Como o paradoxo da escolha pode impactar resultados da loja virtual?

Como o paradoxo da escolha pode impactar resultados da loja virtual?

Você já esteve diante de várias opções de um mesmo produto e acabou de desistir da compra por não conseguir escolher? Essa situação é mais comum do que pensar e receber o nome de paradoxo da escolha. Esse paradoxo influencia no sucesso de um negócio medido em que, mesmo quando o cliente decide a compra, pode tornar-se insatisfeito diante das opções.

No mundo do comércio virtual isso é bastante comum. No entanto, se você quiser entender melhor como esse processo funciona e como ajudar seus clientes a realizar as melhores escolhas (e sem culpa), leia este artigo até o final e verifique!

O que é o paradoxo da escolha?

Durante muito tempo, acreditamos que o nosso bem-estar estava diretamente ligado à quantidade de liberdade que possuía diante de qualquer escolha, ou seja, quanto mais decisões poderiam tomar, mais liberdade teríamos. No entanto, com uma evolução e o predomínio da era da informação, acabamos sendo excluídos por um grande número de opções em qualquer que seja o produto ou serviço permitido.

Esse excesso, ao contrário do que parece, torna-se prejudicial no processo de decisão de compra, uma vez que, quanto mais alto é o mesmo produto que temos, mais difícil é encontrar o que consideramos perfeito.

Dessa forma, fica mais complicado decidir pela compra, ou aumenta o risco de arrependimento, sempre que existe uma voz misteriosa soprando aos ouvidos de outro modelo ou marca de uma era a melhor escolha, gerando um desestímulo para uma nova compra.

Podemos dizer o que ocorre porque o nosso cérebro costuma se sentir atraído pela quantidade de opções. Entretanto, se esse número for elevado, a chance de não tomar nenhuma decisão, ou decidir de forma errada é sempre maior.

Ou seja, um grande número de alterações do mesmo produto pode causar grande visibilidade na sua loja, mas essa maior visibilidade nem sempre é boa e significa mais vendas.

Como ele afeta o resultado de um e-commerce?

Esse paradoxo é aplicável no comércio eletrônico já que, com a popularização da Internet e o acesso pelos diversos dispositivos, é cada vez mais comum os usuários optarem por comprar online. Isso dá tanto a facilidade e a comodidade de comprar sem sair de casa, como também pela maior segurança que as lojas armazenam ao cliente.

Também está na internet que encontrou uma infinidade de lojas que vendem os mesmos produtos a preços bastante semelhantes e que desempenham praticamente as mesmas funções. É nesse cenário que percebemos a influência do paradoxo da escolha.

Assim, as lojas virtuais que possuem maior quantidade de produtos sofrem mais com a indecisão de clientes ou com arrependimento se comparadas com aquelas que possuem pouca variedade de produtos. Mas o que fazer para não perder vendas com o paradoxo da escolha? Ajudando o cliente a tomar as melhores decisões. 

Como ajudar o cliente a tomar as melhores decisões?

Para que você não sofra com o paradoxo de escolher sua loja virtual, é preciso incentivar o cliente a decidir de forma mais fácil e menos sofrida. Por isso, observe como dicas a seguir!

Estabeleça poucas categorias

Existem lojas virtuais que têm acesso a categorias de produtos. Isso, muitas vezes, pode atrapalhar a experiência do usuário, que pode sentir-se perdido e não encontrar o que precisa naquele momento.

Por isso, uma dica é criar poucas categorias, algo no torno de 5 a 9 (alguns especialistas acreditam que 7 seja o número ideal). Dessa forma, o visitante pode enxergar a maneira mais fácil como informações sobre como procurar e encontrar o produto. Quando uma variedade de produtos exige mais categorias, você pode criar espécies de subcategorias, ou filtros, que facilitam o acesso até uma compra.

Limite de número de produtos por página

As lojas que possuem uma diversidade muito grande de produtos ofertados podem não se dar bem com barras de rolagem infinitas. Isso ocorre porque esse tipo de layout dificulta o usuário encontrar como informações de pagamento ou contato. Além disso, uma configuração pode atrapalhar ou carregar a página, afetar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e deixar seu site pouco eficiente.

Se seu e-commerce tem poucos produtos, esse não é um grande problema. Entretanto, caso você tenha muitas opções, prefira limitar uma quantidade baixa por página.

Alternativos de tipos de produtos que são produzidos

Uma boa estratégia de vendas é garantir que a mercadoria é bem vendida, como os destaques e os preços cobrados pelos clientes, com aquelas que não têm um imposto de venda tão bom. Apesar de tentar exportar apenas o que sai bem, esse tipo de estratégia apresenta coisas novas para os clientes e ainda pode ajudar a girar ou gravar, permitindo que você se livre desses produtos encalhados.

Crie uma categoria específica para promoções

Partindo da ideia de que clientes de lojas virtuais levam em conta o preço e o prazo na hora de decidir pela compra, criar uma aba específica para promoções pode ser uma boa forma de facilitar a escolha, pois ele terá acesso somente aos produtos com descontos além de manter o fluxo de usuários sempre ativo. Só tome cuidado para manter essa página sempre segura!

Use banners em movimento para separar ofertas

Outra dica interessante para ajudar os usuários a identificar os produtos é criar banners diferentes para cada tipo de oferta. Para que o layout fique agradável, opte por colocá-los em movimento. Dessa forma, o cliente será direcionado para as ofertas específicas da categoria que deseja comprar.

Permita avaliações dos clientes

As avaliações dos clientes influenciam bastante na escolha e na reputação da loja. Então, existe a opção de incluir os seus comentários, permitir, porque eles podem valer mais do que as ações publicitárias.

Para ter boas avaliações, obtenha um produto de qualidade, uma boa logística com agilidade na entrega e bom relacionamento com o cliente.

Oferecer mais uma opção de pagamento

Mais do que facilitar a escolha e o processo de compra, é necessário oferecer facilidade de pagamento e mais uma opção para a finalização da compra, já que nem todo mundo tem ou usa cartão de crédito.

Seguindo todas essas opções, os efeitos do paradoxo da escolha podem ser minimizados e sua loja virtual pode destacar e ter uma boa taxa de conversão. Isso ajuda muito no crescimento e nos resultados do seu negócio.

E aí, gostou de entender sobre esse assunto? Então não deixe de continuar com o aprendizado e veja agora mesmo o nosso post com uma lista de verificação sobre como aumentar a conversão em sua loja virtual!

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