Dia do cliente, como aproveitar a data para fortalecer laços

O dia do cliente pode não ser uma data tão conhecida pelo público, afinal foi criada há poucos anos e só recentemente está se tornando uma data interessante para o comércio, propondo vínculos e incentivando a fidelização entre marcas e consumidores.

Muitas marcas utilizam a data para movimentar o mês de Setembro, que costuma ser um período mais fraco para o varejo. Com o intuito de tornar a data atrativa para o consumidor, muitas delas optam por ações pontuais de homenagem e/ou oferecer diversos benefícios para seus clientes e elaborar estratégias testes para a Black Friday.

Veja neste artigo algumas dicas para como utilizar a data para comemorar a sua relação com o cliente, aumentar suas vendas e fidelizar novos consumidores.

Utilize ações no Dia do Cliente para engajar seus clientes

Estratégias executadas em datas sazonais surtem efeitos importantes no número de vendas, por isso vale a pena realizar um planejamento com antecedência para desenvolver ações que irão engajar seu público e melhorar a visibilidade da sua marca.

Campanhas promocionais valem a pena quando o assunto é Dia do Cliente, afinal é um jeito de oferecer ótimas condições e oportunidade. Veja alguns exemplos de promoções que deram certo na data dos anos anteriores e inspire-se.

Programa de pontos

Programas de pontos são ótimos meios de fidelizar clientes, quanto mais compras ele efetuar, mais pontos acumula para trocar por algo de interesse. Se sua marca já conta com este tipo de programa, porque não atrelá-lo às promoções do Dia do cliente.

Estipule um valor X a ser gasto no dia e dê ao cliente um benefício extra: um vale-compra ou descontos em itens da wishlist. O legal deste tipo de ação é que sua marca leva benefícios para clientes fiéis e aumenta a proximidade.

Em 2017 o Grupo Pão de Açúcar fez uma ação utilizando o programa de pontos Pão de Açúcar Mais, onde todo cliente que efetuasse uma compra no e-commerce acima de R$200,00 ganhava uma vale-compra de R$20,00 para gastar em qualquer loja do grupo.

Promoções estilo “compre e leve”

Promoções são sempre bem vindas, além de serem atrativas para seu cliente é um ótimo jeito de aumentar o volume de vendas e aumentar o fluxo de novos usuários.

Sua marca pode utilizar promoções no estilo “compre e leve” que basicamente coloca condições de compra e um produto beneficio.

A Darksidebook, editora de livros em edições colecionáveis, ofereceu em seu site uma promoção onde o cliente ganhava uma série de brindes, livros e frete grátis, na compra de 3 ou mais livros. Conforme o cliente adicionava os produtos no carrinho, abria-se uma categoria de brinde onde o próprio cliente escolhia o livro que o interessava.

Promova modalidades diferentes

Se sua marca está entrando para os caminhos do omnichannel, pode sentir um pouco de dificuldade de adequar os hábitos do seu cliente (como apenas comprar pelo site), afinal é natural do ser humano criar hábitos em nossas rotinas.


Uma maneira de tentar driblar essa resistência é oferecer benefícios em compras realizadas pela modalidade nova: Retirada em loja, compras pelo aplicativo, Redes sociais etc..


A Casas Bahia por exemplo, no Dia do Cliente de 2017 premiou seus clientes com R$50,00 nas compras realizadas pela modalidade Retirada Rápido e para produtos anunciados na TV ou itens selecionados.

Comunique-se com seu cliente

É de praxe utilizar datas sazonais para fomentar o desejo de compra ou tentar reaquecer os leads da sua marca. Por isso uma boa campanha de comunicação é necessária para que a data seja um sucesso.

Invista em email marketing para manter contato com seu cliente e comunicar eventos e ofertas exclusivas. Use a ferramenta para estimular seu cliente com produtos favoritos, recém visitados ou que estão aguardando no carrinho. Não perca a chance de mostrar que você o conhece.

Crie campanhas nas redes sociais, quem sabe uma # para o dia, para aumentar o engajamento com seu público.

Prepare seu site com o que há de melhor

Melhorar a experiência do seu site muitas vezes não requer um projeto completo de mudanças, boas funcionalidades aplicadas em seu layout melhoram e muito a experiência que sua marca fornece ao cliente.

São inúmeras as opções de funcionalidades que tem objetivos que variam entre aumentar o tempo de permanência no site, facilitar o caminho de compra e personalizar a visita do usuário.

Como o dia do cliente é uma data para comemorar o relacionamento, separamos aqui algumas dicas para personalizar a experiência do seu site e comunicar o usuário sobre as ações da data.Veja a seguir:

Personalização na hora da compra

Você já deve ter ouvido ou lido por aí que os consumidores de hoje não procuram apenas por produtos, mas por um conjunto completo somando qualidade, atendimento, experiência e personalização.

A personalização somada com a experiência do seu cliente pode fazer maravilhas afinal, quem não gosta de se sentir especial. Investir em funcionalidades que focam em personalizar o site de acordo com as preferências do cliente é uma ótima forma de tornar a experiência única para cada usuário.

A nossa dica é utilizar prateleiras customizáveis, que possibilita o cliente escolher quantos produtos aparecem por linha. Esse tipo de funcionalidade é indicada para lojas que tenham fotos de alta qualidade ou detalhes para que o cliente visualize melhor o produto sem sair da página.

Mais contato com o produto

Também não é de hoje que os consumidores estão mais atentos ao que compram, muitos antes de realizar uma compra realizam buscas completas para conhecer o produto antes de adquiri-lo de fato.

O ideal para uma loja online é ter o máximo de informação sobre o produto em sua página, o cliente encontrando tudo que precisa saber em um só lugar, além de aumentar a credibilidade da marca, faz com que o cliente se sinta mais confortável em realizar compras futuras e usar sua marca como sinônimo de Solução.

Além de uma boa descrição do produto e fotos de alta qualidade, vídeos na página do produto ajudam a mostrar informações mais detalhadas e dão a ideia exata de proporção do item deixando o cliente muito mais bem informado sobre o produto.

Informe sobre as promoções do sites

Comunicar nunca é demais, seja por email, redes sociais ou sinal de fumaça os clientes gostam de estar por dentro das novidades, principalmente quando vem acompanhadas com condições e benefícios exclusivos.


Uma forma interessante é utilizar Layover que aparecem nas páginas do site para o cliente se cadastrar em sua newsletter, ou quem sabe realizar outro tipo de ação.

Com um Layover de 2 passos, seu cliente insere informações básicas e logo depois pode optar por inserir outras informações e ganhar descontos por isso. É uma forma de manter sua base atualizada e ainda oferecer benefícios ao usuário incentivando a compra.

Outra forma de se conectar com seu cliente é através de notificações de promoções. Caso seu cliente já tenha um conta em seu site, ele poderá receber notificações ou promoções por mensagem (aquela famosa DM no seu site)


Todas as funcionalidades citadas por aqui, estão disponíveis em nossa loja de Plugins e você pode adquirir essas e muitas outras acessando este link.

Estas são as dicas que temos para você se sair bem neste dia do Cliente. Lembre-se de se sentir grato por tê-los por perto e tente melhorar cada vez mais por eles.

E aí, gostou das dicas, nos conte aqui nos comentários.

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