Quais métricas do Google Analytics você deve sempre acompanhar?

Quais métricas do Google Analytics você deve sempre acompanhar?

Seja para aparecer na primeira página do Google, seja para aumentar o número de vendas, uma estratégia utilizada pelas grandes empresas é analisar os resultados usando as métricas Google Analytics.

Mesmo que a campanha não tenha mostrado bons resultados, a empresa pode aproveitar a experiência e utilizar a ferramenta para observar quais foram os erros cometidos. O método também pode aperfeiçoar a estratégia de campanhas bem sucedidas para atingir um público ainda maior.

Depois de ler o artigo, você saberá como utilizar as métricas para melhorar os resultados da sua campanha. Mas, antes, é necessário entender a importância de usar a ferramenta!

Saiba o que é Google Analytics

De forma resumida, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento gratuita para mostrar, através de estatísticas, o tráfego gerado em seu site ou loja virtual.

Com o uso de ferramentas analíticas básicas para SEO, você poderá medir o resultado gerado por uma estratégia de marketing.

Entenda a sua importância

Apesar de alguns empreendedores acreditarem que o seu uso não faz diferença na divulgação de um produto, é por meio dela que a empresa saberá quais estratégias foram mais eficientes e que poderão ser aprimoradas para a próxima campanha.

Dessa forma, a empresa saberá, por exemplo:

  • a quantidade de visitas no site;
  • quantas pessoas retornaram à página;
  • por qual canal a pessoa encontrou o seu site;
  • qual estratégia gerou mais acessos ou resultados;

Ao analisar os resultados na plataforma, a empresa passa a entender quais são os canais e estratégias em que deverão investir nas próximas campanhas.

Dito isso, veja abaixo três métricas Google Analytics essenciais para uma estratégia de marketing!

Visitas e visitantes

Para saber a quantidade de pessoas que foram impactadas pela divulgação, a métrica divide os dados da seguinte forma:

visitantes: corresponde ao número de pessoas que visitaram o site, independentemente da quantidade de vezes que fez a visita;

visitas: as visitas, por outro lado, mostra a quantidade de vezes que o site foi acessado.

Para esclarecer, imagine que o visitante acessou o seu site três vezes em um único dia. Por ter sido acessado por uma única pessoa, a ferramenta mostrará um visitante e três visitas.

Com os dados acima, a equipe de marketing poderá criar estratégias para otimizar o fluxo de visitantes para aumentar a conversão enquanto o usuário navega pelo site.

Taxa de rejeição

A métrica mostra a porcentagem de pessoas que acessaram o site, mas logo em seguida o abandonaram. Por esse motivo, não interagiram e nem acessaram algum outro link da página.

A métrica é de extrema relevância, principalmente se for analisada em páginas onde há anúncios de produtos e serviços.

Caso a taxa seja alta, você deve ficar atento e procurar saber o que desagradou o leitor.

Para facilitar a análise, verifique se:

  • a oferta ou o conteúdo é relevante para o seu público;
  • as informações apresentadas respondem às objeções do público;
  • as informações apresentadas não causam confusão no momento de realizar uma ação, como fechar uma compra, por exemplo.

Porcentagem de novas visitas

O resultado mostra a porcentagem de pessoas que visitaram o seu site pela primeira vez dentro de um período determinado.

Mesmo que o valor seja baixo, você deve analisar a situação antes de se preocupar, já que a taxa baixa pode indicar que o seu site consegue reter boa parte dos seguidores, o que é positivo. Assim você saberá que o conteúdo postado gera valor para as pessoas.

Por outro lado, você pode observar que o site não tem atraído novos visitantes, mostrando que a divulgação pode ser melhorada.

Agora se a taxa estiver alta, significa que a página chama a atenção do público, mas as pessoas não fazem questão de voltar ao seu site. Isso mostra que ou o conteúdo não é relevante, ou apresentou algum problema ao abrir a página.

Sabemos o quanto é importante verificar o desempenho de uma nova campanha. Com os números em mãos, a equipe poderá aperfeiçoar as estratégias para atrair um público ainda maior.

Seja para melhorar a conversão, seja para aumentar o número de vendas, você poderá acompanhar os resultados usando as métricas Google Analytics!

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