MOSTRAR BARRA LATERAL
Como o uso de Business Intelligence aumenta a capacidade da sua loja virtual?

O uso de informações para influenciar a estratégia de um e-commerce é uma prática que vem sendo aprimorada, mas que até então as empresas apenas haviam explorado minimamente.

Com o apoio de soluções tecnológicas de Business Intelligence e plataformas de analytics, o trabalho foi aprofundado e a leitura de dados passou a ser mais assertiva e trazer informações de maior qualidade para a estratégia desses e-commerces.

Atualmente, o business intelligence é essencial para o sucesso de e-commerces inovadores e que investem positivamente em estratégias assertivas.

Neste artigo vamos falar como o que é business intelligence e como seu uso pode aumentar a capacidade da sua loja virtual.

O que é Business Intelligence no e-commerce?

O Business Intelligence é uma área tecnológica que atua com o uso de dados para analisar situações, acompanhar resultados, otimizar e tomar decisões estratégicas no e-commerce.

Além disso, o BI (Business intelligence) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados através de ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar um e-commerce e tomar decisões impulsionadas por dados.

Na prática, você sabe que o Business intelligence está sendo utilizado de forma correta em seu e-commerce, quando possui uma visão abrangente dos dados da sua operação e utiliza esses dados para gerar mudanças positivas e se adaptar rapidamente às mudanças e necessidades do seu consumidor.

Vantagens de utilizar o Business Intelligence no e-commerce

O Business Intelligence é um forte aliado ao transformar um volume alto de informações em vantagens competitivas para o seu e-commerce. Os softwares eliminam gargalos em processos normalmente executados manualmente, como registros de informações, dados duplicados ou desatualizados.

Todos estes dados monitorados servem como métricas e indicadores confiáveis sobre o comportamento do consumidor, você poderá entender períodos sazonais que baixo e alto volume de compra, produtos de maior interesse, motivos de abandono de carrinho e muitos outros dados essenciais para uma estratégia de venda. Entre as vantagens de utilizar o Business Intelligence são:

  • Auxilio em tomada de decisões;
  • Vantagem competitiva no mercado;
  • Melhoria nos processos internos;
  • Dados sobre o comportamento do consumidores;
  • Identificação de novas oportunidades;
  • Aumento de lucratividade;
  • Prevenção de falhas.

Dessa forma, o business intelligence pode aumentar a capacidade da sua loja virtual, pois auxilia na tomada de decisões por permitir comparar dados e analisar cenários com mais eficiência. Com essa percepção aumentada através dos dados, seu e-commerce consegue ter mais vantagem competitiva no mercado, uma vez que conhece melhor seu cliente.

Além disso, fica mais fácil identificar novas oportunidades dentro do seu público, já que dados sobre o comportamento dos consumidores são mais perceptíveis, gerando aumento na lucratividade e prevenindo falhas nos processos internos.

E aí, gostou de saber um pouco sobre como o Business Intelligence pode turbinar o seu e-commerce? Continue lendo sobre mais tendências para o e-commerce em nosso e-book Tendências para o e-commerce em 2021.

Vale a leitura

E-commerce de calçados 6 funcionalidades indispensáveis para ter sucesso
E-commerce de calçados 6 funcionalidades indispensáveis para ter sucesso
O setor de calçados precisou se adaptar e inovar suas operações para lidar com a crise durante a pandemia. Com as pro...
Saiba mais
Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Fundada em 1928, a Ben’s Cycle é especializada em produtos de bicicletas difíceis de encontrar e de alta qualidade, b...
Saiba mais
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conforme os anos passam, novas formas de atuar no mercado vão surgindo, dando espaço para novos modelos de negócios e...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados