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Quais as tendências do varejo de moda online

O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que vieram e transformaram o mercado, a forma de consumo e muitos outros aspectos do cotidiano do varejo de moda.

Para os consumidores, ganha espaço em seus guarda-roupas peças de vestuário mais confortáveis e despojadas, já que muitos começaram a passar mais tempo em casa. O que não mudou foi a forma de expressar individualidade e personalidade através de suas roupas.

Para o varejo de moda, as mudanças foram um pouco mais complexas, com a incorporação de novos processos, novas formas de se relacionar com o consumidor, a integração e unificação de canais de vendas. Tudo isso para que a experiência do cliente seja o mais completa possível.

Com tantas mudanças no setor de moda e nos hábitos de consumo, quais são as tendências do mercado e como as grandes marcas estão se adaptando a estas mudanças e levando o varejo de moda para um novo patamar quando o assunto é tecnologia e inovação.

Como inovar no varejo de moda online?

A tecnologia passou a ser uma aliada poderosa para o varejista de moda que esta se adaptando ao novo cenário. A importância de somar tecnologia e experiencia se torna algo imprescindível para um contato mais pessoal com o produto, e a experiência do usuário mais completa e tão próxima à oferecida no comércio físico quanto possível.

Muitas destas inovações consideram entregar uma experiência personalizada somada com realidade virtual, tecnologia que está sendo explorada não só no setor de moda, mas em segmentos como turismo e arte, construção e decoração, e muitos outros.

O envolvimento e integração de canais no setor de moda

Uma das características que foram bastante importante para a transformação do varejo como um todo, foi a integração de canais.

Muitas empresas tinham um olhar paralelo sobre suas operações digitais, tratando como uma parte separada dos demais canais. O entendimento de que o digital e o varejo tradicional podem ter envolvimento e ser integrado criando uma operação muito mais completa e eficiente para o cliente.

A criação de um novo olhar 360 graus para diminuir as fronteiras entre o online e offline faz com que empresas do setor de moda possam explorar modelos de negócios diferentes, como o pick up store, prateleira infinita, estoque unificado, opções mais rápidas e baratas de entrega ao cliente, e claro, mais qualidade no atendimento do cliente e entendimento melhor da jornada de compra.

Além disso, canais mais dinâmicos como o whatsApp, se tornou importante não só para vendas, mas para o relacionamento com o cliente em várias partes da jornada de compra. A tendência é que este canal continue fazendo parte das estratégias e seja aperfeiçoado para que o cliente fale com vendedor, tire dúvidas, obtenha fotos e informações privilegiadas da sua marca favorita.

Cooperação entre marcas no varejo de moda online

Um caminho possível para players do setor de moda é contar com marketplaces do nicho de moda para auxiliar as vendas da marca.

Os players com mais experiência ou que já possuem uma presença significativa no online, podem usar essa vantagem para auxiliar um parceiro que ainda não está no mesmo ponto da jornada. Através do desenvolvimento de um  marketplace próprio, essas grandes varejistas conseguem auxiliar pequeno e médios varejistas operarem suas primeiras iniciativas digitais.

A vantagem para estas grandes marcas variam desde aumentar o seu alcance, e oferecer um mix de produto variável para o cliente o que consequentemente trará maiores lucros. Já para o pequeno e médio empreendedor que estão iniciando e ainda não possui expertise do negócio, poderá utilizar uma estrutura completa e de alta performance.

Hoje, já vemos grandes marcas como Magalu e Mercado Livre crescendo de forma significativa, auxiliando pequenos e médios varejistas através deste modelo de negócio.

O que não deixa de ser tendência no varejo de moda?

O que será sempre  uma tendência para o varejo na totalidade é o atendimento ao cliente, a variedade de produtos, as entregas mais rápidas. Estes já são requisitos para ter sucesso no online.

Olhando para o setor de moda, o atendimento e entrega rápida já chamam a atenção de consumidores que procuram conveniência e são se importam em pagar mais pelo frete se isso significar mais benefícios extras.

Além disso, a possibilidade de entregar um produto em poucas horas, pode alavancar novos negócios, mas para isso é necessário estruturar a operação e ter bases solidas sobre sua persona para entender se este tipo de estratégia é interessante para seu público.

E claro, a forma como sua marca lida com os dados do seu cliente também será importante. No online temos acesso a muitas informações que são interessantes para personalização de atendimento e até mesmo efetuar compras mais direcionadas.

Cabe a sua empresa entender como usar estes dados dentro da sua estratégia, sem ferir a privacidade do cliente. A LGPD está em vigor e isso pede um cuidado redobrado com a coleta, analise, uso, retenção e descarte de dados.

Na Codeby, trabalhamos com diversas marcas no varejo de moda, com cases de tecnologia e inovação para o setor. Quer saber mais como a Codeby pode ajudar o seu negócio a aproveitar as oportunidades online? Entre em contato conosco.

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