MOSTRAR BARRA LATERAL
Qual a diferença de Marketplace In e Marketplace out?

Você já deve ter lido ou escutado por aí, os termos marketplace in ou marketplace out e se perguntado o que significam para um negócio. E apesar de ambos carregarem a essência do marketplace, são coisas totalmente diferentes.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a diferença das estratégias de Marketplace In e Marketplace Out e como são aplicadas no mercado.

O que é marketplace out?

Esta é a estratégia mais utilizada quando o assunto é marketplace, pois consiste em vender produtos em canais terceiros e mais consolidados no varejo, pela facilidade de implantação da estratégia que apesar de precisar seguir regras estabelecidas pelo marketplace, ainda traz muitas vantagens ao lojista.

Entre as vantagens está a isenção de investimento em tecnologia, uma vez que o lojista utiliza a estrutura de outro site. Além disso, a visibilidade no canal é maior se comparado com um e-commerce, por exemplo, pois os investimentos com mídia, anúncios e marketing em geral tendem a ser maiores favorecendo o lojista mesmo com a concorrência acirrada.

Para integrar esta estratégia ao seu negócio, é preciso pesquisar sobre o público dos marketplaces que você gostaria de estar vendendo, para evitar baixas conversões por não atender as necessidades do público daquele canal. Também é necessário se atentar as taxas e condições para atuar nos marketplaces.

Hoje em dia, já existem hubs que fazem a intermediação dessa parte burocrática e ainda te permite utilizar sistemas de gerenciamento ou até mesmo organizar sua atuação em vários marketplaces.

As plataformas de e-commerce, também estão trabalhando em soluções de comércio integrado, como é o caso da plataforma VTEX, que possui soluções interessantes para seus clientes que querem integrar seus e-commerces à marketplaces como a Americanas, Amazon, Magalu entre outros.

O que é marketplace in?

Já a estratégia de marketplace In ainda está em processo de popularização, no ano passado várias empresas encontraram nesta estratégia uma forma de aumentar as vendas e até de transformação digital.

Ao contrário do marketplace Out, esta estratégia consiste em trazer novos sellers para seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando sua operação atual em uma marketplace.

Muitas marcas vem apostando nesta estratégia para gerar receita adicional, através do comissionamento sobre as vendas, além de aumentar seu mix de produtos e até mesmo trabalhar com categorias diferentes no e-commerce.

As vantagens de adotar essa estratégia é o aumento significativo de tráfego e maior cobertura de entrega, uma vez que a logística pode ser vinculada ao próprio seller. Além disso, é possível trabalhar com nichos específicos ou até mesmo inovar o processo, como faz os shoppings centers, integrando o offiline com o online.

Para esta estratégia, o lojista também pode contar com a plataforma VTEX, que possui estrutura completa para o comércio colaborativo. A estruturação do marketplace pode ser feita dentro do admin da loja, como também o gerenciamento do canal. Além disso, a plataforma VTEX possui um ambiente de network onde logistas podem encontrar marketplaces e vise e versa, para construir uma parceria.

Aqui na Codeby, já desenvolvemos projetos utilizando essa estratégia, como é o caso da Extrafarma que integra suas lojas físicas ao e-commerce, ou a Corpo Ideal que transformou o seu e-commerce em um marketplace de nicho e aumentou seu mix de produtos.

São muitos os cases de sucesso de marcas que integraram o marketplace em sua estratégia de vendas. Conheça mais deles acessando nossa página de cases.

E se você gostou e gostaria de conversar com especialistas, nosso time está a disposição. Entre em contato e veja as condições.

Vale a leitura

Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Engana-se quem acredita que a única maneira de se vender na internet é através de um e-commerce. Hoje em dia existem ...
Saiba mais
Seu e-commerce está de portas abertas para todos?
Seu e-commerce está de portas abertas para todos?
Entenda como a acessibilidade digital pode te ajudar a conquistar novas oportunidades de negócio! Quando falamos em e...
Saiba mais
Projeto Codeby: Shopping Center online Parque D. Pedro
Projeto Codeby: Shopping Center online Parque D. Pedro
A Alianse Sonae é a maior administradora de shopping centers no Brasil, com mais de 40 centros de compra, presentes n...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados