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Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!

Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para engajar clientes potenciais.

Algumas destas marcas inclusive, inovou a forma como é realizada a venda no e-commerce através do live commerce, suprindo uma necessidade particular de clientes acostumados com o comércio tradicional, fortalecendo a tendência no mercado nacional e impulsionando as vendas.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o live commerce e por que é uma tendência tão relevante para alavancar as vendas de um e-commerce.

O que é live commerce?

O live commerce é uma estratégia de interação através de streaming de lives para alavancar vendas no e-commerce. Através desta experiência o lojista pode promover produtos e serviços, oferecendo uma interação mais personalizada ao cliente.

A marca precisa de uma equipe de vendedores treinados para trazer a sensação de dentro da loja para o canal digital. Através de um ícone na página do produto, o cliente pode optar por comprar ao vivo. Ao clicar na opção, um vendedor aparecerá ao vivo em sua tela e irá guiá-lo conforme sua necessidade até finalizar a compra.

Ter uma estrutura logística eficiente também é uma boa pedida, quanto mais rápido a entrega, mais atrativo será para o cliente. Se o seu negócio contar com lojas físicas, poderá usá-las como pontos de retirada ou para entregas de acordo com a geolocalização do cliente. Nestas opções a entrega pode ser realizada até mesmo no mesmo dia do pedido.

Esta modalidade teve origem na China, mas vem se espalhando pelo mundo todo, já que possibilita maior proximidade entre vendedor e consumidor, além de maior engajamento e taxas de conversão. Além disso, um dos maiores motivos é tornar o e-commerce mais humano.

Porque o live commerce é uma tendência promissora?

Sabemos que os hábitos de consumo estão mudando rapidamente, consumidores que ainda não havia experimentado comprar online, tiveram suas primeiras experiências após o lockdown que se sucedeu em várias partes do mundo.

Muitas destas pessoas aderiram muito bem aos canais online, outras continuaram a sentir falta de uma das características principais do comércio tradicional: o contato humano.

Além disso, a jornada de compra do consumidor esta cada vez mais complexa e diversificada, como aponta o levantamento da Wyzowl. Segundo os dados, cerca de 96% dos usuários assistem vídeos de explicação para entender sobre um produto ou serviço. Além disso, 84% dizem se sentir mais convencido a comprar um produto após assisti um vídeo da marca.

Já outros 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo. Conseguimos entender que os vídeos estão presente, principalmente na fase de consideração de compra.

Fazer com que o usuário tenha acesso a este tipo de conteúdo e experiência em seu site irá gerar resultados como aumento na taxa de conversão e aumento no ticket médio da compra.

Case de sucesso: A experiência ao vivo na Dengo

Um de nossos clientes utiliza esta tendência e vem encantando seus clientes com uma experiência de loja ao vivo que conecta o consumidor a uma experiência sensorial.

A Dengo, marca brasileira de chocolates finos, optou por atualizar sua experiência utilizando funcionalidade da plataforma VTEX com a força da sua equipe de vendas das lojas físicas para entregar ao cliente do seu e-commerce, maior interação humana, conteúdo real, uma réplica perfeita do que eles teriam ao visitar uma de suas lojas.

A marca não teve custos de plataforma para oferecer o live commerce e a configuração das integrações foram feitas de forma simples, através de um aplicativo headless clássico. 

Você poderá ler este case completo, clicando aqui.

Apesar de estar entrando timidamente no mercado nacional, o live commerce é uma tendência que com certeza irá dominar o varejo, trazendo inovação e levando a outro nível a experiência online do consumidor.

Quer saber como nossos especialistas podem auxiliar o seu e-commerce? Entre em contato.

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