Como o paradoxo da escolha pode impactar resultados da loja virtual?

Você já esteve diante de várias opções de um mesmo produto e acabou desistindo da compra por não conseguir escolher? Essa situação é mais comum do que se pensa e recebe o nome de paradoxo da escolha. Esse paradoxo influencia no sucesso de um negócio na medida em que, mesmo quando o cliente se decide pela compra, pode se tornar insatisfeito perante às opções.

No mundo do comércio virtual isso é bastante comum. No entanto, se você quer entender melhor como esse processo funciona e como ajudar seus clientes a realizarem as melhores escolhas (e sem culpa) leia este artigo até o final e confira!

O que é o paradoxo da escolha?

Durante muito tempo acreditamos que o nosso bem-estar estava diretamente ligado à quantidade de liberdade que possuímos diante de qualquer escolha, ou seja, quanto mais decisões fosse possível tomar, mais liberdade teríamos. No entanto, com a evolução e o predomínio da era da informação, acabamos sendo soterrados por um grande número de opções em qualquer que seja o produto ou serviço desejado.

Esse excesso, ao contrário do que parece, acaba sendo prejudicial no processo de decisão de compra, uma vez que, quanto mais variações de um mesmo produto temos, mais difícil é encontrar aquele que consideramos perfeito.

Dessa forma, fica mais complicado decidir pela compra, o que aumenta o risco de arrependimento, pois sempre existirá uma voz misteriosa soprando aos ouvidos que o outro modelo ou marca era a melhor escolha, gerando um desestímulo a uma nova compra.

Podemos dizer que isso ocorre porque o nosso cérebro costuma se sentir atraído pela quantidade de opções. Entretanto, se esse número for elevado, a chance de não tomar nenhuma decisão, ou decidir de forma errônea é sempre maior.

Ou seja, um grande número de variações de um mesmo produto pode atrair grande visibilidade à sua loja, mas essa maior visibilidade nem sempre é boa e significa mais vendas.

Como ele afeta o resultado de um e-commerce?

Esse paradoxo é aplicável no e-commerce já que, com a popularização da internet e do acesso pelos mais diversos dispositivos, está cada vez mais comum que os usuários optem por efetuar compras online. Isso se dá tanto pela facilidade e comodidade de comprar sem sair de casa, como também pela maior segurança que as lojas oferecem ao cliente.

Mas é na internet também que encontramos uma infinidade de lojas que vendem os mesmos produtos a preços bastante semelhantes e que desempenham praticamente as mesmas funções. É nesse cenário que percebemos a influência do paradoxo da escolha.

Assim, lojas virtuais que possuem maior quantidade de produtos tendem a sofrer mais com a indecisão dos clientes ou com o arrependimento se comparadas com aquelas que possuem pouca variedade de produto. Mas o que fazer para não perder vendas com o paradoxo da escolha? Ajudando o cliente a tomar as melhores decisões. 

Como ajudar o cliente a tomar as melhores decisões?

Para que você não sofra com o paradoxo da escolha em sua loja virtual, é preciso incentivar que o cliente tome a decisão de forma mais fácil e menos sofrida. Por isso, observe as dicas a seguir!

Estabeleça poucas categorias

Existem lojas virtuais que oferecem dezenas de categorias de produtos. Isso, muitas vezes, pode atrapalhar a experiência do usuário, que pode se sentir perdido e não encontrar o que precisa naquele momento.

Por isso, uma dica é criar poucas categorias, algo em torno de 5 a 9 (alguns especialistas acreditam que 7 seja o número ideal). Dessa forma, o visitante pode enxergar de maneira mais fácil as informações que procura e encontrar o produto. Quando a variedade de produtos demandar mais categorias, você pode estabelecer espécies de subcategorias, ou filtros, que facilitem o acesso até a compra.

Limite o número de produtos por página

Lojas que possuem uma diversidade muito grande de produtos ofertados podem não se dar bem com barras de rolagem infinitas. Isso porque esse tipo de layout dificulta que o usuário encontre as informações de pagamento ou contato. Além disso, a configuração pode atrapalhar o carregamento da página, afetar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e deixar seu site pouco eficiente.

Se o seu e-commerce tem poucos produtos, esse não é um grande problema. Entretanto, caso você tenha muitas opções, prefira limitar uma quantidade baixa por página.

Alterne os tipos de produtos que são exibidos

Uma boa estratégia de vendas é mesclar a mercadoria que é bem vendida, como os destaques e os bem avaliados pelos clientes, com aquelas que não têm uma taxa de venda tão boa. Apesar de ser tentador expor apenas o que sai bem, esse tipo de estratégia apresenta coisas novas aos clientes e ainda pode lhe ajudar a girar o estoque, permitindo que você se livre daqueles produtos “encalhados”.

Crie uma categoria específica para promoções

Partindo da ideia de que os clientes de lojas virtuais levam em conta o preço e o prazo na hora de se decidir pela compra, criar uma aba específica para promoções pode ser uma boa forma de facilitar a escolha, pois ele terá acesso somente aos produtos com descontos além de manter o fluxo de usuários sempre ativo. Só tome cuidado em manter essa página sempre atualizada!

Use banners em movimento para separar ofertas

Outra dica interessante para ajudar os usuários a identificar os produtos é criar banners diferentes para cada tipo de ofertas. Para que o layout fique agradável, opte por colocá-los em movimento. Dessa forma, o cliente será direcionado para as ofertas específicas da categoria que deseja comprar.

Permita avaliações dos clientes

As avaliações dos clientes influenciam bastante na escolha e na reputação da loja. Então, se existe a opção de incluir os seus comentários, permita, porque eles podem valer mais do que as próprias ações publicitárias.

Para ter boas avaliações, procure oferecer um produto de qualidade, uma boa logística com agilidade na entrega e bom relacionamento com o cliente.

Ofereça mais de uma opção de pagamento

Mais do que facilitar a escolha e o processo de compra, é preciso oferecer facilidade de pagamento e mais de uma opção para a finalização de compra, já que nem todo mundo tem ou usa cartão de crédito.

Seguindo todas essas opções, os efeitos do paradoxo da escolha podem ser minimizados e a sua loja virtual pode se destacar e ter uma boa taxa de conversão. Isso ajuda muito do crescimento e nos resultados do seu negócio.

E aí, gostou de entender sobre esse assunto? Então não deixe de continuar com o aprendizado e confira agora mesmo o nosso post com uma checklist sobre como aumentar a conversão em sua loja virtual!

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