Crie oportunidades para seu e-commerce no Dia dos Pais

Como uma data sazonal em ascensão, o Dia dos Pais está ganhando mais visibilidade entre os consumidores. Só em 2018, as vendas nesta data foram as melhores dos últimos 6 anos e na modalidade de e-commerce, o faturamento de R$2.09 bilhões ficou atrás apenas do Dia das mães (com R$2.11 bilhões faturados na data).

A previsão para 2019 é que as vendas nesta data seja ainda melhor, pois em pesquisa com os consumidores, 38% das pessoas relataram que pretendem gastar mais este ano para presentear seus pais, além de estarem abertos a fazerem negócio com novas marcas.

Com base em alguns estudos realizado pelo Google, levantamos algumas dicas de como elaborar sua campanha e preparar seu site para o Dia dos Pais de forma mais efetiva e garantindo a interação real entre marca e consumidor.

Conheça seu público e crie campanhas efetivas

Com a sociedade em constante evolução, as campanhas que funcionavam em anos anteriores podem não funcionar este ano (e nos próximos). Isso se deve ao fato de que estamos mudando alguns conceitos e padrões, ficando menos receptivos a estereótipos e mais interessados em representatividade do que somos de verdade.

Prova disso é que cerca de 65% dos pais raramente ou nunca se identificam com a imagem que aparece nas propagandas. As campanhas menos populares entre este público, são as que mostram características de pai perfeito, pai com papel secundário ou coadjuvante na criação dos filhos ou pais muito rígidos.

Isto está ligado principalmente a mudança do papel do homem se alinhando ao conceito da nova masculinidade, onde existe maior igualdade entre os gêneros e participação mais ativa na criação dos filhos.

Em pesquisa realizada pelo Google Survey, o público gostaria de ver incorporado nas campanhas a noção de pai protagonista, cuidador e presente no cotidiano. Confira os resultados da pesquisa realizada pelo Google Survey, onde falam sobre aspectos que gostariam de ver retratados:

Mostrando estas características de paternidade mais presente, os benefícios vão além do relacionamento entre marca e consumidor, mas também ajuda a melhorar aspectos da sociedade.

Como são feitas as compras para o Dia dos Pais?

Com as rotinas cada vez mais aceleradas, as compras para datas sazonais comemorativas, costumam ser deixadas para os últimos momentos. Segundo dados do Google Survey, pelo menos metade das compras são feitas na véspera ou no próprio dia, fazendo com que 1 em cada 5 consumidores opte pela compra online.

Pode não ser um número grande, porém o canal online tem potencial para crescimento na data, oferecendo condições mais atraente como frete grátis, tempo de entrega curto e preços atrativos, conforme mostra o gráfico a seguir.

Além do fato de deixar as compras para cima da hora, uma das dificuldades encontradas é a escolha dos presentes.

Boa parte das pessoas não sabem quais os interesses dos pais, e acabam procurando por dicas ou ideias criativas para presentear. As buscas por temas como este, crescem cerca de 8% na semana do Dia dos Pais.

Esta é uma boa chance de oferecer informação e inspiração através de conteúdo, uma estratégia interessante para e-commerce.

Saiba como conquistar e-shoppers e aumentar suas vendas no Dia dos Pais

Agora que você conhece o comportamento do público que compra no Dia dos Pais, chegou a hora de saber como aumentar suas vendas e atrair este público para seu e-commerce, pode parecer um desafio, mas com as dicas a seguir, você estará pronto para conquistar novos e-shoppers e melhorar o desempenho do seu site durante o evento.

  • Inspire os consumidores com kits e composições de produtos

Com o aumento nas buscas por dicas de presentes, uma forma interessante para seu site se destacar nesta data é segmentar os produtos em kits em composições temáticas.

Use interesses por hobbies se seu negócio trabalhar com diversas segmentações de produtos, vale kit para pais que gostam de cozinhar, tecnologia, moda, jardinagem, esportes. Monte indicações que facilite o máximo pela busca do presente perfeito.

Agora, se sua loja trabalha com apenas um segmento, use características da personalidade para compor as dicas. Por exemplo, se sua loja trabalha com moda, indique looks de estilos variados que a identificação seja feita rapidamente.

Uma ferramenta interessante para você que optar por este tipo de estratégia, é utilizar a Shoplook, que através de hotspots permite o cliente comprar looks completos ou itens de interesse, diretamente do catálogo com apenas um click.

  • Use o marketing de conteúdo para informar

Segundo dados do Google Survey, cerca de 49% dos consumidores costumam buscar informações sobre a data na internet, e ter conteúdos relevantes em seu site, irá fazer toda a diferença.

Muitas pessoas associam essa estratégia com conteúdos produzidos somente para blogs, mas Reviews de clientes, imagens, vídeos e descrições de produtos caprichadas ajudam a ranquear no Google.

Além disso, o uso de conteúdos relevantes pode elevar a credibilidade da sua marca na visão dos clientes.

  • Prepare sua versão mobile para funcionar a todo vapor

Compras por aparelhos móveis são realidade e ficam a cada dia mais populares no mercado, pela facilidade que se tem em realizar compras de qualquer lugar usando o celular.

Por isso, é importante que seu site siga esta realidade e tenha uma versão mobile funcionando para a data. A dica é apostar em layout responsivos que se adaptam em qualquer tamanho de tela, o investimento inicial não é tão grande e sua loja poderá atingir um público maior.

  • Organize a prateleira de produtos do seu site

Uma estratégia pouco utilizada online mas que faz muito sentido, é o visual merchandising que cria uma atmosfera confortável que eleva a experiência do usuário.

Além de tematizar o site, com banners, promoções, imagens e produtos para a data, é importante que a prateleira do seu site também entregue uma experiência completa e mantenha a atmosfera da página principal.

Parece complicado, mas não é! É possível organizar os produtos da sua prateleira de produtos através dos Score de cada item. Fazendo isso seu cliente pode ter acesso a produtos da mesma coleção, semelhantes ou que se completam apenas navegando na Prateleira.

Se sua plataforma é a VTEX, já existe uma forma fácil de organizar os produtos utilizando o APP VMIO para VTEX IO. O legal é que a aplicação é totalmente grátis (Saiba mais aqui).

  • Use plugins que elevem a experiência do seu cliente

Utilizar plugins que incrementam a navegação pelo seu site é primordial se sua marca preza pela melhor experiência do cliente, pois uma vez adicionado os plugins podem criar um contato com o visitante do site, comunicar sobre promoções, facilitar o processo de compra entre muitas outras facilidades.

Separamos quatro plugins que são interessantes para o Dia dos Pais abaixo:

Game Layover: Com uma Layover estilo roleta acionada com um clique, o cliente tem a chance de ganhar um dos descontos oferecidos e adicionar na sua próxima compra.

Compre na Prateleira: Este plugin conta com a opção de selecionar cor e tamanho direto na prateleira, sem a necessidade de entrar na página do produto.

O cliente consegue comprar o item de desejo direto da prateleira, tendo sua compra facilitada pelo Plugin.

Tip Bar (carrossel): Barra de anúncios, tipo carrossel, na parte inferior ou superior, com dicas, promoções e campanhas que estão acontecendo no seu site.

As mensagens são customizadas pelo CMS da VTEX.

Promotion Notification: Mantenha seu cliente a par de novidades, anúncios e/ou promoções, em todas as páginas de sua loja.

As mensagens são cadastradas no Master Data VTEX e exibidas no store front, com opção de adicionar links.

A notícia boa é que eles estão em promoção, comprando um Plugin você ganha 20% de desconto no segundo.

Esperamos que os temas abordados no artigo seja de grande ajuda para realizar uma campanha efetiva para o Dia dos pais, com campanhas interessantes e um site preparado para as oportunidades que esta data irá trazer.

E aí, qual tópico você gostou mais? Ficou alguma dúvida? Conta pra gente.

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