Tutorial: Passo a passo de como configurar o B2B na VTEX?

Tutorial: Passo a passo de como configurar o B2B na VTEX?

O canal online para indústrias pode significar uma forma de abranger novos públicos, além de facilitar a compra de clientes já atendidos pela marca. Através de um e-commerce B2B, é possível personalizar ofertas de produtos por tipo de cliente, prazos e formas de pagamentos, além de trabalhar com programas de fidelização por assinatura. 

Na plataforma VTEX por exemplo, existem algumas funcionalidades que capacitam a transformação do negócio das empresas B2B.  

A principal vantagem de vender online para muitas empresas é a possibilidade de ter representação em todos os estados quando não dispõem de força de vendas em todas as cidades. O online permite esta oportunidade para atingir novos clientes em todo o território nacional e até internacional. 

Neste quesito, a plataforma VTEX entre outras coisas, permite a prática de preços especiais para diferentes segmentações e níveis de serviços, além de oferecer maior flexibilidade na edição visual, funções de busca, gestão de pedidos, oferecendo a empresas B2B um OMS pronto para omnichannel. 

Como configurar o B2B na VTEX? 

Antes de mais nada, caso você já possua uma loja B2C na VTEX, será necessário criar uma multiloja para a operação B2B (confira o artigo para mais informações).  

Este tutorial você também encontra no Help VTEX, onde existem diversos passo a passo de fácil acesso para lojistas e desenvolvedores. 

Para ativar o B2B em sua loja, será necessário configurar a Política Comercial do B2B, preenchendo o campo Regra Condicional para estipular os usuários que poderão navegar no seu site.  

Normalmente, este campo é preenchido com o valor approved=”true” , sendo “approved”, este sendo o nome de um campo na entidade “Cliente”, no Master Data. Assim, é permitido que apenas usuários autenticados e aprovados possam navegar pelo site. 

 

Customizar layout de diretórios B2B 

A Plataforma B2B da VTEX exige navegação autenticada e aprovada, portanto usuários anônimos ou não aprovados não possuem acesso às informações comerciais de produtos. 

Desta forma, será necessário customizar as pastas 401 e 403, agregadas à pasta sistema. 

 

Definir campos de pré-cadastro 

Usuários não cadastrados no site precisam de uma interface para realizar o pré-cadastro (um formulário com informações sobre o usuário).  

Assim, haverá a necessidade de definir os campos para este formulário com dados de clientes, contendo informações básicas para ser preenchido, como nome, e-mail, telefone, etc.   

Criar formulário de pré-cadastro 

Após definir os campos, o formulário deve ser criado na pasta /sistema/401. Essa é a única pasta para onde o usuário anônimo será redirecionado. 

As informações que forem submetidas através do formulário, serão enviadas para o CRM através das APIs do Master Data. Para isso, será necessário desenvolver um JavaScript para aplicar essa função. 

Operação 

Agora que a configuração está feita e o B2B está em produção, a rotina do lojista depende do que seu negócio definiu como regras e quais as necessidades do momento. A cada novo cadastro, é importante avaliar o usuário, e analisar a aprovação na interface do CRM. 

 

Gostou do tutorial? Esperamos que ele ajude você a iniciar sua estratégia de marketplace. E se precisar de ajuda, nossos especialistas estão disponíveis para ajudar a alavancar os resultados do seu e-commerce. Entre em contato hoje. 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade