Acerte o alvo: como fazer uma análise de concorrência em e-commerce?

Acerte o alvo: Como fazer análise de concorrência de um e-commerce?

A análise de concorrência é fundamental para qualquer empresa que busca se destacar no mercado. Se você cria uma loja virtual sem pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo, provavelmente terá de reformular o seu negócio assim que as dificuldades começarem a bater à porta.

A vantagem do e-commerce é que tudo o que está na web é mensurável. Com alguns cliques e um pouco de paciência, você consegue dados relevantes sobre o desempenho das plataformas rivais. Dessa forma, é possível descobrir oportunidades e largar na frente daqueles que não fizeram a lição de casa.

Quer conhecer as melhores práticas para uma análise de concorrência eficaz? Continue lendo e confira nossas dicas!

Pesquise A Fundo Quem São Seus Concorrentes

Pode parecer um tanto óbvia essa dica, mas muitos pecam na hora de identificar os concorrentes. Geralmente, o empreendedor iniciante mira somente naqueles grandes nomes do mercado e deixa passar batido as reais ameaças em seu segmento. Por isso, é preciso ir mais a fundo na pesquisa.

Uma boa prática é reunir as principais palavras-chave pelas quais você deseja ser encontrado e digitar nos mecanismos de busca. Assim, você visualiza as empresas em destaque nos resultados e começa a analisá-las. Muitas vezes, com isso, acabamos descobrindo novos nomes que têm ganhado força recentemente.

Faça Uma Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA aqui no Brasil, serve para identificarmos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Dessa maneira, fica mais claro o caminho que devemos tomar para diminuir as chances de erro em nosso negócio.

Na hora de identificar as oportunidades, por exemplo, naturalmente você vai pesquisar o que as marcas rivais estão fazendo. Caso você note que nenhum deles está oferecendo determinado serviço, pode ser uma brecha para se destacar. Portanto, a análise SWOT auxilia você a compreender diferentes aspectos do mercado em que está inserido.

Crie Pesquisas Destinadas Ao Público

É comum que nossa percepção sobre algumas marcas não sejam as mesmas do público. Por isso, é necessário criarmos pesquisas para conhecer, de fato, a opinião dos consumidores. Hoje existem diversas ferramentas para a criação de formulários, uma das mais populares é a do Google.

O mais importante aqui é elaborar bem os questionários antes de enviar às pessoas. Outro cuidado que você deve ter é fazer com que os participantes não saibam qual é a empresa que está realizando a pesquisa, pois isso pode influenciar nos resultados. Após coletar os dados, é aconselhável reunir tudo em uma planilha para facilitar a análise.

Utilize A Tecnologia A Seu Favor

Como dissemos no início, na internet tudo é mensurável. Então, não há razões para não tirarmos o máximo de informações possíveis dos concorrentes. Nem sempre conseguimos ter um panorama claro apenas através de observações e pesquisas com o público, sendo assim, o ideal é que você utilize uma ferramenta que forneça esses dados.

Nesse caso, você pode utilizar a SimilarWeb. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informações completas sobre os sites da concorrência, tais como:

  • número de visitas;
  • posição no ranking do mecanismo de busca;
  • origem do tráfego;
  • tempo que os usuários passam no site;
  • interesses da audiência.

Percebeu como não é tão difícil coletar informações para o seu e-commerce e, desse modo, fazer uma análise de concorrência completa? No entanto, lembre-se de analisar também os seus canais para identificar possíveis falhas.

Quer aprofundar mais no assunto? Então, leia nosso artigo sobre as métricas do Google Analytics que você deve sempre acompanhar!

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