Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades

Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades

Grande parte dos recursos que se pode oferecer em seu e-commerce está relacionado à experiência do usuário.

Como você já deve saber, o consumidor mudou seus hábitos, passando a possuir novas necessidades e expectativa de obter experiências cada vez mais unificadas, com compras mais rápidas e cômodas. 

No setor farmacêutico, além da experiência unificada é preciso dar atenção às peculiaridades do próprio setor. Como por exemplo, a dinâmica de receitas médicas, remédios controlados, armazenamento, em alguns casos serviços médicos, entre outros.

Neste artigo vamos abordar as funcionalidades que vão de encontro com as peculiaridades do setor farmacêutico e possibilitam que o usuário tenha experiências cada vez mais completas no e-commerce deste nicho.

Descontos do fabricante

Em farmácias do varejo offline, é comum que haja descontos especiais da indústria fabricante.

No online também é possível dar este tipo de desconto através da integração com programas de benefícios de parceiros, que podem disponibilizar descontos em produtos selecionados para o cliente final.

A opção de desconto aparece nas páginas dos produtos que participam do programa. Através de alguns componentes, o cliente pode se cadastrar e utilizar o desconto caso já tenha uma conta vinculada ao seu CPF no programa. Quando concordar com os termos, é inserido o desconto no produto.

Esta funcionalidade foi desenvolvida pelo time Codeby, que construiu um fluxo de compra e integrou sistemas externos com a plataforma VTEX. O projeto foi desenvolvido para o e-commerce da Extrafarma que já utiliza em sua estratégia online.

Venda recorrente

Modelos de negócios diferenciados também podem ser inseridos no setor farmacêutico. Este é o caso das vendas recorrentes, que nada mais são, do que o agendamento de transações futuras.

Clientes que fazem o uso frequente de determinado produto podem se cadastrar no site, escolhendo o período em que deseja receber o item em sua casa. Funciona como uma assinatura no e-commerce.

Assim, quando o produto estiver próximo ao fim, outra unidade chegará na casa do cliente.

Prescrição médica

O time Codeby desenvolveu uma funcionalidade para esta necessidade, o Disclaimer App, que adiciona novos fluxos na página de produto, de modo a gerenciar produtos de uso controlado/termolábil, acrescentando o aceite de termos específicos e campos para cadastro de receitas para determinados produtos.

A funcionalidade auxiliou nas vendas online de produtos que precisam de informações especificas do consumidor, aumentando a variedade de itens com características específicas. Consequentemente acaba por impactar as vendas online de maneira positiva.

Saiba mais sobre o setor farmacêutico no digital

Baixe agora nosso “Checklist: As principais funcionalidades para o e-commerce de farmácia” e tenha acesso a insights, tendências e uma lista completa com funcionalidades para o setor.

Alinhe a estratégia do seu e-commerce farmacêutico com as funcionalidades

Vale lembrar que as funcionalidades precisam estar alinhada a uma estratégia, ao seu modelo de negócio e principalmente às necessidades de sua persona para que de fato traga resultados positivos.

Recomendamos que antes de evoluir o seu projeto, seja realizado um estudo da UX e UI do seu e-commerce, jornada de compra e os principais fatores de decisão de compra online. Com estas informações, ficará mais fácil entender o que faz ou não sentido para o seu negócio e seu consumidor.

Aqui na Codeby, temos um processo interno realizado pelo nosso Arquiteto de projeto em conjunto com nosso cliente. 

O objetivo é compreender a melhor arquitetura para e-commerce, levando em considerações as necessidades operacionais, estratégicas e o modelo de negócio. Este desenvolvimento funciona como uma consultoria especializada com acompanhamento junto a equipe.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais como podemos evoluir o seu projeto.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade