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5 dicas salvadoras para gerenciar o estoque da sua loja virtual

Um bom gerenciamento de estoque é fundamental para o funcionamento dos negócios, inclusive no e-commerce. É uma tarefa desafiadora ter um controle gerencial do estoque de loja virtual. Você não pode prometer algo que não cumprirá, certo? Logo, um controle de fluxo de entrada e saída de mercadorias atualizado para cumprir as demandas traz segurança e previsibilidade para reposição.

Para não correr o risco de problemas de logística que possam prejudicar a imagem da organização, boas práticas de gerenciamento de estoque são indispensáveis para o alcance de bons resultados. Confira, neste artigo, dicas salvadoras para gerenciar o estoque da sua loja virtual. Boa Leitura!

1. Definia a necessidade do controle de estoque

É importante definir o que você realmente precisa ter em estoque. Há uma técnica conhecida como DropShipping, que consiste na loja virtual não trabalhar com um estoque próprio, mas sim ofertar e comercializar produtos que estão alocados no estoque do fornecedor. Essa é uma das formas de obter maiores vantagens nos negócios virtuais.

Também existe o método Cross docking, que funciona por meio do cruzamento de docas: o fornecedor encaminha as mercadorias para o logista realizar a conferência e verificar se está tudo certo conforme o pedido. Logo após isso, o produto é embalado e encaminhado para o cliente.

Porém, se esse não for o seu caso, você pode utilizar um estoque próprio, bem definido em categorias, para facilitar a localização dos produtos e fazer o inventário. Além disso, você pode optar por um modelo híbrido utilizando essas técnicas em conjunto, avaliando cada fornecedor e as demandas da sua loja virtual, visando não diminuir a sua variedade de produtos e facilitar a gestão.

2. Trabalhe constantemente com métricas

Para obter sucesso no gerenciamento, é preciso ter métricas que permitam o diagnóstico preciso e as medidas mais adequadas para o seu estoque de loja virtual. Esses indicadores favorecem na harmonia do funcionamento do estoque. As principais métricas são:

2.1. Capacidade de armazenamento

Essa métrica indica o quanto você está usando do seu espaço disponível para estoque. Você precisa ter um excelente conhecimento da área do seu acervo. Ao entender qual a capacidade disponível para receber e alocar cada produto, você deve ter, pelas práticas atuais do mercado, cerca de 85% de ocupação total de estoque.

2.2. Tempo de ciclo

O tempo de ciclo é uma métrica que se refere ao tempo relacionado ao processo de compra e recebimento das mercadorias. Isso é possível mediante o cálculo do tempo que as mercadorias levam do requerimento feito ao fornecedor até o recebimento do pedido no seu estoque

Assim, esse indicador mostra exatamente o prazo de antecedência necessário para você fazer o pedido e evitar atrasos no processo de venda ao consumidor final. Isso evita, clientes insatisfeitos com o não cumprimento dos prazos de entrega.

2.3. Cobertura de estoque

Essa é uma das principais métricas: ela permite que você saiba por quanto tempo o seu inventário atual atenderá ao fluxo de demanda sem que haja a necessidade de reposição imediata. Para obter o cálculo desse indicador, você precisa cruzar a quantidade de produtos que tem em estoque com a previsão de vendas, podendo haver algumas variantes de mercado.

2.4. Consumo médio

Com esse indicador, você tem o demostrativo da quantidade de itens consumidos em um determinado período. Embora essa métrica tenha variações como promoções, economia e clima, em linhas gerais, ela serve para ter uma boa noção da quantidade de determinado produto que você necessita ter no seu estoque.

Por exemplo, se você quiser saber a quantidade de venda de determinado item por dia e sabe que vendeu 6000 em um mês, em média, você saberá que são 200 unidades vendidas ao dia. Logo, você tem um controle da estimativa de quantos produtos o seu estoque deve ter para cobrir esse fluxo de vendas.

3. Deixe os produtos de maiores saídas em fácil acesso

Essa é uma dica valiosa, pois partindo do princípio básico para a organização do estoque de loja virtual, o que for mais solicitado deve ser facilmente localizado para agilizar o processo. Coloque nos locais mais acessíveis do seu estoque os itens com maior demanda de compras, para que eles sejam rapidamente separados e conferidos para o envio ao cliente.

Automatizar o controle de gerenciamento de estoque facilita essa tarefa e evita erros. É comum ocorrer descuidos em pontos básicos quando se trata de estoque de loja virtual. Por isso, não deixe de sempre verificar se a limpeza e a organização estão em dia.

4. Mantenha o controle de entrada e saída sempre atualizado

Para manter o controle de estoque, é necessário não se descuidar em nenhum momento de manter as informações de entrada e saída de mercadorias atualizadas. Dependendo da quantidade de pedidos e do tamanho do estoque, essa tarefa se torna mais complexa, o que exige que todos os registros estejam devidamente em dia.

Escolha um bom software para facilitar esse controle: existem versões gratuitas e outras pagas que vem com ferramentas de integração com outros setores como financeiro, suprimentos, notas fiscais, etc. Assim, todo controle de estoque fica centralizado e mais eficiente.

5. Invista na boa relação com fornecedores

Os fornecedores são os seus parceiros de negócio que fornecem todo o suprimento para o seu estoque de loja virtual, logo, é fundamental ter uma boa relação com eles. Não se prenda apenas ao preço, mas à confiança e ao bom relacionamento por meio da transparência no diálogo e na qualidade de serviço desejada.

Seja claro na negociação de contratos, verifique se esses fornecedores estão alinhados com os prazos que você precisa para manter o estoque em dia com as demandas. Um bom parceiro estará sempre disposto a atender você quando necessário e isso fará toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Com isso, não esqueça de treinar sua equipe para ela conhecer todas essas dicas e se engajar nessas boas práticas. Dessa forma, você extrairá o melhor do que o gerenciamento de estoque de loja virtual pode oferecer para o seu negócio.

Já organizou o estoque da sua loja virtual? Está entusiasmado para colocar todas essas dicas salvadoras em prática? Então compartilhe essa experiência conosco, deixando o seu comentário neste post. Não se esqueça!

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