Crie oportunidades para seu e-commerce no Dia dos Pais

Crie oportunidades para seu e-commerce no Dia dos Pais

Como uma data sazonal em ascensão, o Dia dos Pais está ganhando mais visibilidade entre os consumidores.

Só em 2022, as vendas para o Dia dos Pais tiveram um bom desempenho, atingindo o faturamento de 5,9 bilhões de reais, ficando um pouco abaixo do ano anterior, com uma diferença de 3,4%, segundo dados da Neotrust.

A previsão para o Dia dos Pais 2023 é que as vendas nesta data sejam ainda mais expressivas.

Com base em alguns estudos realizado pelo Google, levantamos algumas dicas de como elaborar sua campanha e preparar seu e-commerce para o Dia dos Pais de forma mais efetiva e garantindo a interação real entre marca e consumidor.

Conheça Seu Público E Crie Campanhas Efetivas

Com a ascensão da humanidade, as campanhas que funcionavam em anos anteriores podem não funcionar este ano (e nos próximos).

Isso se deve ao fato de que estamos em constante mudança e evolução dentro de conceitos e padrões, além de maiores buscas por soluções tecnológicas

É também importante ressaltar a tendência diante da quebra de estereótipos, o que têm se mantido em constante destaque nos últimos anos.

Prova disso é que cerca de 65% dos pais raramente ou nunca se identificam com a imagem que aparece nas propagandas. As campanhas menos populares entre este público, são as que mostram características de pai perfeito, pai com papel secundário ou coadjuvante na criação dos filhos, ou pais muito rígidos.

Isto está ligado principalmente a mudança do papel do homem se alinhando ao conceito da nova masculinidade, onde existe maior igualdade entre os gêneros e participação mais ativa na criação dos filhos.

Em pesquisa realizada pelo Google Survey, o público gostaria de ver incorporado nas campanhas a noção de pai protagonista, cuidador e presente no cotidiano. Confira os resultados da pesquisa realizada pelo Google Survey, onde falam sobre aspectos que gostariam de ver retratados:

Mostrando estas características de paternidade mais presente, os benefícios vão além do relacionamento entre marca e consumidor, mas também ajuda a melhorar aspectos da sociedade.

Como São Feitas As Compras Para O Dia Dos Pais?

Com as rotinas cada vez mais aceleradas, as compras para datas sazonais comemorativas, costumam ser deixadas para os últimos momentos. Segundo dados do Google Survey, pelo menos metade das compras são feitas na véspera ou no próprio dia, fazendo com que 1 em cada 5 consumidores opte pela compra online.

Pode não ser um número grande, porém o canal online tem potencial para crescimento na data, oferecendo condições mais atraentes como frete grátis, tempo de entrega curto e preços atrativos, conforme mostra o gráfico a seguir.

Além do fato de deixar as compras para cima da hora, uma das dificuldades encontradas é a escolha dos presentes.

Boa parte das pessoas não sabem quais os interesses dos pais, e acabam procurando por dicas ou ideias criativas para presentear. As buscas por temas como este, crescem cerca de 8% na semana do Dia dos Pais.

Esta é uma boa chance de oferecer informação e inspiração através de conteúdo, uma estratégia interessante para e-commerce.

Saiba Como Conquistar E-Shoppers E Aumentar Suas Vendas No Dia Dos Pais

Agora que você conhece o comportamento do público que compra no Dia dos Pais, chegou a hora de saber como aumentar suas vendas e atrair este público para seu e-commerce. Pode parecer um desafio, mas com as dicas a seguir, você estará pronto para conquistar novos e-shoppers e melhorar o desempenho do seu site durante o evento.

Inspire os consumidores com kits e composições de produtos

Com o aumento nas buscas por dicas de presentes, uma forma interessante para seu site se destacar nesta data é segmentar os produtos em kits em composições temáticas.

Use interesses por hobbies se seu negócio trabalhar com diversas segmentações de produtos, vale kit para pais que gostam de cozinhar, tecnologia, moda, jardinagem, esportes. Monte indicações que facilite o máximo pela busca do presente perfeito.

Agora, se sua loja trabalha com apenas um segmento, use características da personalidade para compor as dicas. Por exemplo, se sua loja trabalha com moda, indique looks de estilos variados que a identificação seja feita rapidamente.

Uma ferramenta interessante para você que optar por este tipo de estratégia, é utilizar a Shoplook, que através de hotspots permite o cliente comprar looks completos ou itens de interesse, diretamente do catálogo com apenas um click.

Use o marketing de conteúdo para informar

Segundo dados do Google Survey, cerca de 49% dos consumidores costumam buscar informações sobre a data na internet, e ter conteúdos relevantes em seu site, irá fazer toda a diferença.

Muitas pessoas associam essa estratégia com conteúdos produzidos somente para blogs, mas Reviews de clientes, imagens, vídeos e descrições de produtos caprichadas ajudam a ranquear no Google.

Além disso, o uso de conteúdos relevantes pode elevar a credibilidade da sua marca na visão dos clientes.

Prepare sua versão mobile para funcionar a todo vapor

Compras por aparelhos móveis são realidade e ficam a cada dia mais populares no mercado, pela facilidade que se tem em realizar compras de qualquer lugar usando o celular.

Por isso, é importante que seu site siga esta realidade e tenha uma versão mobile funcionando para a data. A dica é apostar em layout responsivos que se adaptam em qualquer tamanho de tela, o investimento inicial não é tão grande e sua loja poderá atingir um público maior.

Use plugins que elevem a experiência do seu cliente

Utilizar plugins que incrementam a navegação pelo seu site é primordial se sua marca preza pela melhor experiência do cliente, pois uma vez adicionado os plugins podem criar um contato com o visitante do site, comunicar sobre promoções, facilitar o processo de compra entre muitas outras facilidades.

Separamos Quatro Plugins Que São Interessantes Para O Dia Dos Pais Abaixo:

Game Layover: Com uma Layover estilo roleta acionada com um clique, o cliente tem a chance de ganhar um dos descontos oferecidos e adicionar na sua próxima compra.

Compre na Prateleira: Este plugin conta com a opção de selecionar cor e tamanho direto na prateleira, sem a necessidade de entrar na página do produto.

O cliente consegue comprar o item de desejo direto da prateleira, tendo sua compra facilitada pelo Plugin.

Tip Bar (carrossel): Barra de anúncios, tipo carrossel, na parte inferior ou superior, com dicas, promoções e campanhas que estão acontecendo no seu site.

As mensagens são customizadas pelo CMS da VTEX.

Promotion Notification: Mantenha seu cliente a par de novidades, anúncios e/ou promoções, em todas as páginas de sua loja.

As mensagens são cadastradas no Master Data VTEX e exibidas no store front, com opção de adicionar links.

A notícia boa é que eles estão em promoção, comprando um Plugin você ganha 20% de desconto no segundo.

Esperamos que os temas abordados no artigo seja de grande ajuda para realizar uma campanha efetiva para o Dia dos pais, com campanhas interessantes e um site preparado para as oportunidades que esta data irá trazer.

Entre em contato para saber mais!

Se prepare para o Dia dos Pais com VTEX IO! Conte com a ajuda do time Codeby, uma agência especializada em tecnologia, focada em performance e usabilidade para ajudar empresas a venderem mais através de seus canais digitais. 


Conheça todos os benefícios da VTEX IO conversando com nossa equipe de especialistas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade