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4 tendências para o setor de e-commerce para 2022

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados com o crescimento acelerado das vendas online no Brasil e no mundo. Mais pessoas estão realizando compras pela internet, cerca de 6,2 milhões para ser exato, de acordo com o 44º Relatório da Webshoppers.

Isso também quer dizer que a concorrência está cada vez maior, o que torna desafiador ocupar um espaço relevante em meio a tantas lojas virtuais.

Para empresas que buscam se destacar, é essencial incorporar inovações em seus canais de venda para reforçar a autoridade da marca e potencializar a experiência do usuário.

Seguir as tendências pode ajudar sua marca a alcançar a autoridade que tanto procura no e-commerce. Por isso, neste artigo vamos compartilhar algumas das principais tendências do e-commerce para 2022.

1. Live Commerce

O live commerce é uma estratégia de interação através de streaming de lives para alavancar vendas no e-commerce. Através desta experiência o lojista pode promover produtos e serviços, oferecendo uma interação mais personalizada ao cliente.

Esta modalidade é bastante comum na China, mas vem se espalhando pelo mundo todo principalmente durante a pandemia, quando os artistas começaram a realizar transmissões ao vivo patrocinados por marcas que disponibilizavam QRCode para um link de compra.

Segundo os dados da Wyzowl, cerca de 96% dos usuários assistem vídeos de explicação para entender sobre um produto ou serviço. Além disso, 84% dizem se sentir mais convencido a comprar um produto após assisti um vídeo da marca.

Já outros 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo. Conseguimos entender que os vídeos estão presente, principalmente na fase de consideração de compra.

As marcas que já entenderam essa tendência do consumidor, começaram a investir no live-commerce, convidando influenciadores digitais para promover produtos e serviços, oferecendo promoções exclusivas que convidam o consumidor a assistir, interagir e a comprar. A tendência é que mais marcas invistam nesta estratégia a fim de criar maior proximidade com o cliente.

2. Super Apps e Shoppable

Mais da metade de todo o tráfego na web vem de dispositivos mobile, segundo estudo realizado pela Smart Insights, e a previsão é de que esse número aumente em 25% até 2025. 

Com a criação de super apps, que agregam funcionalidades como chat, pagamentos, compras, jogos e serviço de delivery, o consumo centralizado se torna possível, otimizando a retenção e captação de novos usuários e sendo uma fonte rica de dados para estratégias de personalização focadas na necessidade do consumidor.

Estes Aplicativos estão evoluindo de tal forma que já contemplam a jornada de compra completa do cliente, incluindo a vitrine de produtos, atendimento e pagamento. O que permite ao lojista decentralizar o checkout e ampliar as opções de pagamento para cada tipo de cliente.

Na prática, investir nestes super apps simplifica a jornada do cliente, expandindo o alcance da marca e otimiza os processos entre a loja e os clientes.

3. Experiências 3D

Uma das dificuldades de realizar compras pela internet, é não ter a noção exata das proporções do produto, ou de como o produto será aplicado no contexto da vida do consumidor. Essas dúvidas motivam muitos consumidores a optar por não realizar compras pelos canais digitais.

Inserir modelos 3D dos produtos torna a experiência de compra mais interativa, além de preencher a lacuna deixada pela falta de contato do consumidor com o produto.

Algumas empresas já vem investindo no desenvolvimento de plataformas que permitem interação do consumidor com modelos digitais 3D, principalmente no setor de moda. Algumas marcas de vestuário utilizam modelos de roupas tridimensionais com aspecto realista que se moldam ao corpo do consumidor, além de mostrar combinações para aquela peça.

Esta tendência será forte no próximo ano, já que diminui a taxa de devolução por insatisfação, auxilia o consumidor a fazer escolhas mais assertivas aumentando assim a confiança do consumidor no produto.

4. Voice Commerce

O comando por voz já é uma facilidade adotada por muitos consumidores, uma pesquisa recente mostra que mais de 60% dos brasileiros já usam comandos de voz em seus dispositivos. 

Assistentes virtuais como a Alexa também vem conquistando pessoas pelo mundo todo, o que abre porta para o e-commerce, já que com ela é possível colocar produtos no carrinho da Amazon e realizar compras, tudo isso por comando de voz.

Estima-se que em aproximadamente 3 anos, 40% das transações serão realizadas por meio de comando de voz. Dessa forma, é interessante os e-commerces se prepararem para este tipo de pesquisa. 

Além disso, adequar o seu site para os algoritmos dos mecanismos de pesquisas como o Google, garante maior acessibilidade para deficientes visuais e movimenta o mercado para um cenário mais inclusivo.

Gostou de conhecer estas tendências? Se quiser aprofundar ainda mais sobre as tendências para o e-commerce, leia nosso e-book “Tendências para o e-commerce 2022”.

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