MOSTRAR BARRA LATERAL
4 Formas de expandir seus canais de venda online

Conseguir um bom volume de vendas é o objetivo de qualquer empresa no meio varejistas e para isso acontecer, a empresa precisa investir em formas de chegar até o consumidor. Ter bons canais de venda facilita a conexão com o público e impacta diretamente os resultados do seu negócio.

Para criar essa conexão é preciso encontrar os canais de venda que sejam ideais, através de uma pesquisa com o público alvo da sua marca, seu time consegue montar uma estratégia assertiva e de sucesso tato no online quando no offline.

Mas como escolher os canais certos para realizar a expansão do seu negócio? Neste artigo vamos falar sobre 4 formas de expandir seus canais de venda online.

Os canais de venda online

Já sabemos que transações online é uma tendência cada vez mais aceita pelo público, assim como a integração de canais. No último ano, por conta da pandemia, notamos que estar online se tornou uma necessidade para muitos lojistas que tiveram seus negócios fechados durante um longo período, precisando adaptar seus modelos de negócio, além de muitos consumidores aderiram ao comércio online como canal de compra frequente.

Confira a seguir algumas opções de canais online para integrar a sua operação.

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que a sua loja na internet, um site onde você poderá vender seus produtos para pessoas de todas as partes do país (ou do mundo). É um canal muito eficiente para quem quer ter relevância online, pois cria uma conexão com o cliente através da experiência com a marca, com o site e com o atendimento.

Durante o ano de 2020, o aumento de vendas online chegou a 137,35% no primeiro semestre em relação com dados do ano anterior. O que confirmar o quanto este canal é indispensável para seu negócio.

As vantagens desse canal de venda são:

  • Personalização de marca: Com um site próprio para sua loja online, você tem uma URL personalizada para sua marca e ainda pode escolher como sua loja irá parecer, usar cores que combinem com sua proposta, dispor produtos através de categorias e segmentações. 
  • Ganhar relevância online: Através de estratégias de conteúdo, promoções e um bom SEO nas páginas da sua loja, é possível ranquear em posições atrativas em mecanismos de busca. Por isso, se você estiver pensando em aderir este canal de vendas, planeje suas estratégias de crescimento.

Vale lembrar que um e-commerce requer manutenções e monitoramento constante, por isso prefira contar com um time técnico ou agências terceirizadas que podem dar suporte e evoluir seu e-commerce diariamente.

Marketplace

O marketplace é uma modalidade de venda muito popular entre pequenos e médios varejistas. Funcionam como um shopping online, onde reúne produtos de diversos fornecedores e marcas, criando uma ponte entre empresa e consumidor. Alguns exemplos de marketplaces são a Magazine Luíza, Americanas, Submarino, Amazon entre muitos outro.

Vale citar que você pode ter ou não um e-commerce para iniciar suas vendas no marketplace. No caso de já ter um e-commerce, você pode contar com o auxílio de plataformas que fazem integrações com diversos marketplaces no mercado, aprimorando a gestão das vendas feitas nesse canal e te proporcionando dados interessantes sobre o segmento que atua.

As vantagens desse canal de venda são:

  • Visibilidade de marca: A atração de públicos novos é frequente neste canal, isso porque seus produtos estão dispostos na vitrine de lojas já consolidadas no mercado.
  • Baixo investimento inicial: Por não precisar se preocupar com a infraestrutura para iniciar suas vendas como em um e-commerce, os marketplaces são opções mais em conta apesar das burocracias e taxas de vendas realizadas no canal. Fique atento a estes detalhes.

É importante falar que o trabalho do marketplace é apenas expor produtos, fazendo um intermédio entre quem vende e quem compra. Por isso, não deixe de investir em estratégias que te ajudem a ranquear dentro dos marketplaces para ganhar visibilidade.

Redes sociais

Estar nas redes sociais é algo impressionável para qualquer marca que deseja criar laços mais íntimos e descontraídos com seu cliente. Há pouco tempo estes sites que serviam para socializar, vem evoluindo em ambientes interessantes para vendas, afinal, as vantagens são muitas:

  • Exposição do negócio;
  • Comunicação mais prática com o cliente;
  • Realização de ações de marketing para gerar engajamento;
  • Ambientes exclusivos para vendedores e compradores.

Mais do que fazer publicidade as redes sociais são ótimos canais de vendas. Muitos negócios inciaram suas operações em perfis no Instagram, Facebook marketplace ou até mesmo pelo whatsapp.

Atualmente o Whatsapp vem ganhando visibilidade, pois gera contato ágil e conduz o consumidor à conversão muito mais rápido. Já existem ferramentas que aumentam a experiência do cliente com a marca em vendas pelo WhatsApp, criando uma vitrine compartilhável para gerar mais engajamento com o consumidor.

Programas de afiliados

Por fim, um canal de vendas interessante para quem deseja ampliar ainda mais seu alcance, transformando pessoas em verdadeiros vendedores e embaixadores online da sua marca.

Os afiliados, são pessoas que distribuem links de venda dos produtos da sua empresa, em troca de comissionamento. Funciona como uma publicidade para a sua marca, levando oportunidade a um público amplo de forma muito mais objetiva e convincente.

Vale a leitura

Quais as Tendências no e-commerce para 2020?
Quais as Tendências no e-commerce para 2020?
A cada ano que passa, o comércio eletrônico é otimizado para adequar transações às necessidades dos consumidores da m...
Saiba mais
Sonho de consumo, sua marca está pronta para atender esta expectativa na Black Friday?
Sonho de consumo, sua marca está pronta para atender esta expectativa na Black Friday?
Cá estamos no segundo semestre do ano, e uma das datas mais importante do varejo bate em nossas portas. A tão esperad...
Saiba mais
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Engana-se quem acredita que a única maneira de se vender na internet é através de um e-commerce. Hoje em dia existem ...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados