Vendas por WhatsApp Como o aplicativo de mensagens pode aumentar as vendas do seu negócio

Vendas por WhatsApp: Como o aplicativo de mensagens pode aumentar as vendas do seu negócio

Ganhando cada vez mais espaço entre os comerciantes, o WhatsApp vem se tornando um canal de vendas interessante para empresa, cerca de 80% delas já estão na plataforma de mensagens e muitas outras já pensam em utilizar o aplicativo para aumentar suas vendas.

No artigo de hoje vamos falar como o WhatsApp pode aumentar as vendas do seu negócio e o que você pode fazer para começar a utilizá-lo com eficiência.

Relacionamento entre consumidores e marcas no WhatsApp

Não existem dúvidas de que o Whatsapp se tornou uma ferramenta indispensável para se relacionar com o consumidor. De acordo com a pesquisa Digital 2022, publicada em parceria entre We Are Social e Hootsuite, os cerca de 165 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil passam em média 29,2 horas por mês na plataforma. 

Seja como canal de atendimento instantâneo ou vendas diretas, o aplicativo de mensagens é uma oportunidade não só para empresas, mas para consumidores que buscam mais contato com suas marcas favoritas.

Uma pesquisa realizada pela eCGlobal aponta que o consumidor está interessado em interações com empresas através do WhatsApp. Segundo pesquisa, cerca de 64% gostariam de receber ofertas e promoções pelo aplicativo, outros 45% gostariam de ter conteúdo exclusivo enviado por perfis de empresa. Apenas 16% afirmam que não gostariam de receber nenhum conteúdo de marcas.

Com isto, conseguimos visualizar o potencial do WhatsApp como ferramenta de relacionamento entre marcas e consumidores, uma vez que as pessoas têm interesse em receber conteúdos e ofertas de marcas se foram exclusivas ou imperdíveis.

Como vender pelo WhatsApp?

Agora que você já sabe como é a aceitação do público, chegou a hora de pensar na sua estratégia de vendas por WhatsApp e aqui vão algumas dicas para te ajudar a aumentar as suas vendas através deste canal.

  • Fuja dos grupos, utilize listas de transmissão: Com estas listas, é possível enviar uma mensagem para até 256 contatos diferentes. A vantagem é que a interação é mais pessoal do que as feitas em grupos.
  • Saiba oferecer conteúdos relevantes para seus clientes: É necessário gerar interesse ao seu público. Saiba o que sua persona gosta de receber, seja áudio, vídeo, promoções, ou até mesmo um resumo das últimas postagens do seu blog. Por isso, sempre peça feedbacks, para entender o que você pode melhorar no conteúdo.
  • Dê o número da sua empresa para seus clientes: Não é necessário quebrar a cabeça para conseguir contatos no WhatsApp. Divulgue o número da sua empresa para seus clientes, dessa forma ele sente mais confiança para interagir com o seu negócio e reduz consideravelmente as taxas de bloqueio e insatisfação.
  • Utilize o WhatsApp como canal de atendimento: Muitos clientes preferem enviar mensagens pelo aplicativo do que ficar esperando para serem atendidos no telefone. Aproveite este recurso para oferecer um atendimento mais rápido e prático.
  • Organize seus clientes: Renomeie seus contatos de acordo com o estágio de relacionamento. Assim facilita na hora de retornar o contato ou até mesmo agrupar clientes que geram vendas com mais frequência.
  • Crie um funil de vendas no WhatsApp: Cada um dos prospectes estão em uma etapa diferente do funil de vendas, por isso não faz sentido enviar uma mesma mensagem para todos eles. Montem um funil com os clientes que estão no primeiro contato com você, os clientes que estão interessados a realizar compras e os que já fizeram compras e tem grandes chances de iniciar uma nova compra. Após separar os interesses dos seus clientes, monte um cronograma de mensagens que irá te ajudar a se relacionar com o seu cliente em cada um desses momentos.
  • Crie uma campanha de vendas no WhatsApp: Mensagens com linguagem persuasiva tem mais chances de serem repassadas e de gerar mais volume de vendas. Por isso, invista em campanhas no WhatsApp, utilize gatilhos mentais de urgência ou escassez para incentivar a tomada de decisão.
  • Treine a sua equipe de vendas pelo WhatsApp: Invista no treinamento da sua equipe, é possível atender clientes, tirar dúvidas e gerar vendas pelo aplicativo de mensagens. Garantir que sua equipe esteja preparada é essencial para que as reclamações e mal entendidos sejam mínimos.

Vendas e atendimento no WhatsApp, conheça a solução na plataforma VTEX

É inegável o potencial do WhatsApp para impulsionar as vendas e fortalecer os relacionamentos com os clientes das marcas. Em um cenário de Digital Commerce cada vez mais competitivo, as empresas que buscam se destacar precisam contar com soluções que maximizem seus resultados por meio dessa poderosa ferramenta.

É exatamente por esse motivo que apresentamos o VTEX Assisted Sales, uma solução que facilita as vendas pelo WhatsApp, conectando clientes e vendedores de forma automatizada e simplificada para potencializar os resultados de negócios. Com o VTEX Assisted Sales, o WhatsApp passa a trabalhar a favor da sua marca, impulsionando suas vendas e acelerando seu tempo para geração de receita.

Mas como funciona?

O VTEX Assisted Sales gerencia todo o processo de atendimento ao cliente por meio do WhatsApp. Essa solução permite a conversão e distribuição automática e inteligente de leads entre os vendedores e outros departamentos da empresa. Além disso, a produtividade da equipe de vendas é consideravelmente aprimorada, por conectar os clientes dos canais digitais aos vendedores das lojas físicas, evitando ociosidade quando não há clientes presentes na loja.

Além disso, essa solução é compatível com as principais ferramentas de marketing e CRM disponíveis no mercado. Isso possibilita a otimização das campanhas por meio da análise e cruzamento de dados, fornecendo informações valiosas sobre o perfil dos seus clientes.

Se você ficou interessado nesta solução e deseja potencializar as vendas e o relacionamento com seus clientes por meio do WhatsApp, não hesite em entrar em contato com a Cdoeby. Somos uma empresa reconhecida como uma das três melhores no quadrante VTEX e somos especialistas em implementações de e-commerce. Estamos prontos para ajudá-lo a tirar o máximo proveito dessa poderosa ferramenta e a alcançar seus objetivos de negócios.

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos impulsionar o seu sucesso no mundo do comércio digital.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade