Saiba como o machine learning está tornando o processo de compra mais customizado e seguro.

Saiba como o machine learning está tornando o processo de compra mais customizado e seguro.

A cada dia que passa a utilização da aprendizagem das máquinas está e tornando uma forma indispensável para empresas de diversos segmentos analisarem dados de forma mais precisa e automatizada.

O Machine learning está cada vez mais popular graças às transformações digitais das empresas que estão conseguindo identificar oportunidades mais rentáveis e evitar erros perigosos com esta técnica que permite entregar resultados muito mais precisos e rápidos.

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre o que é o Machine Learning e como é utilizado no mercado.

O que é Machine Learning?

A técnica Machine learning é uma vertente específica da IA que treina máquina para aprender com dados. Essas máquinas têm a capacidade de aprender sozinhas a partir de grandes volumes de dados por meio de algoritmos de big data. Essas máquinas identificam padrões nos dados e criam conexões inteligentes, aprendendo e executando tarefas sem a ajuda humana. 

O objetivo deste processo é prever respostas mais precisamente e entregar o melhor resultado com menos chances de erros.

Esta tecnologia pode ser separada em duas principais categorias: supervisionadas ou não supervisionadas. 

Supervisionados: Nesta categoria, é necessário a interação de um ser humano para controlar a saída e entrada de dados e caso precise, interferir no treinamento da máquina fazendo comentários para o aprendizado e aplicação nas próximas análises da máquina em questão.

Não supervisionados: Nesta categoria, o aprendizado da máquina é utilizado contra dados que não possuem rótulos históricos. Utilizam o Deep learning (aprendizagem profunda) para processar tarefas complexas sem o treinamento humano.

Quais as vantagens de utilizar o Learning Machine?

  • Com a entrega de dados ilimitados de fontes diversas, é possível revisar dados constantemente e ajudar a mensagem com base no comportamento. Após treinada, a máquina consegue identificar variáveis mais relevantes e transmitir informações certas. Além disso, é uma forma eficaz de automatizar processos internos da empresa.
  • É possível processar, analisar e prevê rapidamente às necessidades do cliente, promovendo uma experiência mais customizada para cada momento ou indivíduo. Isso porque o aprendizado acontece através de comportamentos passados assim melhorando as previsões com base em novos dados.
  • Pode ser usado para identificar segmentações de clientes, ou criar micro segmentação com base em padrões comportamentais. Este tipo de aprendizado ajuda a criar uma abordagem preventiva para a segmentação de clientes, guiando assim, cada um individualmente através da jornada de compra.

Existe diferença entre inteligência artificial, machine learning e leed learning?

Apesar de trabalharem com aprendizado e análise de dados através de máquinas, estas três partes tem suas próprias características e formas de trabalhar e apresentar resultados.

A Inteligência artificial, por exemplo tem a capacidade de imitar algumas características humanas através de percepção visual e reconhecimento de fala. Tudo que se aprende é baseado ou inspirado em características, ou comportamentos humanos.

Já na técnica de Machine Learning o aprendizado acontece sem ser de fato programado, a máquina ajusta-se para dar respostas de acordo com os dados que já tem disponíveis para a análise. Nesta técnica, a intervenção humana não é de fato necessária para realizar as mudanças, já que o objetivo aqui é um aprendizado dinâmico através dos dados já existentes.

Com mais complexidade que a técnica Machine Learning, o subconjunto Deep Learning é utilizado principalmente para se referir às redes neurais artificiais mais complexas. Utilizando conjuntos de algoritmos que estabelecem novos registros mais precisos para diversos problemas com ações como o reconhecimento de imagem e som, sistemas e recomendação, entre muitos outros.

Exemplos de aplicação da Machine Learning atualmente

  • Carros autônomos do google (Essência)
  • Ofertas recomendadas como as da Amazon e Netflix (Dia-a-dia)
  • Saber o que os clientes falam sobre você no twitter (Regras linguísticas)
  • Detecção de fraudes

Não é difícil ver empresas utilizando a técnica. Atualmente setores como o de serviços financeiros já utilizam o Machine Learning para identificar fraudes ou oportunidades de investimentos. 

Marketplace e lojas online utilizam principalmente para melhorar a experiência do cliente e suprir desejos e necessidades através de recomendações de produtos com base em compras anteriores, ou analisar o histórico de compras e pesquisas para promover itens de interesse personalizando assim a experiência no site.

Agora que você já sabe um pouco sobre esta técnica, que tal customizar ainda mais a experiência do seu cliente e tornar a experiência de compra mais segura? Esta é uma tendência para os próximos anos e muitos negócios já estão se adaptando a esta nova fase.

E aí, gostou do artigo de hoje? Já conhecia esta técnica? Vem contar pra gente. 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade