MOSTRAR BARRA LATERAL
E-commerce: como vender na internet com sucesso

Existem algumas estratégias que são determinantes para o sucesso de um e-commerce e para aumentar as vendas na internet. Confira agora mesmo quais são as principais.

 

As vendas online são essenciais para os comércios, uma vez que a adesão do público ao e-commerce cresce cada vez mais. Mas como vender na internet com sucesso? Quais são os elementos essenciais que devem ser observados pelas lojas virtuais?

Essas perguntas podem ser respondidas de diversas maneiras. Existem, pois, muitas estratégias que prometem aumentar o sucesso de um comércio virtual e nem sempre é possível saber quais realmente cumprem com o propagandeado.

Pensando nisso separamos para você algumas dicas que garantem o crescimento das suas vendas na internet que podem ser a chave para a guinada para o sucesso!

Potencialize seus resultados: Como obter sucesso com seu e-commerce

Veja agora mesmo algumas dicas que irão trabalhar de forma a aumentar não apenas os acessos ao seu site de vendas, mas principalmente as conversões em vendas e melhorar ainda mais a imagem da sua marca perante o público.

Desenvolva um logotipo para identificação visual

Em primeiro lugar, não deixe de criar uma identidade visual para a sua empresa por meio do desenvolvimento de um logotipo. Com ele você melhora sua representação no mercado, garante o reconhecimento pelo público e também a atração dele.

Segmente sua atuação

Segmentar a atuação de um e-commerce é levar em consideração qual é a persona da marca. Ou seja, qual é o público que é o foco das vendas e que tem mais chances de se tornar um cliente da empresa.

Isso leva em consideração idade, gênero e região de residência, dentre outras coisas. Tudo isso influência na maneira como a sua marca irá se portar e, também, suas postagens e abordagens do público.

Esteja presente nas redes sociais

Igualmente, é crucial que qualquer tipo de empresa esteja presente nas redes sociais. Afinal, elas são utilizadas por milhões de pessoas e permitem que haja maior interação entre a marca e o público.

Da mesma forma, ela ajuda no desenvolvimento da personalidade e na identidade da empresa. Não deixe de aplicar estratégias como links patrocinados, direcionamento de postagens e técnicas de posicionamento de palavras-chave em suas publicações.

Aplique estratégias de engajamento do público

Em quarto lugar, não deixe de se utilizar em seu e-commerce de estratégias de engajamento do público. Essa dica, aliás, está diretamente relacionada à anterior.

Isso porque o engajamento costuma ocorrer nas redes sociais da marca. Ele corresponde ao uso dos consumidores como veículos de propagandas da sua empresa.

Ele se ilustra, por exemplo, nas campanhas em que são oferecidas vantagens ou participação em sorteios em troca da marcação de outras pessoas na postagem e de curtidas nas fotos. Isso ajuda de sobremaneira na divulgação do seu comércio online!

Esteja atento aos acessos pelo celular

Um dos erros mais comuns do e-commerce é não se atentar aos acessos ao site que são feitos a partir dos smartphones. Quando não há adaptação da página para a tela do celular as informações podem ficar confusas e incompletas, bem como o design pode se tornar completamente desorganizado e não-intuitivo.

Portanto, é imprescindível que o seu site tenha adaptação para o acesso pelo celular, especialmente em razão do algoritmo Mobile First do Google, que classifica as páginas de acordo com esse tipo de disponibilização.

Use ferramentas para medir seus resultados das campanhas do e-commerce

Outro ponto muito importante diz respeito ao uso de ferramentas destinadas a medir resultados. Essa é a melhor forma de saber se uma campanha e as estratégias adotadas estão surtindo o efeito.

Ferramentas como o Google Analytics permitem mensurar o número de visitas ao site do seu e-commerce, as conversões em vendas e até mesmo quantas pessoas abandonam o carrinho de compras e em quanto tempo o fazem.

Dessa maneira é possível comparar dados de acessos de antes de uma campanha e relacionados ao período após sua adoção. Com isso a empresa pode saber se a estratégia teve sucesso e decidir por mantê-la ou não caso ela seja positiva ou negativa, respectivamente.

Mantenha-se em contato com a sua clientela

Esse é um fator muito importante para o sucesso de um e-commerce. Primeiramente, é imprescindível que a sua empresa tenha ferramentas que permitam o contato do público.

Afinal, é comum que os consumidores encontrem dúvidas que ultrapassam as questões da sessão “Perguntas Frequentes” do seu site. Igualmente, em alguns casos o cliente ainda se sente inseguro e se vale do contato para garantir que está negociando com uma empresa idônea.

Assim, esteja atento aos contatos feitos por caixa de mensagens ou comentários em redes sociais. Igualmente, disponibilize um WhatsApp empresarial no site do seu e-commerce.

Por fim, não se esqueça de que o contato não é importante apenas no pré-venda e durante a comercialização, mas também depois. Dessa maneira, busque contatar o cliente no pós-venda, buscando conhecer a opinião dele sobre o produto, sua satisfação e  como você pode melhorar a experiência dele.

Vale a leitura

Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para enga...
Saiba mais
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
O setor farmacêutico vem mudando nos últimos anos, principalmente no varejo que deixou de ser um lugar especializado ...
Saiba mais
Como o omnichannel aproxima sua empresa dos seus clientes?
Como o omnichannel aproxima sua empresa dos seus clientes?
Nos últimos anos, diversas empresas repensaram suas estratégias em meio as adversidades e encontraram na experiência ...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados