MOSTRAR BARRA LATERAL
Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades

Grande parte dos recursos que se pode oferecer em seu e-commerce, diz respeito a experiência do usuário. Como você jpa deve saber, o consumidor mudou seus hábitos, possui novas necessidades e espera ter experiências cada vez mais unificadas, compras mais rápidas e comodas. 

No setor farmacêutico, além da experiência unificada é preciso dar atenção as peculiaridades do próprio setor, por exemplo a dinâmica de receitas médicas, remédios controlados, armazenamento, em alguns casos serviços médicos, etc.

Conheça neste artigo, funcionalidades que vão de encontro com as peculiaridades do setor farmacêutico e possibilitam que o usuário tenha experiências cada vez mais completas no e-commerce de farmácia.

Descontos do fabricante

É comum em farmácias do varejo offline, ser oferecido descontos especiais da indústria fabricante. No online também é possível dar este tipo de desconto através da integração com programas de benefícios de parceiros, para disponibilizar descontos em produtos selecionados para o cliente final.

A opção de desconto aparece nas páginas dos produtos que participam do programa, através de alguns componentes o cliente pode se cadastrar e utilizar o desconto, caso já tenha uma conta vinculada ao seu CPF no programa. Assim que concorda com os termos, é inserido o desconto no produto.

Esta funcionalidade foi desenvolvida pelo time Codeby, que construiu um fluxo de compra e integrou sistemas externos com a plataforma VTEX. O projeto foi desenvolvido para o e-commerce da Extrafarma que já utiliza em sua estratégia online.

Venda de remédio recorrente

Modelos de negócios diferenciados também podem ser inseridos no setor farmacêutico, como é o caso das vendas recorrentes, que nada mais é, do que o agendamento de transações futuras.

Clientes que tomam medicamentosos frequentemente podem se cadastrar no site, escolhendo o período em que deseja receber o produto em sua casa. Funciona como uma assinatura no e-comemrce, assim quando o remédio estiver próximo ao fim, outra unidade chegará na casa do cliente.

Remédios com prescrição médica

O time Codeby desenvolveu uma funcionalidade para esta necessidade, o Disclaimer App, que adiciona novos fluxos na página de produto, de modo a gerenciar medicamentos de uso controlado/ termolábil, acrescentando aceite de termos específicos e campos para cadastro de receitas para determinados medicamentos.

A funcionalidade auxiliou nas vendas online de medicamentos que precisam de informações especificas do consumidor, aumentando a variedade de medicamentos com características específicas, o que consequentemente impacta positivamente as vendas online. 

Saiba mais sobre o setor farmacêutico no digital

Baixe agora nosso “Checklist: As principais funcionalidades para o e-commerce de farmácia” e tenha acesso a insights, tendências e uma lista completa com funcionalidades para o setor.

Alinhe a estratégia do seu e-commerce farmacêutico com as funcionalidades

Vale lembrar que as funcionalidades precisam estar alinhada a uma estratégia, ao seu modelo de negócio e principalmente as necessidades de sua persona para que de fato traga resultados positivos.

Recomendamos que antes de evoluir o seu projeto, seja realizado um estudo da UX e UI do seu e-commerce, jornada de compra e os principais fatores de decisão de compra online. A partir destas informações, entender o que faz ou não, sentido para o seu negócio e seu consumidor.

Aqui na Codeby, temos um processo interno realizado pelo nosso Arquiteto de projeto em conjunto com nosso cliente, com o objetivo de compreender a melhor arquitetura para e-commerce, levando em considerações as necessidades operacionais, estratégicas e o modelo de negócio. Funciona como uma consultoria especializada com acompanhamento junto a equipe.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais como podemos evoluir o seu projeto.

Vale a leitura

Quais as tendências do varejo de moda online
Quais as tendências do varejo de moda online
O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que viera...
Saiba mais
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Live commerce: experiência ao vivo na loja online, conheça esta tendência!
Em resposta às mudanças no comportamento de compras dos consumidores, muitas marcas apostaram no e-commerce para enga...
Saiba mais
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
A importância da integração de canais para o setor farmacêutico
O setor farmacêutico vem mudando nos últimos anos, principalmente no varejo que deixou de ser um lugar especializado ...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados