5 passos para melhorar a performance do seu e-commerce

5 passos para melhorar a performance do seu e-commerce

Ter um negócio na internet significa levar em consideração um leque de prioridades que serão essenciais para sua loja online não perder clientes para a concorrência.

Ter um site harmonioso, criar conteúdo otimizado, oferecer uma experiência satisfatória deixaram de ser pontos opcionais e passou a serem pontos obrigatórios. E tudo isso precisa estar perfeitamente funcionando para a performance do seu site não ser prejudicada e contribuir com a baixa visibilidade em mecanismos de busca ou a baixa conversão em vendas.

No artigo de hoje vamos te mostrar 5 passos essenciais para melhorar a performance do seu e-commerce, levando em consideração a velocidade, tempo de carregamento das páginas e a usabilidade em dispositivos mobile. Mas antes, vamos dar uma pincelada no que de fato é Performance?

O que é performance?

Performance está profundamente relacionada à experiência que um usuário tem ao navegar em um site ou aplicativo. Fatores como design, usabilidade e arquitetura de site são pontos constantemente analisados pelos profissionais de UX para entender os fatores que podem estar impactando uma loja de aumentar a conversão por exemplo.

O tempo de carregamento é o fator primordial, uma vez que determina se o consumidor irá concluir ou não uma compra, por exemplo.

Pesquisas revelam que o consumidor se sente menos tentado a comprar quando o tempo de carregamento é mais lento que o esperado. Outras pesquisas ainda indicam que o tempo ideal de carregamento é de cerca de 3 segundos (carregamentos superiores, dão brechas enormes para o cliente concluir sua compra no seu concorrente).

Os motivos para não alcançar a performance ideal, pode ser derivada de animações ou efeitos que até deixam bonito mas prejudicam o carregamento. Os arquivos grandes de mídia ou funcionalidades de terceiros. Para descobrir o que pode estar impactando a performance do seu site, confira os 5 passos que podem te ajudar a melhorar a performance do seu e-commerce.

1º Verifique os elementos do design da sua loja

Fatores como o menu de navegação, layout, identidade visual, conteúdos e o sentimento que o visitante terá ao acessar sua loja, são o básico para se ter um bom designer. Porém, muitos profissionais acabam extrapolando um pouquinho na utilização de muitas cores, animações, efeito entre outras coisas que não favorecem o desempenho do seu site.

Será que tudo que faz parte do seu design é essencial estar lá? Segundo pesquisas, o consumidor prefere abrir mão de coisas como animações, transições e efeitos se isso significar uma navegação mais veloz.

2º Otimize o código da sua loja

A otimização do código precisa ser feita por um profissional em desenvolvimento. Ele poderá identificar quais os elemento do seu HTML podem ser renomeados para tornar a semântica do código melhor e mais eficiente para os mecanismos de busca fazer a leitura.

O CSS também pode ser um fator que está prejudicando sua performance, através de seletores ineficientes que acabam aumentando o carregamento de uma página em até 5,5%. Vale ressaltar, que um CSS com seletores eficientes facilita em futuras manutenções.

3º Avalie as Solicitações e JavaScript

Solicitações de aplicativos ou funcionalidades de terceiros são um fator que vale a pena avaliar o quanto impacta a sua performance. Temos o costume de ir adicionando elementos novos, funções novas mas esquecemos de excluir as antigas. Todas elas geram solicitações de navegadores que levam um tempo para fazer a comunicação.

Falando sobre o JavaScript, caso o seu site não utilize técnicas como o Lazy Loading, o carregamento de informações e itens não requisitados pelo usuário pode está aumentando o tempo de download da sua página e prejudicando sua experiência.

Com um carregamento assíncrono, é possível reduzir o tempo de carregamento e ainda ter páginas de destinos maiores mas que funcionam de acordo com a navegação do usuário.

4º Verifique imagens e mídias disponíveis no site

Imagens muito grandes reduzem impactam consideravelmente a velocidade de carregamento da sua loja online. 

Você pode otimizar suas imagens fazendo compactação ou uso de plugins ou de scripts. Seja qual for a técnica que você optar, irá acelerar o tempo de carregamento e contribuir com a performance do seu e-commerce.

Vale ressaltar, que qualquer alteração que você deseje fazer, deve ser feita por um profissional em desenvolvimento.

5º Crie um relatório utilizando ferramentas de análise

Agora que você já sabe o que deve analisar em sua loja, chegou a hora de saber como fazer essa análise que irá te ajudar a identificar os pontos de pior desempenho e ajustá-los com mais convicção.

Indicamos utilizar ferramentas como o SpeedBy, que analisa o seu site e te mostra a situação atual e como melhorar a performance.

A ferramenta gera um relatório gratuito com as principais informações sobre o seu site em dispositivos mobile e desktop e ainda te dá dicas de como melhorar cada um dos pontos analisados.

Se você gostou do assunto e quer se aprofundar ainda mais, sugerimos a leitura do nosso “Guia de performance” que irá te ensinar o passo a passo para analisar a performance do seu site com ferramentas completas e confiáveis.

E aí, gostou das nossas dicas?

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade