Como analisar a performance do seu site

Dicas de ferramentas: Como analisar a performance do seu site?

Muitos profissionais acreditam que otimização da performance de um site, é uma necessidade que pode esperar, mas não se atentam que um site lento, contribui na decisão de compra do cliente, ou que a demora no carregamento causa taxas de rejeição enormes contribuindo para a redução dos acessos orgânicos em mecanismos de busca.

A análise da performance de um site tem como objetivo identificar e entender padrões históricos e através deles, realizar otimizações.

Essas análises, irão permitir que você conheça mais a fundo o seu próprio site e elabore otimizações mais efetivas para as necessidades do seu negócio, contribuindo para a experiência do usuário.

No artigo de hoje, vamos compartilhar dica de 3 ferramentas eficazes para analisar a performance do seu site e otimiza-lo, através de relatórios reais e que irão mostrar os pontos certos que precisam melhorar em seu site.

Pingdom Speed test

O Pingdom é uma ferramenta de monitoramento de desempenho de site que irá ajudar a obter informações sobre a performance de forma simplificada e instantânea.

A ferramenta possui recursos gratuitos muito eficazes para análise de performance do site. E também possui recursos pagos com monitoramentos focados em dois níveis, muito interessantes para as áreas de marketing digital, desenvolvimento e operações de TI.

Os relatórios gerados nesta ferramenta são de fácil entendimento, mas caso você não entenda algum, no final do seu relatório tem explicando o que é analisado em cada fase e disponibiliza legendas dinâmicas.

A ferramenta é em inglês, por isso antes de fazer a análise, lembre-se de mudar o “test from” para o país de sua atuação, caso contrário a análise terá dados incorretos.

Page Speed

O PageSpeed Insight é uma ferramenta do Google voltada para desenvolvedores. Com ela é possível ver o desempenho de uma página em desktop e mobile e ainda sugere aprimoramentos técnicos para o seu site.

A ferramenta possui dois tipos de dados, os chamados de laboratório, que servem para capturar problemas de desempenho e os dados de campo, que são úteis por capturar a verdadeira experiência que o usuário está tendo acesso no seu site.

É uma ferramenta um pouco mais técnica, mas trás métricas interessantes sobre performance.

SpeedBy

Você também consegue uma análise detalhada sobre a performance do seu site, utilizando o SpeedBy, uma ferramenta criada pela Codeby que faz a análise baseada na média de outros sites do seu segmento.

Além disso, o SpeedBy faz a análise do seu site em dispositivos desktop e mobile e separa os dados em dois relatórios, pois sabemos a importância de manter um site veloz em qualquer dispositivo.

A ferramenta é em português e conta com dicas para melhorar os seus resultados, em cada uma das métricas apresentadas. A interface é de fácil assimilação e gratuita.

Google Audits - Lighthouse

Esta é uma das mais conhecidas entre as ferramentas de análise de site, você pode acessá-la através do navegador Chrome, através do botão direito e “inspecionar”, ou instalando a extensão em seu navegador.

O Lighthouse executa uma série de testes nas suas páginas e gera um relatório completo sobre o seu desempenho, mostrando indicadores sobre performance, melhores práticas, acessibilidade e SEO.

É uma ferramenta gratuita, porém um pouco mais complexa de se analisar caso você não tenha um pouco de conhecimento técnico.

Vale lembrar que estas análises precisam ser executadas continuamente, para manter a qualidade do site. Além disso, serão de grande valia para entender o comportamento do seu cliente e como o seu site pode se adaptar a isto.

Se você gostou do conteúdo, recomendamos a leitura do nosso “Guia de performance para -ecommerce” onde você irá aprender como fazer análises em um passo a passo em todas as ferramentas citadas aqui além de explicações detalhadas sobre cada uma das métricas analisadas.

E aí, gostou do conteúdo, conta pra gente!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade