Dicas para fotografar os produtos da sua loja virtual

Na internet, a qualidade da imagem conta muito principalmente na hora da compra. Isso porque a imagem é o primeiro e único contato que o cliente terá como produto antes de recebê-lo em sua casa.

Se as fotos do seu site forem escura, desfocadas, sem preocupação com o cenário ou exposição do produto. Dificilmente um cliente em potencial irá confiar na sua marca e comprar aquele produto no seu site.

Boas fotos mostrando vários ângulos do produto, faz com que o cliente se sinta mais confiante em fazer a compra e ainda despertam o desejo em comprar.

As fotos do seu produto são tão importantes quanto o layout do seu site, por isso vale a pena investir na qualidade das fotos.

Nesta matéria iremos dar algumas dicas para ter fotos atrativas para seu site:

Não use filtros

Filtros são legais.. Para redes sociais, não para fotos dos seus produtos. As fotos podem até ficar bonitas, mas podem passar uma impressão errada para o cliente, como causar desconfiança sobre a procedência ou características do produto.

Mostre mais

Pense como seu cliente, ele provavelmente quer ver cada detalhe do produto então mostre para ele. Capriche nos ângulos, mostre o produto, mostre detalhes que o diferenciam dos demais.

Se o produto contar com variações de cores, não pense duas vezes antes de mostrar isso em uma imagem para seu cliente. Aquela descrição de “temos também nas cores x e x” só serve como informação e as vezes mostrar essas cores em uma imagem é primordial para a decisão de compra (afinal existem muitos tons de azul)

Escolha o fundo

Uma das técnicas mais utilizadas para fotografia de produtos é a do fundo infinito, que nada mais é do que um tipo de foto que mantém o horizonte com uma visão branca ou preta e passa uma sensação mais agradável.

A técnica serve também para destacar o produto evitando principalmente distrações na imagem atraindo a atenção diretamente para o principal.

Mostre a interatividade do seu produto

Mais uma vez é primordial pensar como o cliente, por isso se seu produto for de difícil assimilação, ou ter um tamanho diferenciado é recomendável que utilize a noção de escala

Esta técnica consiste em utilizar outros objetos próximos para dar a noção de tamanho do produto principal ou ainda a ajudar a relacioná-lo com a vida real.

Se os produtos que sua marca trabalha são roupas e acessórios, é uma boa ideal humanizar as imagens, colocando pessoas vestindo as peças para o cliente ter o máximo de contato com o produto. Também é uma boa oportunidade para mostrar qual o público que você quer alcançar, aumentando a identificação do seu cliente.

Iluminação

A iluminação é a regra mais básica e importante quando o assunto são fotos. Por isso se preocupe com as fontes de luz no ambiente na hora de fotografar.

Luz natural é recomendada sempre que possível, dessa forma se optar por tirar fotos em ambientes fechados, prefira ficar próximo de janelas e garantir que a qualidade das suas fotos sejam boas.

Caso não tenha uma fonte de luz natural, o ideal é que tenha pelo menos duas fontes de luz branca para poder iluminar o produto, para evitar as sombras grossas (aquelas que ficam marcada no produto dando a impressão de amadorismo).

Editar é importante

O passo final para a conclusão de todas as suas fotos antes de irem parar no seu site é passar por um bom tratamento de imagem.

Esta etapa a empresa pode terceirizar ou optar pelo “faça você mesmo” que já é possível graças aos inúmeros tutoriais e aulas de uma grande variedade de editores.

Não deixe de fazer esta etapa, pois a edição é que irá ajustar iluminação, cores, eliminar sombras indesejadas, ajustar tamanho e outras coisinhas a mais que farão com que sua imagem fique com a cara da sua marca.

O importante aqui é fazer com que as fotos fiquem o mais atraente possível para seu cliente, garantindo a realização da venda.

Smartphone ou Câmera?

Hoje em dia existem modelos de Smartphones que contam com câmeras potentes e isso facilita muito a vida de quem precisa fotografar o tempo todo. Porém as câmeras dos aparelhos ainda produzem fotos inferiores de um equipamento fotográfico.

Existem câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) que podem não ser as mais baratas mas contam com um arsenal de funcionalidades e qualidade garantida para suas fotos.

E essas são algumas dicas básicas para tornar sua vitrine ainda mais charmosa. Com fotos de qualidade as chances de conversão do seu site aumentam consideravelmente, pois deixa o seu site muito mais atrativo além de levar mais detalhes do produto e passa mais confiança para o cliente.

Gostou deste artigo e gostaria de saber como tornar seu site mais atrativo? Então leia nossa matéria sobre visual merchandising aplicado em negócios online.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados