Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS

Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS

Um lojista pode se deparar com muitas alternativas ao pensar na estrutura de uma loja virtual. São vários os serviços e integrações que devem ser consideradas, mas o que importante é saber que tipo de plataforma irá hospedar o seu e-commerce.

E quando o assunto é a hospedagem da sua loja virtual, as plataformas SaaS podem vir a ser uma opção viável para seu negócio, dado que oferece mecanismos personalizados, robustos e mais completos, além de integração com diversos sistemas.

Neste artigo, vamos falar sobre cinco benefícios para seu e-commerce em optar por uma plataforma SaaS e também algumas plataformas muito utilizadas no mercado. Boa leitura!

O que é uma plataforma SaaS?

(SaaS) Software as a Service, é um modelo de licenciamento e entrega de software no qual a tecnologia é licenciada ao lojista através de assinatura. Em outras palavras, as plataformas de comércio eletrônico SaaS são hospedadas e mantidas por seu provedor e depois licenciadas para uso pelos lojistas. Os usuários acessam esses aplicativos através de navegadores da web e pagam uma taxa de assinatura mensal com base no nível de serviço e número de usuários.

A principal vantagem das plataformas de comércio eletrônico SaaS é que o software não é instalado no local ou mantido pelo próprio usuário. Em vez disso, seu provedor de comércio eletrônico cria, hospeda e mantém o software em seus próprios servidores. No entanto, isso significa que os usuários estão limitados em sua capacidade de editar ou alterar o código-fonte do software.

Qual a vantagem da plataforma SaaS?

As plataformas SaaS oferecem muitas vantagens, principalmente para empresas que possuem modelos de negócios diferenciados. As tecnologias e integrações fornecidas visam garantir uma boa experiência do usuário da sua loja, favorecendo métricas importantes como taxa de conversão e ticket médio.

Além disso, preocupações com atualizações de loja, integrações, segurança e muitos outros aspectos tecnológico, podem ser facilmente terceirizados. Veja algumas das vantagens a seguir.

Poucos obstáculos de entrada

Você pode encontrar desde planos gratuitos, até planos mais robustos dependendo da necessidade do seu negócio, com a vantagem de ter o custo inicial reduzido.

Além disso, você pode utilizar as funções dos modelos tradicionais de software, sem encargos de manutenção, taxas e custos iniciais de licença. Por já ter uma estrutura pronta as empresas podem iniciar seu trabalho rapidamente. 

Um exemplo disso, são os go lives que já realizamos para algumas marcas, onde o processo de desenvolvimento da loja durou apenas 15 dias.

Alta acessibilidade

No caso da sua empresa utilizar modelos de negócios diferenciados ou necessitar instalar funcionalidades diferentes, as plataformas SaaS normalmente possuem aplicativos nativos e desenvolvidos por terceiros que podem ser instalados facilmente em sua loja online.

A plataforma da VTEX, por exemplo, contém muitos recursos para o gerenciamento ponta a ponta de um negócio de comércio digital, incluindo gerenciamento de ativos digitais e PIM, um banco de dados de clientes, um OMS e atendimento. Isso torna a plataforma adequada às necessidades das organizações de médio porte.

Facilidade de upgrade

Como a tecnologia das plataformas SaaS são administradas pelos provedores, os upgrades e as atualizações eliminam a necessidade de fazer qualquer alteração no código-fonte para acompanhar as atualizações do mercado.

O provedor destas plataformas também são responsáveis por disponibilizar aos clientes estas atualizações. Em alguns casos este quesito pode ser um ponto negativo, pois a tecnologia pode te engessar e não evoluir da forma que o seu negócio precisa. Mas, por outro lado, se o seu negócio precisar evoluir algum ponto específico, poderá contar com o desenvolvimento de funcionalidades personalizadas.

Integrações simplificadas

Os sistemas SaaS estão nativamente conectados a outros serviços que ajudam os varejistas a vender (como serviços de pagamentos, provedores e gateways) e tem uma documentação de API aberta que ajuda sua empresa a se conectar com os mais diversos serviços, mas para API você precisa de uma equipe interna de TI ou desenvolvimento apoio do parceiro.

Muitas plataformas SaaS oferecem também personalização para adaptar modelos de negócio e necessidades individuais de cada empresa.

Suporte e evolução

Uma das vantagens mais interessantes para quem está iniciando sua operação online é poder contar com a terceirização de serviços de manutenção e evolução da sua loja, através de agências e empresas especializadas neste tipo de serviço.

As plataformas de SaaS possuem parceiros certificados o que pode facilitar a sua empresa a encontrar agências e profissionais com habilidades de execução que o seu negócio precisa. Os serviços são pagos à parte, porém garantem suporte diário e resolução de problemas, além de opções de evolução da operação.

Exemplo de plataforma SaaS

VTEX

A plataforma VTEX é uma solução baseada em nuvem, oferecida como Software as a Service (SaaS). Com a VTEX, seu software central é hospedado e mantido pela própria VTEX, reduzindo significativamente o tempo, as dores de cabeça e o trabalho não orçado que os proprietários de sites de código aberto normalmente enfrentam.

A VTEX é cobrada em uma escala móvel, começando tão baixo quanto $ 500 +2,5% de participação na receita. Com planos indo tão baixo quanto 0,3% da divisão da receita para empresas maiores. Vale ressaltar que, a licença da VTEX também inclui hospedagem, manutenção e segurança.

Quer saber como ter um e-commerce na plataforma VTEX pode contribuir para a evolução do seu negócio online? Entre em contato conosco.
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade