Conceito omnichannel: Integre seus estoques com a Prateleira Infinita

A popularização da internet não é novidade para ninguém, e nem que isto está influenciando na jornada de compra do cliente, abrangendo oportunidades e eliminando barreiras do comércio, como é o caso da Prateleira Infinita.

Esta tendência aplicável em negócios que trabalham com comércio eletrônico e online, propõe a integração dos estoques de lojas físicas e virtuais com a intenção de evitar perda de vendas por falta de produto.

Neste artigo você irá entender melhor o que é o conceito de Prateleira infinita, e como usar a integração de estoques no seu negócio pode gerar benefícios para seus clientes e para sua operação.

O que é Prateleira infinita?

Imagine a frustração de um cliente que foi até a sua loja física comprar um produto de interesse e ao chegar lá, não encontrou o que queria. Essa situação sem dúvida, impacta negativamente uma empresa, ainda mais se acontece com muita frequência.

A prateleira infinita é um dos macroprocessos do omnichannel em que o varejista integra os estoques das lojas físicas com a da loja virtual, com o objetivo de evitar esta situação acima que além de frustrar o consumidor faz com que a loja perca vendas por falta de produto.

Com este conceito o lojista pode resolver a situação acima com mais eficiência, acessando a disponibilidade do produto na loja virtual e oferecendo a oportunidade de fechar a venda no mesmo momento, com a possibilidade de encaminhar a compra para a loja para retirada posterior ou um endereço de escolha do cliente.

Na prática, o ponto de venda não precisa necessariamente contar um com grande estoque. Com alguns produtos para o cliente ter contato e testar caso necessário já é suficiente para utilizar a prateleira infinita e realizar compra com os estoques da sua loja virtual através de tablets ou totens interativos.

Por que usar prateleira infinita no meu negócio?

As vantagens para seu negócio começam com o fato de impedir que a venda seja perdida por não ter o item de desejo na loja, além disso a experiência do seu cliente é elevada, uma vez que sua marca está dando importância em realizar a vontade de comprá mesmo que não tenha na loja no momento.

O conceito ainda traz a um negócio o combate a ruptura de estoque uma vez que todos os estoques estão integrados, evitando gastos com transferências de mercadorias e aumentando as opções de itens no estoque de todas as lojas. 

Quais as vantagens?

  • Variedade de itens: Sua loja pode ter uma variedade de itens bem maior a disposição do cliente, uma vez que a oferta de produtos disponíveis na sua loja online, franquias, lojas parceiras ou no centro de distribuição.
  • Logística facilitada: Oferecer a possibilidade do cliente retirar o produto na loja tornando a logística mais otimizada por diminuir gastos e atrasos na entrega.
  • Utilizar estoque de outras lojas e lojas virtuais: Com um estoque unificado, processos e gastos com transferências entre unidades são economizados e ainda garantem que seja impossível perder vendas por falta de item.
  • Controlar a frustração do consumidor: A prateleira infinita além de agregar valor a experiência do cliente, evita a frustração de não encontrar o produto que deseja. Se a loja contar com produtos de teste, o cliente pode ter o primeiro contato e optar por fazer a compra online ali na loja, permitindo assim, controlar a frustração do consumidor.

Quem já usa?

Diversas marcas utilizam o conceito em suas estratégias de vendas, sejam de grande, médio ou pequeno porte. Existem soluções interessantes para cada tipo de negócio, e que facilitam muito na integração de estoques.

Uma marca que utiliza o conceito em suas lojas físicas é a Sephora, que além de contar com produtos para testes em suas prateleiras, possui um local bem identificado caso o cliente não encontre oque procura com um computador para o cliente acessar a loja online e ter acesso a todo o catálogo.

Aplicando um conceito simples de integração de canais, sua loja pode alavancar as vendas e entregar uma experiência muito mais completa ao seu cliente nas lojas físicas. Você já conhecia este conceito? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados