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A importância da integração de canais para o setor farmacêutico

O setor farmacêutico vem mudando nos últimos anos, principalmente no varejo que deixou de ser um lugar especializado na venda de medicamentos e passou a ser um lugar de bem-estar e serviços, aumentando assim as margens do segmento e a conveniência oferecida por farmácias.

No ambiente online, as farmácias podem aumentar ainda mais seu mix de produtos, oferecendo novas categorias em seu e-commerce através de parceiros comerciais e até mesmo serviços de suas unidades físicas.

Seja qual for a estratégia utilizada, é interessante mostrar que o omnichannel é uma oportunidade para as farmácias se aproximarem de seus clientes e se tornar mais relevante.

A seguir, separamos alguns insights sobre como sua estratégia online pode beneficiar o varejo offline da sua farmácia.

Integração dos canais offline e online

O ambiente digital já permite que farmácias façam a nutrição de seus clientes ao longo da jornada e complementar a venda através de novos modelos de negócios adotados.

O setor tem grandes oportunidades de engajar o cliente, tanto online quanto offline, investindo na experiência do cliente, ofertas personalizadas, de fato conhecendo o cliente dentro e fora do ambiente online para impulsionar as vendas e criar um relacionamento de longo prazo.

Se a intenção é integrar canais, saiba que a logística precisa ser muito bem estruturada, desenvolvendo modelos de entrega rápida. Trabalhar com distribuições centralizadas pode acabar gerando altos custos para a empresa. A resposta mais valida é o omnichannel, que permite integrar os estoques das lojas físicas ao e-commerce, e garantir que o cliente receba o produto em menos tempo, identificando a loja mais próxima do seu endereço.

Além disso, existem opções que facilitam ainda mais a vida do cliente, como o clique e retire, também conhecido como pickup store, onde o cliente pode optar por retirar seu produto na loja mais próxima em um período menor. O Ship from store, integração com programas de fidelidade e prateleira infinita que beneficia os clientes da loja física, são recursos interessantes para o setor não só migrar sua operação para o online, mas integrar seus canais.

Marketplace In & Out

Você já deve ter lido ou escutado por aí, os termos marketplace in ou marketplace out e se perguntado o que significam para um negócio. E apesar de ambos carregarem a essência do marketplace, são coisas totalmente diferentes.

O marketplace out, é a estratégia mais utilizada quando o assunto é marketplace, pois consiste em vender produtos em canais terceiros e mais consolidados no varejo, já o Marketplace In é a estratégia que consiste em trazer novos sellers para seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando sua operação atual em uma marketplace. 

No setor farmacêutico, o marketplace In pode possibilitar a parceria com marcas de cosméticos e cuidados pessoais e aumentar o seu mix caso ainda não trabalhe com produtos de outras categorias.

Além disso, se sua marca possui uma rede considerável de lojas físicas, é possível integrar os estoques e transformar o seu e-commerce em uma operação mais robusta através da estruturação de um marketplace In.

Saiba mais sobre o setor farmacêutico no digital

Baixe agora nosso “Checklist: As principais funcionalidades para o e-commerce de farmácia” e tenha acesso a insights, tendências e uma lista completa com funcionalidades para o setor.

Apesar de ser um setor ainda em expansão no ambiente online, o varejo farmacêutico já traz muitas oportunidades para as marcas que querem utilizar o digital em sua estratégia.

Vale lembrar que contar com um parceiro em tecnologia para auxiliar na construção do seu e-commerce, pode fazer total diferença uma vez que sua marca pode contar com especialistas que irão auxiliar, executar e até mesmo lhe dar insights para melhorar o custo beneficio do seu projeto e lhe trazer mais lucratividade.

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