça uma demonstração ao nosso time, ficaremos felizes em te ajuda a vender pelo WhatsApp.

Gostou no artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Vale a leitura

ShopBy: Como esta ferramenta poderá ajudar seu negócio a vender durante a crise
ShopBy: Como esta ferramenta poderá ajudar seu negócio a vender durante a crise
Vender por WhatsApp tornou-se uma solução acessível para muitos negócios durante a crise que vivemos, pela proximidad...
Saiba mais
Como vender de forma eficiente pelo Whatsapp?
Como vender de forma eficiente pelo Whatsapp?
Muitos negócios estão adotando o Whatsapp como canal de vendas, pela proximidade e conveniência que o aplicativo de m...
Saiba mais

Leave A Comment

Please note, comments must be approved before they are published