Será que vale a pena escolher a plataforma Shopify?

Será que vale a pena escolher a plataforma Shopify?

O mercado do e-commerce tem se demonstrado muito promissor no Brasil. Com o crescimento digital impulsionado pela pandemia em 2020, o país se destacou no ranking de crescimento das vendas online, atingindo 22,2% em 2022 no levantamento da CupomValido.

Isso significa que ter uma loja virtual é uma oportunidade de empreendimento que pode dar muito certo. Mas, para conseguir pegar carona no êxito das vitrines virtuais, você precisará fazer uma boa administração e tomar alguns cuidados essenciais, como a escolha da plataforma ideal, ferramentas de gestão e estratégias de negócio.

O principal cuidado seria na escolha da estrutura do seu site de compras. Pensando nisso, fizemos este artigo onde vamos comparar e mostrar as vantagens de escolher a plataforma Shopify.

Quer aprender mais sobre ela e saber como começar o seu negócio com o pé direito? Então venha conosco!

O que é plataforma Shopify?

É um sistema autônomo para a criação de uma loja virtual. Pode ser administrada por iniciantes e é bem vista no mercado de e-commerce pela sua capacidade de integração e customização.

Demais plataformas

Outras plataformas também são bastante usadas para vender pela internet. Um bom exemplo é a WordPress, uma das mais conhecidas. Não somente para e-commerces, a plataforma é bastante usada para blogs e quaisquer outros tipos de sites.

No entanto, apesar de popular, ela não foi desenvolvida exclusivamente para lojas virtuais, como a Shopify. Para que esta funcionalidade seja habilitada, é necessário instalar o aplicativo WooComerce, que acrescentará ao seu site as funcionalidades para a gestão da exibição dos produtos na loja.

O WordPress tem variedade de temas, apesar de, certamente, você precisar contar com um programador experiente para a customização, além das opções oferecidas pelo painel de adaptação. Isso porque os layouts disponíveis podem ter algumas limitações para a melhor disposição da sua vitrine, se você comercializa muitos produtos, por exemplo.

Já outras plataformas desenvolvidas diretamente para e-commerces, como a Boxloja e a Loja Integrada possui layouts adequados, mas com certas limitações como a menor variedade de temas disponíveis, de integrações e funcionalidades.

Por que usar a plataforma Shopify?

Como prometemos no início deste artigo, vamos falar sobre as vantagens de escolher a plataforma Shopify. Então, relacionamos algumas que a colocam à frente das demais. Veja quais são elas.

Simples de usar

A plataforma Shopify tem um painel simples, que permite que até iniciantes façam as configurações básicas para colocarem a loja no ar.

Além disso, por ser uma plataforma autônoma, ou seja, não estar integrada a outra, não requer instalação de recursos adicionais, essenciais para seu funcionamento. Basta fazer um cadastro com login e começar a administrar o estoque, as vendas e a exibição dos produtos no site.

Variedade de temas

Sabemos que o WordPress tem uma grande variedade de temas e que o código é aberto, possibilitando a customização. No entanto, a plataforma Shopify tem vários temas pensados exclusivamente nas necessidades do e-commerce.

Por esse motivo, é mais fácil optar por um layout adequado, que comporte bem a sua vitrine, com boa usabilidade e navegação e que seja a cara do seu negócio. Tudo isso vai contribuir para que sua loja tenha melhor desempenho nas vendas.

Boas funcionalidades

Quando dizemos que a plataforma Shopify é completa, queremos falar que ela possui uma variedade de funcionalidades. Podemos citar, primeiramente, a possibilidade de gerenciar pedidos e responder a clientes pelo seu celular iOS ou Android.

Outras funcionalidades também precisam ser destacadas, como os recursos principais, que tornam o seu site eficiente para marketing digital. Então, você poderá criar com facilidade landing pages para campanhas estratégicas de e-mail, redes sociais ou Adwords.

Além disso, tem código amigável para que o seu site tenha bom desempenho no Search Engine Optimization (SEO). Outros recursos, como o monitoramento de conteúdo duplicado e demais ferramentas também ajudam a gerenciar o seu bom posicionamento nas páginas do Google.

Também podemos citar a robusta base de dados que é gerada pelo Shopify, que permite trabalhar ainda melhor com os seus clientes e uma boa integração com e-mail marketing, redes sociais e blog para o site.

Personalização

Além de toda a variedade de layouts prontos e gratuitos, você poderá optar por adquirir um totalmente personalizado. Sendo assim, ampliam-se as possibilidades de você alcançar o modelo ideal para o seu negócio.

Suporte

Além do fórum da comunidade do Shopify e a possibilidade de contatar por e-mail, você também poderá acionar a equipe de suporte pelo telefone. Esse apoio é composto por engenheiros que prestam o suporte e oferecem dicas para o melhor aproveitamento da plataforma.

Integração

O seu site poderá ser integrado com o MailChimp, uma das maiores ferramentas de e-mail e automação de marketing do mundo. Mas, a plataforma Shopify permite a integramos com outros diversos aplicativos que ampliam as funcionalidades.

  • Privy e Smule.io, para marketing;
  • Sales Pop, para vendas e promoções;
  • Instagram Shop e Outfy para integração para vendas nas redes sociais;
  • After Ship e Easyship para gestão de envios;
  • Sufio e Quickbooks, para ajudar na contabilidade;
  • Compass e Better Reports para geração de relatórios;
  • Facebook Chat e Easy Contact Form, para relacionamento com o cliente, entre outros.

Como implementar

Como dissemos no início deste artigo, começar a usar o Shopify é muito simples. Basta fazer o login na plataforma e iniciar as configurações. No entanto, por mais que pareça algo extremamente básico, é necessário contar com o apoio de um profissional de programação e de alguém que esteja por dentro das principais tendências do e-commerce e também do marketing digital.

Isso porque essa pessoa o ajudará a escolher e customizar o seu layout e criar um belo design pensando na responsividade, amigabilidade com os robôs de busca e na melhor usabilidade. Então, poderá sempre proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Esses são quesitos fundamentais para a decisão de compra do usuário e, também, para que ele se fidelize à sua loja.

Podemos concluir que, apesar do crescimento contínuo do e-commerce para o comércio, é preciso estar atento às melhores práticas para poder ser competitivo neste imenso mercado. Sendo assim, optar pela plataforma Shopify é o primeiro passo à frente para alavancar o seu e-commerce.

Então, para garantir que a implementação da sua loja virtual seja impecável e você tenha resultados incríveis, ainda de início, entre em contato conosco! Temos competência para ajudá-lo a conduzir o start da sua loja virtual.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade