Volume de acessos no e-commerce: como garantir a estabilidade?

Volume de acessos no e-commerce: como garantir a estabilidade?

Para profissionais que estão dando os primeiros passos rumo ao sucesso do e-commerce, é importante ter um grande fluxo de visitantes em sua loja virtual. Porém, um forte aumento no volume de acessos no e-commerce também é uma fonte de preocupação, você sabia?

Por conta do seu rápido crescimento ou por alguma data especial, para que o seu e-commerce consiga aproveitar todo o potencial gerado pelo aumento no volume de acessos, é preciso estar preparado e não cometer tropeços. Quer saber como? Os detalhes estão logo abaixo!

Tenha Um Servidor Escalável

Esse tipo de hospedagem acompanha o aumento no volume de acessos no e-commerce de maneira automática. Os dados do seu site fica armazenado na nuvem, não em servidores físicos locais.

Assim, à medida que o número de visitantes aumenta, o serviço de hospedagem distribui a demanda em diversos servidores espalhados na rede, sem sobrecarregar nenhum deles.

Além de contribuir para a estabilidade do site, em casos de picos de acesso, também ajuda a manter a loja virtual sempre acessível, pois os dados estão mais seguros quando armazenados em diversos locais. Assim, não corre o risco de ficar fora do ar ao ocorrer panes, como acontece quando o site está hospedado em apenas um servidor.

Otimize O Desempenho Do Site

Ao abrir alguns programas em seu computador, você deve ter percebido que alguns são rapidamente carregados, enquanto outros, por serem mais complexos, demoram mais.

Isso ocorre por conta da quantidade de cálculos que o seu computador precisa fazer para disponibilizar todas as funcionalidades do programa a ser aberto.

O mesmo ocorre com os sites ao serem carregados pelos visitantes. Os mais simples abrem sem demandar muitos recursos do servidor. Porém, as lojas virtuais são um modelo de site que costumam demandar mais recursos do sistema.

Isso ocorre porque elas contêm conteúdos dinâmicos, ou seja, são carregados de acordo com determinados parâmetros. Além disso, há constante consulta aos bancos de dados para acessar as informações dos diversos produtos.

Sendo assim, você precisa fazer com que o seu site demande o mínimo possível de recursos extras do servidor, para que ele não fique sobrecarregado nos casos de aumento repentino no volume de acessos no e-commerce. Para isso, é preciso saber o que mais impacta o desempenho do seu site.

Uma interessante ferramenta para isso é o Google Page Speed Insights. Ao utilizá-lo, você saberá a velocidade de carregamento do seu site e receberá sugestões para torná-lo mais rápido e diminuir a carga do servidor.

Ative Uma CDN

A sigla CDN ou Content Delivery Network, significa Rede de Distribuição de Conteúdo. Mas o que esse termo complicado pode fazer para aumentar a estabilidade, em casos de aumento no volume de acessos no e-commerce?

A ideia é relativamente simples. Ao ativar uma CDN, você espalha cópias do conteúdo da sua loja virtual para diversos data centers localizados ao redor do mundo.

Dessa maneira, os visitantes do seu e-commerce receberá o conteúdo solicitado a partir do data center mais próximo. Isso faz com que o carregamento seja mais rápido e diminui a sobrecarga dos servidores, por estarem espalhados.

E não pense que se trata de um recurso caro. O seu preço costuma ser inferior ao cobrado pela hospedagem do site. Sendo assim, utilize-o para garantir a estabilidade da sua loja virtual.

Proteja-Se Contra Hackers

Além da preocupação constante do empreendedor que atua na WEB em proteger os dados cadastrais e de pagamento dos seus clientes, ele precisa estar atento também quanto a ataques que tem o intuito de tirar uma página do ar.

Muitos desses ataques são realizados próximos às datas importantes para o e-commerce, como a Black Friday, por exemplo, pois os prejuízos serão maiores.

Portanto, você precisa conversar com o suporte do serviço de hospedagem da sua loja virtual para saber quais os recursos que eles disponibilizam para aumentar a segurança contra invasões ao seu site.

Além disso, cuide do computador que você utiliza para administrar seu e-commerce. Utilize antivírus bem avaliado no mercado e atualizado. Também não se esqueça de usar senhas fortes para acessar o painel de controle.

Como se não bastasse invadir, alguns hackers utilizam outra técnica para derrubar um site. Eles programam sistemas robotizados que geram uma onda de inúmeros acessos simultâneos, ocasionando a sobrecarga do servidor. Para evitar esse tipo de ataque, existem ferramentas que detectam o aumento significativo de acessos provenientes de um mesmo IP e interrompem a conexão.

Monitore O Seu Site

Mesmo tomando todos esses cuidados, ainda é possível ocorrer erros no seu e-commerce que podem comprometer a sua estabilidade, em casos de elevado volume de acessos. Para que isso não aconteça, o seu site deve ser monitorado regularmente.

Comece montando um histórico dos erros reclamados pelos seus clientes e corrija rapidamente os que mais aparecem. Além disso, verifique como o seu site utiliza os recursos do servidor e, caso o consumo esteja alto, tome providências para corrigir essas falhas.

Fique atento também à codificação da plataforma. Códigos muito extensos ou com erros de digitação fazem com que o carregamento fique lento ou até o site saia do ar, causando enormes prejuízos.

Além de fazer o seu monitoramento, verifique se o seu serviço de hospedagem também acompanha seu desempenho e busca realizar aperfeiçoamentos preventivos. Isso porque não basta apenas fazer o seu trabalho. Seus parceiros comerciais também precisam estar atentos a esse assunto, pois ganhar a fama de loja virtual que sempre sai do ar é um título que nenhum empresário deseja.

Essas cinco dicas, com certeza, ajudarão bastante a efetuar um planejamento para que você esteja preparado para aumentar o volume de acessos no e-commerce, seja por conta do seu crescimento orgânico ou por movimentos atípicos, como datas comemorativas. E não deixe de acompanhar as variações de acessos e como a sua loja virtual se comportou. Isso servirá de base para futuros ajustes.

Entre em contato para saber mais!

Evolua seu e-commerce! Conte com a ajuda do time Codeby, uma agência especializada em tecnologia, focada em performance e usabilidade para ajudar empresas a venderem mais através de seus canais digitais. 


Conheça nossas soluções conversando com nossa equipe de especialistas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade