MOSTRAR BARRA LATERAL
Como o omnichannel aproxima sua empresa dos seus clientes?

Nos últimos anos, diversas empresas repensaram suas estratégias em meio as adversidades e encontraram na experiência integrada de compras, uma oportunidade de evolução e bons resultados.

O omnichannel está sendo cada vez mais usado para estreitar a relação entre online e offline, aprimorando a experiência do consumidor que está cada vez mais procurando opções mais rápidas, seguranças e convenientes de compra. Mas, você sabe como isso é possível? Neste artigo vamos falar sobre alguns aspectos do omnichannel que aproxima sua empresa dos seus clientes.

O conceito do omnichannel

Falando rapidamente sobre o omnichannel, é uma estratégia que adota vários meios de compra proporcionando uma experiência mais completa ao consumidor. É possível unir diversos canais como suas lojas físicas, redes sociais, e-commerce, aplicativo e qualquer outro canal que faça parte da sua estratégia de vendas.

Além disso, engloba uma boa experiência, já que a intensão é que seu cliente tenha uma experiência única e completa em qualquer canal que opte fazer compras. Nesse sentido o omnichannel supera as expectativas, pois vai de encontro com algumas necessidades do consumidor, principalmente agilidade, versatilidade e comodidade.

Omnichannel como solução Online2Offline

No novo contexto em que vivemos, as compras online registraram aumento total de 112% no 2º trimestre de 2020. Entendendo o momento onde os consumidores estão aderindo ao online e conhecendo as praticidades que este canal proporciona, é possível trabalhar com o omnichannel não só para se estabelecer no contexto online, como para aprimorar a experiência de compra no offline.

A presença online pode gerar mais vendas nas lojas físicas através da unificação dos estoques e possibilitar compras mais facilitadas por meio de recursos como o “clique e retire” dando a opção do cliente de retirar seu produto em uma loja próxima com a intenção de obtê-lo em poucas horas.

A Americanas por exemplo, utiliza de uma estratégia de omnichannel muito bem executada, através de entregas expressas em até 3 horas. Esse aprimoramento nos serviços se deve a disponibilizar o inventário de lojas físicas no online somado ao formato de “compre e retire na loja no mesmo dia”, conhecido também como Pick-up store. Em ambos os formatos, o cliente tem mais conveniência em receber seu produto e a marca maior alcance e satisfação dos consumidores.

Além disso, o relacionamento com o cliente fica ainda mais próximo, com melhor nutrição em cada etapa da jornada, engajando-o com a marca e entendendo melhor suas dores e necessidades. Neste sentido, a personalização de acordo com as características de cada consumidor é uma aliada.

Outra possibilidade é a adição de novos modelos de negócios, como planos de assinatura, programas de fidelidade para vendas recorrentes e claro a possibilidade de se tornar um marketplace no online e consequentemente aumentar seu mix de produtos através de outros sellers, ou através de uma estratégia de marketplace de nicho, consolidando sua marca especializada, se esse for o caso.

A importância da logística no omnichannel

A logística em uma estratégia omnichannel é de extrema importância, não basta ter um centro de distribuição que é encarregado de abastecer todas as suas lojas. É necessário ter um planejamento e uma boa execução unificada.

Para as lojas físicas, existe a possibilidade de melhorar o relacionamento e diminuir a frustração dos clientes quando não encontram um produto no estoque. Com a Prateleira Infinita, o estoque das suas lojas físicas e e-commerce são integrados, tornando possível a entrega do produto, mesmo que naquela loja não tenha estoque, evitando o abandono da compra.

No e-commerce, o estoque unificado e integrado também tem vantagens, uma vez que torna possível identificar o ponto de entrega mais próximo do cliente e usar a loja para fazer a última milha. Ou seja, é uma forma de utilizar as lojas físicas como uma espécie de hub logístico.

Seja qual for a logística empregada em sua estratégia, lembre-se que quanto mais rápida por a entrega, maios a satisfação dos clientes.

A conveniência que o omnichannel oferece

O omnichannel está presente no mercado não só como uma tendência para as empresas, mas como uma preferência para o usuário que procura cada vez mais por opções agíeis, comodas, personalizadas e imediatas.

Além de ser interessante para as lojas físicas, que podem fazer parte de uma estratégia mais elaborada e aumentar as vendas através do online. Os canais online também ganham, com melhor experiência e aumento da audiência.

O cliente também sai ganhando, pois tem acesso a um processo que lhe dá opções variáveis de compra e entrega, além de conveniência maior autonomia para escolher as opções de compra que são mais compatíveis com suas necessidades imediatas.

Preparado para inserir o omnichannel no seu negócio?

Entendeu como o omnichannel aproxima sua empresa dos clientes?

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu que ter uma estratégia básica para cada canal não faz tanto sentido pensando em como o varejo evoluiu no último ano.

Uma estratégia omnichannel bem executada por trazer ótimos benefícios para seu negócio, tanto online quanto offline e contribuir significativamente em uma relação mais próxima com seu cliente.

Se interessou e quer iniciar esta estratégia em seu negócio? Temos uma equipe de especialistas com insights e muita experiência para te auxiliar.

Vale a leitura

E-commerce de calçados 6 funcionalidades indispensáveis para ter sucesso
E-commerce de calçados 6 funcionalidades indispensáveis para ter sucesso
O setor de calçados precisou se adaptar e inovar suas operações para lidar com a crise durante a pandemia. Com as pro...
Saiba mais
Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Milwaukee e Ben’s Bicycle personalizaram a venda de bikes no e-commerce
Fundada em 1928, a Ben’s Cycle é especializada em produtos de bicicletas difíceis de encontrar e de alta qualidade, b...
Saiba mais
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conceito: o que significa Headless Commerce da VTEX?
Conforme os anos passam, novas formas de atuar no mercado vão surgindo, dando espaço para novos modelos de negócios e...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados