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6 Passos para iniciar seu e-commerce na Shopify

Muitas empresas vem aderindo os canais digitais, só aqui no Brasil entre Março e Maio de 2020 foram mais de 107 mil lojas virtuais abertas. Boa parte desta crescente vem como consequência do novo cenário que estamos vivendo, onde foi necessário encontrar formas alternativas para continuar empreendendo.

Se você quer iniciar seu próprio negócio na internet, já deve ter se deparado com o passo a passo do que precisa ser feito para abrir uma loja virtual. Entre as mais importantes está a escolha da plataforma que irá hospedar a sua loja e oferecer a estrutura e facilidade que seu negócio precisa para ter a segurança de iniciar sua operação.

A escolha da plataforma pode ser algo complicado para que está iniciando, é preciso considerar não apenas o preço da hospedagem, mas o suporte, atendimento, funcionalidades e facilidades que a plataforma oferece para negócios iniciantes.

A Shopify é uma plataforma que oferece ótimas condições para o lojista que está iniciando sua loja virtual, com estrutura facilitada e opções interessantes para evoluir seu e-commerce, tornar seu negócio multicanal e ainda utilizar outros canais de vendas como o marketplace.

Neste artigo vamos mostrar através de 6 passos, como é fácil montar a sua loja virtual na Shopify e começar a vender.

1º Passo: Crie sua loja na Shopify

Para iniciar sua loja na Shopify é necessário realizar um cadastro simples e colocando o nome e endereço da sua nova loja online. O interessante é que a Shopify lhe concede 14 dias de teste grátis, para você avaliar se a plataforma oferece tudo o que seu negócio precisa, testar as funcionalidades e possibilidades que a Shopify oferece.

Após o teste grátis, você poderá optar por um dos planos que variam entre $29 à $299 dólares por mês. Para quem está iniciando o Plano Basic atende muito bem as necessidades com possibilidade de vendas em marketplaces e redes sociais, criação de código de desconto, recuperação de carrinho abandonado, criação de cartão presente, entre outros recursos.

Além disso, ao escolher o nome da sua loja, a Shopify cria uma URL usando este nome automaticamente dentro de seus domínios (.myshopify.com). Mesmo depois de criada você poderá alterar e até mesmo adquirir um domínio próprio para sua marca.

2º Passo: Comece a adicionar produtos na sua loja

Após criar a sua loja, está na hora de começar a adicionar os produtos que irá vender. É recomendado seguir para este passo logo no início para ajudar a visualizar como seus clientes irão ter acesso aos produtos.

Adicionar os produtos é simples, basta acessar a Dashboard principal da sua loja e clicar no menu lateral em produtos e adicionar produto. Em seguida basta preencher as informações do produto como nome, descrição sobre o que é, imagens para visualização, preço de venda, estoque disponível, adicionar alguma variante como cor ou tamanho, disponibilidade e claro, otimizar o SEO da sua página de produto.

3º Passo: Crie as páginas da sua loja virtual

Uma das coisas fundamentais para que sua loja online tenha relevância para seus clientes, é criar páginas que ofereçam informações importantes sobre sua empresa ou produtos. Essas páginas de informações ajudam a criar confiança por parte dos usuários que visitam a sua loja, então é importante configura-las.

Comece por páginas que consolidam sua empresa como: Sobre a empresa, para contar um pouco da sua trajetória e valores; Fale conosco, para abrir um canal de atendimento do seu e-commerce; Perguntas frequentes, para facilitar seus clientes a encontrar informações sobre produtos e especificações; e claro, adicionar as páginas de políticas da loja, como as sobre devolução de produtos, privacidade, entre outras.

4º Passo: Temas, templates e personalização da sua loja

Você já tem meio caminho andado, parabéns. Chegou a hora de pensar no visual da sua loja, como será sua estética, a disposição dos produtos e das informações e também as funcionalidades que terá. Isso é importante principalmente para entregar uma experiência visual condizente a sua proposta com a marca.

A Shopify possui uma loja de temas, onde você pode selecionar o que for mais adequado para seu negócio. Basta escolher e clicar em personalizar. Os temas se dividem entre opções pagas e gratuitas, e também temas organizados por nicho de mercado, como temas voltados para e-commerce de moda, decoração, etc.

A vantagem dos temas é que você pode personalizá-lo com textos e imagens, editar menus e rodapés, selecionar fontes, cores e elementos gráficos que se adéquam a sua marca. Para editá-los é recomendado ter um conhecimento em programação para evitar bugs na loja.

Além das opções disponíveis na loja de temas, você também poderá optar por desenvolver seu próprio tema, de acordo com as suas próprias necessidades, nesta opção você conta com agências parceiras, como nós da Codeby que são especializadas em desenvolvimento de e-commerce na Shopify. A vantagem de desenvolver o seu próprio tema é ter uma equipe fazendo todo o trabalho técnico, evitando erros na sua loja.

5º Passo: Configure pedidos, pagamentos e impostos

Antes de colocar a sua loja no ar, é necessário dar atenção a algumas configurações importantes que irão garantir o funcionamento da sua loja virtual. No menu de configuração da Shopify, você terá acesso a todas as configurações necessárias, tente dar prioridade para estas:

  • Checkout: Neste menu você configura todas as informações que precisa coletar do cliente para ter uma compra realizada. 
  • Frete e entrega: Nesta seção você irá definir as taxas de fretes gerais, inserir a opção de retirar no local caso conte com lojas físicas ou parceiros. Também é possível pré configurar dimensões de embalagens para que o cálculo do frete seja feito durante o checkout do cliente. E ainda, caso seu plano contemple, é possível habilitar o cálculo de taxas de transportadoras terceiras.
  • Provedores de pagamento: Onde você irá determinar as formas de pagamento que serão aceitos no seu e-commerce.
  • Impostos: Onde poderá configurar a cobrança de impostos sobre o produto vendido.

6º Passo: Comece a vender

Pronto, realizando todos os passos e seguindo as configurações necessárias, sua loja está pronta para vender. Agora inicia o período de aprendizado e evolução, onde você irá analisar  e ajustar a loja conforme o feedback dos clientes e os dados que começará a coletar.

Ajustes como tempo de carregamento, bugs, SEO, melhorar a experiência do usuário, além de criação de novas funcionalidades ou componentes do seu site, podem ser feitos através da contratação do serviço de suporte, para garantir qualidade na navegação e consequentemente melhores taxas de conversão e vendas.

Agora que você já sabe como iniciar o seu e-commerce na Shopify, talvez goste de conhecer nossa solução que entrega sua loja em até 15 dias, com pacote de evolução, isso totalmente acessível para novos empreendedores que estão iniciando sua operação online, conheça clicando aqui!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a plataforma Shopify, então baixe nosso Guia para iniciantes em Shopify.

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