MOSTRAR BARRA LATERAL
Dicas de como aplicar SEO em seu e-commerce

Você sabia que com um SEO aplicado corretamente em seu e-commerce, divulgar e atrair tráfego qualificado se torna muito mais fácil?

As pessoas buscam ativamente no Google e outros mecanismos de busca, por conteúdos de seu interesse, e a sua solução pode ser exatamente o que estas pessoas estão procurando. Mas como fazer estes usuários encontrarem a sua solução?

O SEO tem um impacto realmente significativo no e-commerce, quando aplicado de forma correta, podendo trazer usuários interessados nos seus produtos e consequentemente aumentando suas taxas de conversão.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como aplicar a técnica de SEO no e-commerce.

O que é SEO e qual sua importância?

Você já deve saber que SEO (Search Engine Optimization) serve para otimizar o seu site para os mecanismos de pesquisa e ranquear em resultados de acordo com o conteúdo da sua página.

Basicamente é oferecer conteúdos de qualidade, com layout agradável, navegação eficiente, experiência do usuário e várias outras ações que poderão ser jugadas pelos robôs do Google, como o melhor resultado para o que as pessoas buscam.

Ao se tornar o melhor resultado, as chances de conquistar os primeiros lugares da busca são altas e muito desejadas por todos que trabalham com internet. E não é a toa, a relevância do Google para as pessoas é imensa, todos recorrem ao gigante quando tem uma dúvida ou necessidade e estar entre os primeiros é beneficial não só em vendas, mas na aquisição de clientes. Alguns dos benefícios são:

  • Conquistar a confiança do usuário;
  • Atrair trafego qualificado e orgânico para o seu site;
  • Ganhar autoridade no mercado em que você atua;
  • Estar à frente da concorrência.

Dicas de SEO para e-commerce

Não é uma tarefa fácil aparecer na primeira página do Google, isso irá depender de como as técnicas de SEO são aplicadas nas páginas do seu e-commerce. Veja a seguir algumas dicas do que não deve faltar em seu site.

O básico bem feito

O processo de SEO tem seus pontos básicos que precisam ser aplicados para estruturar uma estratégia mais rebuscada. Começando com a pesquisa de palavras-chave aplicadas nos níveis corretos do seu funil de vendas, para tornar seu conteúdo encontrável. Elas podem ser inseridas na Meta Descrition da página, nas imagens dos produtos e até mesmo na URL.

Os títulos (tage <title>) das páginas também são importantes para o SEO on page, devem conter as palavras-chave que remetem ao produto principal e conter até 63 caracteres. Além disso, os heading tags (h1, h2,h3) irão ajudar a identificar a hierarquia entre os títulos inseridos na sua página e facilitar a leitura do código pelos robôs do Google.

Páginas com conteúdos completos

Criar um texto original e interessante na descrição do produto irá engajar o usuário, mas complementar este conteúdo com descrições mais completas, imagens, detalhes técnicos, sugestões de uso, guia de compra, demonstrações, vídeos, avaliações e até mesmo comparativos, irá evitar que o usuário saia do seu site e busca mais informações do produto e acabe comprando na concorrência. 

Invista em diferentes formatos de conteúdo, quanto mais informação sua página oferecer, mais confiante o usuário se sentirá para realizar uma compra.

Arquitetura do site

A arquitetura do seu site irá ditar se a navegação é conveniente ou não ao usuário, se é simples, rápida e agradável ou confusa e com longos caminhos até a compra.

Planeje bem as categorias e subcategorias do seu e-commerce, certifique-se que exista um caminho lógico e curto para os usuários chegarem até o checkout e até mesmo que ele não se perca no momento da pesquisa pelo produto.

Performance geral do site

A velocidade do carregamento do seu site, também irá influenciar no seu ranqueamento. Sites lentos, com carregamento demorado, perdem pontuações significativas no Google. Além disso, pesquisas revelam que os consumidores não costumam esperar mais de 3 segundo pelo carregamento de um site, optando por visitar outros sites concorrentes.

Esta questão de performance pode ser resolvida pela otimização das imagens, a utilização de técnicas como a Lazy Load ou com um código focado em performance. A junção dessas técnicas fará com que seu site tenha pontuações melhores nesse quesito.

Se você se interessar por saber o que fazer pela performance do seu site, leia nosso “guia de performance para e-commerce” e receba insights e formas de como medir o desempenho do seu site.

 

Por fim, o SEO não é um projeto para ser executado uma única vez, precisa ser otimizado continuamente, pois o mercado é dinâmico e sempre há atualizações dos algoritmos do Google. Dessa forma, fique atento as oportunidades de otimização do seu site.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber como a codeby pode ajudar o seu e-commerce, entre em contato com o nosso time.

Vale a leitura

Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Um lojista pode se deparar com muitas alternativas ao pensar na estrutura de uma loja virtual. São vários os serviços...
Saiba mais
Quais as tendências do varejo de moda online
Quais as tendências do varejo de moda online
O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que viera...
Saiba mais
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para enga...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados