MOSTRAR BARRA LATERAL
Entenda como funciona o Collaborative commerce

Independente do setor que sua empresa atua, deve saber que os canais de vendas são portas de entradas para os clientes. Já se foi o tempo que para se comprar em uma loja, o cliente precisava ir até o local, hoje a compra pode ser realizada por canais como mídias sociais, e-commerce, marketplace, entre muitos outros, como o collaborative commerce.

A experiência de compra hoje geralmente ocorre em seis pontos de contato. Porém, de acordo com um estuado publicado pela V12data, atualmente 55% das empresas não possuem uma estratégia de cruzamento de canais, ou como também é conhecido: cross-channel.

Empresas que possuem esta estratégia de cross-channel aplicada em seus negócios, pode ter um lifetime value até 30% maior quando a experiência de compra é unificada.

Neste artigo vamos falar sobre como funciona o collaborative commerce e como seu negócio pode integrar este conceito a sua estratégia e expandir o seu alcance de mercado.

O que é Collaborative commerce?

Também conhecido como C-commerce, é uma forma de comércio baseado na troca de serviços, utilizando a tecnologia para integrar diferentes negócios entre empresas, parceiros estratégicos, fornecedores e clientes, tudo isso dentro de uma comunidade comercial.

Para permitir a colaboração entre as partes, é utilizado ferramentas de software compatíveis na distribuição e cadeia de suprimento podendo obter produtos, fazer transações ou concluir processos de negócios interativos.

O collaborative commerce também é utilizado para integrar canais, expandir o alcance de mercado e principalmente otimizar operações.

Exemplo de plataforma Collaborative commerce

No mercado hoje, existem diversas plataformas que trabalham com este conceito, como a plataforma VTEX, que oferece um ecossistema digital de colaboração entre clientes e fornecedores, visando oferecer um rápido aumento de receita aos negócios. Alguns dos benefícios são:

  • Conexão entre clientes e sellers através de uma rede com mais de 2000 lojas VTEX em mais de 30 países.
  • Criação do seu próprio marketplace através de uma estrutura eficiente, podendo adicionar fornecedores, marcas, etc.
  • Ampliar seu alcance, vendendo em diversos marketplaces nativos da plataforma VTEX ou marketplaces parceiros como Amazon, Submarino, Magalu, etc.

Alguns de nossos clientes utilizaram o collaborative commerce para impulsionar o crescimento da operação e aumentar o alcance da marca, por exemplo:

OnStores

A OnStores, complexo de shoppings online, usou as soluções de marketplace nativas da VTEX e contou com suporte técnico da Codeby para desenvolver um ambiente digital que permite o usuário navegar pelos sites de compra dos 6 shoppings da rede e comprar dos lojistas parceiros em um único checkout com opções de entrega confortáveis ao consumidor. A estrutura é toda integrada em um único ambiente proporcionando mais conveniência e uma experiência holística ao cliente.

Corpo Ideal

A Corpo Ideal, uma marca nacional especializada em suplementos alimentares, viu a oportunidade de inovar e aumentar o alcance da marca utilizando o marketplace como parte importante da sua estratégia.

Para aumentar a participação da marca no segmento, a Corpo Ideal transformou seu e-commerce em um marketplace de nicho, permitindo que outros sellers pudessem utilizar o canal, aumentando assim o mix de produtos.

Extrafarma

A Extrafama é uma empresa do setor farmacêutico que investiu muito nos canais online durante o cenário de pandemia.

Recentemente a marca evoluiu seu site para um marketplace, permitindo integrar suas lojas físicas ao online, através da regionalização. Esta estratégia serviu para entregar mais conveniência ao cliente, uma vez que tem opções de entrega, pagamentos e descontos, personalizadas de acordo com a região ou lojas próximas a sua localização.

Por que o collaborative commerce é importante para seu negócio?

O comércio colaborativo te permite reduzir gastos e aumentar as vendas, através da expansão da variedade de produtos e alcance de novos clientes. Além disso, ao optar por transformar seu e-commerce em um marketplace e permitir outras marcas e categorias de produtos em seu portfólio, sua operação acaba eliminando ou diminuindo consideravelmente os custos de estoque e cadeia de suprimentos.

Assim como nos exemplos a cima, você pode:

  • Aumentar seu mix de produtos, juntando-se com fornecedores e marcas parceiras;
  • Conectar-se com outros vendedores através de um ecossistema de network e marketplaces, para alcançar novos clientes;
  • Aumentar ainda mais o seu alcance distribuindo seus produtos em marketplaces bem conhecidos como a Amazon;
  • Integrar as vendas das suas lojas físicas com o ambiente online, levando mais comodidade ao cliente e diminuindo custo com logística.

Agora que você entendeu sobre o conceito collaborative commerce, e os benefícios para seu negócio, fale conosco para saber o que esta estratégia pode fazer pelo seu negócio.

Vale a leitura

Como o uso de Business Intelligence aumenta a capacidade da sua loja virtual?
Como o uso de Business Intelligence aumenta a capacidade da sua loja virtual?
O uso de informações para influenciar a estratégia de um e-commerce é uma prática que vem sendo aprimorada, mas que a...
Saiba mais
Por que optar pela tecnologia VTEX IO em seu e-commerce?
Por que optar pela tecnologia VTEX IO em seu e-commerce?
A VTEX é uma plataforma SaaS (Service as a Service), com atuação em mais de 25 países na Europa, América do Norte e A...
Saiba mais
6 motivos para migrar a sua loja para a plataforma Shopify
6 motivos para migrar a sua loja para a plataforma Shopify
Independente do tamanho do negócio, gerenciar um e-commerce pode ser difícil e demandar muitos esforços para sua loja...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados