MOSTRAR BARRA LATERAL
Saiba como o machine learning está tornando o processo de compra mais customizado e seguro.

A cada dia que passa a utilização da aprendizagem das máquinas está e tornando uma forma indispensável para empresas de diversos segmentos analisarem dados de forma mais precisa e automatizada.

O Machine learning está cada vez mais popular graças às transformações digitais das empresas que estão conseguindo identificar oportunidades mais rentáveis e evitar erros perigosos com esta técnica que permite entregar resultados muito mais precisos e rápidos.

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre o que é o Machine Learning e como é utilizado no mercado.

O que é Machine Learning?

A técnica Machine learning é uma vertente específica da IA que treina máquina para aprender com dados. Essas máquinas têm a capacidade de aprender sozinhas a partir de grandes volumes de dados por meio de algoritmos de big data. Essas máquinas identificam padrões nos dados e criam conexões inteligentes, aprendendo e executando tarefas sem a ajuda humana. 

O objetivo deste processo é prever respostas mais precisamente e entregar o melhor resultado com menos chances de erros.

Esta tecnologia pode ser separada em duas principais categorias: supervisionadas ou não supervisionadas. 

Supervisionados: Nesta categoria, é necessário a interação de um ser humano para controlar a saída e entrada de dados e caso precise, interferir no treinamento da máquina fazendo comentários para o aprendizado e aplicação nas próximas análises da máquina em questão.

Não supervisionados: Nesta categoria, o aprendizado da máquina é utilizado contra dados que não possuem rótulos históricos. Utilizam o Deep learning (aprendizagem profunda) para processar tarefas complexas sem o treinamento humano.

Quais as vantagens de utilizar o Learning Machine?

  • Com a entrega de dados ilimitados de fontes diversas, é possível revisar dados constantemente e ajudar a mensagem com base no comportamento. Após treinada, a máquina consegue identificar variáveis mais relevantes e transmitir informações certas. Além disso, é uma forma eficaz de automatizar processos internos da empresa.
  • É possível processar, analisar e prevê rapidamente às necessidades do cliente, promovendo uma experiência mais customizada para cada momento ou indivíduo. Isso porque o aprendizado acontece através de comportamentos passados assim melhorando as previsões com base em novos dados.
  • Pode ser usado para identificar segmentações de clientes, ou criar micro segmentação com base em padrões comportamentais. Este tipo de aprendizado ajuda a criar uma abordagem preventiva para a segmentação de clientes, guiando assim, cada um individualmente através da jornada de compra.

Existe diferença entre inteligência artificial, machine learning e leed learning?

Apesar de trabalharem com aprendizado e análise de dados através de máquinas, estas três partes tem suas próprias características e formas de trabalhar e apresentar resultados.

A Inteligência artificial, por exemplo tem a capacidade de imitar algumas características humanas através de percepção visual e reconhecimento de fala. Tudo que se aprende é baseado ou inspirado em características, ou comportamentos humanos.

Já na técnica de Machine Learning o aprendizado acontece sem ser de fato programado, a máquina ajusta-se para dar respostas de acordo com os dados que já tem disponíveis para a análise. Nesta técnica, a intervenção humana não é de fato necessária para realizar as mudanças, já que o objetivo aqui é um aprendizado dinâmico através dos dados já existentes.

Com mais complexidade que a técnica Machine Learning, o subconjunto Deep Learning é utilizado principalmente para se referir às redes neurais artificiais mais complexas. Utilizando conjuntos de algoritmos que estabelecem novos registros mais precisos para diversos problemas com ações como o reconhecimento de imagem e som, sistemas e recomendação, entre muitos outros.

Exemplos de aplicação da Machine Learning atualmente

  • Carros autônomos do google (Essência)
  • Ofertas recomendadas como as da Amazon e Netflix (Dia-a-dia)
  • Saber o que os clientes falam sobre você no twitter (Regras linguísticas)
  • Detecção de fraudes

Não é difícil ver empresas utilizando a técnica. Atualmente setores como o de serviços financeiros já utilizam o Machine Learning para identificar fraudes ou oportunidades de investimentos. 

Marketplace e lojas online utilizam principalmente para melhorar a experiência do cliente e suprir desejos e necessidades através de recomendações de produtos com base em compras anteriores, ou analisar o histórico de compras e pesquisas para promover itens de interesse personalizando assim a experiência no site.

Agora que você já sabe um pouco sobre esta técnica, que tal customizar ainda mais a experiência do seu cliente e tornar a experiência de compra mais segura? Esta é uma tendência para os próximos anos e muitos negócios já estão se adaptando a esta nova fase.

E aí, gostou do artigo de hoje? Já conhecia esta técnica? Vem contar pra gente. 

Vale a leitura

Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Fundada em 1928, a Ben’s Cycle é especializada em produtos de bicicletas difíceis de encontrar e de alta qualidade, b...
Saiba mais
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conforme os anos passam, novas formas de atuar no mercado vão surgindo, dando espaço para novos modelos de negócios e...
Saiba mais
Como identificar erros no SEO do seu e-commerce
Como identificar erros no SEO do seu e-commerce
Atrair novos usuários para seu e-commerce é um fator determinante para o sucesso das suas vendas online, e para isso ...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados