Papo de CEO: Como gerenciar pessoas com menos de 30?

Papo de CEO: Como gerenciar pessoas com menos de 30?

Realistas, comunicativos, estão em busca do enriquecimento pessoal, e grande parte do conhecimento que adquirem é de forma autodidata. Essa são as características que são mais evidentes nas pessoas under 30, onde faz uma mescla entre os Millenials mais novos e a Geração Z.

Durante esses anos que a Codeby se firmou no mercado, abrimos oportunidades para perfis mais jovens e inexperientes, mas que tinham sede por conhecimento e entusiasmo para aceitar desafios.

Crescemos graças a essas pessoas e um gerenciamento voltado para o perfil dos under 30 foi essencial para que a empresa venha retendo talentos e pessoas incríveis e evite a rotatividade de profissionais.

O que a geração under 30 espera ao trabalhar em uma empresa?

Quando falamos de gerações, Y e Z as expectativas são parecidas quando estão procurando um trabalho, uma mescla entre princípios, curiosidade, ética e liberdade.

Essas gerações são movidas por grandes desafios. Realizar a mesma tarefa ou ter trabalhos rotineiros pode fazer com que esses profissionais sentam-se desmotivados. E isso vai de encontro com uma das características mais profundas dessas gerações: a busca por liberdade e auto conhecimento. Quando se sentem desmotivados, ou estacionados intelectualmente, esses profissionais dentem a buscar novas oportunidades em outras empresas.

Por isso, saiba explorar o potencial da sua equipe e incentive o crescimento de cada membro. Saiba motivar e engajar os profissionais adotando estratégias que conversem com suas expectativas e visão de vida. Comece tendo em vista os seguintes pontos:

Compartilhe sonhos

As pessoas da geração Z, são comprometidas com a ética e seus princípios, tudo o que não faz parte de suas crenças não é absolvido por eles. Por isso, a importância de processos seletivos não só focados no nível técnico, mas na essência pessoal das pessoas.

A identificação com a cultura organizacional da empresa é um dos principais motivos para reter esses talentos, por isso sempre compartilhe os valores, a missão e a visão da sua empresa.

Assim, compartilhar os sonhos e objetivos com toda a equipe envolvida em seu negócio, faz com que todos acreditem e se esforcem tanto quanto você para conquistá-lo.

A produtividade da sua empresa estará sempre alta e os objetivos serão alcançados com mais facilidade e naturalidade, como é retratado na obra “Sonho Grande”, de Jorge Paulo Lemann.

Qualidade de vida e desenvolvimento pessoal

Engana-se quem pensa que a geração Z se atrai por mesas de sinucas, piscina de bolinhas, jogos e etc quando vão escolher um trabalho.

Em pesquisa realizada pela MIT (Sloan School of Management) estes itens foram nem sequer relevantes para atrair a atenção dos under 30. Entre os itens de atração percebemos que grande parte está intimamente ligada a qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e a estruturação de um estilo de vida.

A sensação de sair do trabalho com todas as missões cumpridas e ter tido um bom dia, livre de estresses desnecessários, e ainda poder focar em sua vida pessoal, é recompensador.

Relação com hierarquias, planos e metas

Os grupos U30 tem uma relação diferente de outras gerações quando o assunto são hierarquias. O que vale é uma boa liderança estimulante e inspiradora, que os auxilie a melhorar seu desempenho e impulsionar suas carreiras. Esse grupo entende que precisam aprender e valorizam quem estimula o aprendizado.

Como boa parte dos u30 são formados pela geração Z, que não naturalmente mais desprendidos, eles precisam se ver estimulados constantemente, seja através de desafios, planos de carreiras estruturados que dê a noção de evolução. Você pode utilizar com os planos, metas que estimulam o ânimo e trabalha o imediatismo, uma vez que um objetivo maior é dividido em pequenos checkpoints, a motivação das pessoas se torna constante.  

Feedbacks constantes

Feedback constante é muito importante para os U30. Essa geração não gosta de se sentir abandonada e, por terem pouca experiencia no mercado de trabalho, podem se sentir inseguros quanto suas ações. Por isso, procure sempre manter um sistema de feedback constante com sua equipe.

Quando guiados, trabalham e corrigem erros com maior agilidade, mais motivados. O esquema é muito parecido com o de startups: errar rápido, aprender rápido e corrigir rápido!

Crescer junto e valorização

A geração U30 com certeza fará sua empresa crescer, e é seu dever valorizar esses profissionais e fazer com que o crescimento da empresa seja refletido no crescimento profissional deles.

Treinamentos, workshops, apoio nos estudos ou até mesmo flexibilidade no horário, podem ser jeitos de valorizar e apoiar o desenvolvimento da carreira desses profissionais. Eles gostam de saber que fazem parte do time, que seu papel dentro da empresa é importante e valorizar isso, com certeza trará resultados não só no clima organizacional, mas em crescimento e lucratividade.

Mas só a geração U30 importa?

Claro que não. Cada geração tem suas características e histórico de criação que influencia seu comportamento profissional, todos eles são essenciais para o mercado continuar crescendo e amadurecendo, mas a forma de gerenciar essas pessoas são diferentes para despertar suas características mais valiosas.

Na Codeby hoje, grande parte dos profissionais são u30, por isso gostaria de compartilhar minha experiência gerenciando esse grupo. Estamos crescendo e abrangendo diversos perfis profissionais que futuramente compartilharei com vocês.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje, e não esqueçam de conferir os conteúdos anteriores.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade